Pedido de ID gaivotas docapesca e dafundo 21/02/2018
+2
PNicolau
Marcio Cachapela
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Pedido de ID gaivotas docapesca e dafundo 21/02/2018
O que acham destas meninas?
Ave 1- não estou a conseguir enquadrá-la. Analisei cor e muda e única conclusão é que é uma 1°inv.
Ave 2 marinus? Para micha a muda já deveria estar mais adiantada não? Para argentatus não me parece ter a estrutura correcta.
Ave 3 - penso que será micha mas a estrutura e postura da ave fazem-me perguntar
Ave 1- não estou a conseguir enquadrá-la. Analisei cor e muda e única conclusão é que é uma 1°inv.
Ave 2 marinus? Para micha a muda já deveria estar mais adiantada não? Para argentatus não me parece ter a estrutura correcta.
Ave 3 - penso que será micha mas a estrutura e postura da ave fazem-me perguntar
Marcio Cachapela- Número de Mensagens : 1533
Re: Pedido de ID gaivotas docapesca e dafundo 21/02/2018
1 fuscus? Não percebo bem
2 sim
3 sim
2 sim
3 sim
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:1 fuscus? Não percebo bem
2 sim
3 sim
o Lou Bertalan identificou a primeira como sendo uma Cáspia 2cy :-D!
bem me parecia que era diferente!
Eu ainda gostava de saber porquê mas de facto a ave é estranha.
explicação do Lou Bertalan no WPG:
"yes, a caspian gull with dark marked head. if everything else fits it still is a caspian gull. in the additional fotos you can even see the narrow median bands on tail feathers. apart from that, the plain scapulars and juv coverts plus structure (long neck, narrow and pointed bill) make it a cachinnans."
"yes, a caspian gull with dark marked head. if everything else fits it still is a caspian gull. in the additional fotos you can even see the narrow median bands on tail feathers. apart from that, the plain scapulars and juv coverts plus structure (long neck, narrow and pointed bill) make it a cachinnans."
Apesar de não ser uma ave de livro, diga-se, ainda assim parece-me bem. O padrão das coberturas da asa; bico aparentemente paralelo e pouco angulado na “gonis”; cabeça pequena; boa projeção das primárias, com boa relação biométrica entre terciárias, cauda e ponta das primárias; “mama”; “barriguinha”; padrão das terciárias condizente e… e em nada tem a ver com “fuscus”. Parabéns Cachapela!
Já gora, peço-te um favor: és capaz de perguntar ao Lou, se pode avaliar esta que ficou para aqui sem ser “baptizada”?
Depois, quando obtiveres resposta, diz qualquer coisa. Obrigado, Márcio.
Já gora, peço-te um favor: és capaz de perguntar ao Lou, se pode avaliar esta que ficou para aqui sem ser “baptizada”?
Depois, quando obtiveres resposta, diz qualquer coisa. Obrigado, Márcio.
Gilberto Pinelas- Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais
Gilberto estás o grupo Western Paleartic Gulls? Se não é só pedires para aderir e assim tens a opinião de mumuita gente
Tiago Pina Guerreiro- Número de Mensagens : 1177
Não Tiago, ainda não.
Obrigado.
Obrigado.
No caso desta primeira gaivota qual seria a alternativa a cachinnans? Híbrido com argentatus?
Tiago Carvalho- Número de Mensagens : 105
Um híbrido qualquer. Cachi x arg ou Arg x fuscus?Tiago Carvalho escreveu:No caso desta primeira gaivota qual seria a alternativa a cachinnans? Híbrido com argentatus?
Pena não haver fotos em voo, não sei se esta ave será aceite pelo CPR mas a muda parece estar correcta, as coberturas e secundárias batem certo também por isso não sei. Por outro lado, o Lou diz que a estrutura é de claramente de cachi mas isso para mim não é óbvio.
Gilberto, essa ave, contrariamente à do Márcio, tem as terceárias e escapulares de micha, imo .
Pois, provavelmente não foi parar ao CPR por isso, mas já agora gostaria de saber uma opinião de um expert.
As terciárias aceitam-se para caspia... Vamos ver.
PNicolau escreveu:Um híbrido qualquer. Cachi x arg ou Arg x fuscus?Tiago Carvalho escreveu:No caso desta primeira gaivota qual seria a alternativa a cachinnans? Híbrido com argentatus?
Pena não haver fotos em voo, não sei se esta ave será aceite pelo CPR mas a muda parece estar correcta, as coberturas e secundárias batem certo também por isso não sei. Por outro lado, o Lou diz que a estrutura é de claramente de cachi mas isso para mim não é óbvio.
Gilberto, essa ave, contrariamente à do Márcio, tem as terceárias e escapulares de micha, imo .
Pedro por ter dúvidas é que eu esperei por opiniões tanto aqui como no WPG. Após ter ouvido as opiniões fui no Gulls Reserach para verificar se haveria cachi parecidas com a minha, e existem várias, e apenas considerei aves anilhadas porque essas tê-se a certeza da ID.
Percebo que possas ter as tuas dúvidas e acredita que se fosse apenas pela minha experiência ou capacidade em identificar diferentes espécies… provavelmente não teria identificado esta como cachi.
Em relação ao CPR não sei se será aceite, mas tu próprio dizes que muda, coberturas, secundárias etc batem certo, o Lou disse que a estrutura também, o Alex Boldrini pediu mais fotos e depois não comentou mais logo presume-se que tenha aceite a ID.
A questão aqui seria a cabeça um pouco mais escura, mas atenção que o dia também estava enublado e a foto não sofreu nenhuma edição.
Mas também já ouvi aqui muitas vezes que uma ave pode ter 5,6,7... algumas características diagnosticantes, não é por ter uma que não é by the book mas que estará dentro da variação esperada para a espécie, que deixa de ser essa ave.
Marcio Cachapela escreveu:
Pedro por ter dúvidas é que eu esperei por opiniões tanto aqui como no WPG. Após ter ouvido as opiniões fui no Gulls Reserach para verificar se haveria cachi parecidas com a minha, e existem várias, e apenas considerei aves anilhadas porque essas tê-se a certeza da ID.
A minha duvida é que estamos em fins de Fevereiro, quase Março, se estivéssemos em Setembro, vá mesmo Outubro-Novembro tudo certo, as caspias como todas as larus tem a cabeça escura enquanto juvenis, a questão é que perdem essa característica mais cedo do que as outras, mas se olhares para as gaivotas de 2cy em Maio, vais ter dificuldades em achar uma micha sem cabeça branca.
Este caso é engraçado porque é uma aplicação do " não basta ser, tem que parecer", em que uma ave pode ser da espécie X, mas em que não encaixa bem no molde, ou seja bate tudo certo, menos a impressão.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Sim... neste caso também concordo que a do Tiago é muito mais fácil que a minha e têm mais bom aspecto.
E lá está... eu ainda não tenho capacidades para identificar algo menos usual nestas idades mas já consigo reconhecer quando uma ave não é bem o que estamos habituados a ver ou têm algo que poderá indicar espécie diferente. Se calhar em 95% das vezes irei apresentar algo comum, mas se os 5% compensar já fico feliz! Lol
E lá está... eu ainda não tenho capacidades para identificar algo menos usual nestas idades mas já consigo reconhecer quando uma ave não é bem o que estamos habituados a ver ou têm algo que poderá indicar espécie diferente. Se calhar em 95% das vezes irei apresentar algo comum, mas se os 5% compensar já fico feliz! Lol