Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019

2 participantes

Ir para baixo

Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019 Empty Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Dom Mar 10, 2019 5:28 pm

devido ao facto de terem aparecido alvéolas amarelas mais raras na lezíria fiquei interessado nas subespécies na altura, e com alguma vontade de aprender as diferenças.
estas que apresento serão as mais comuns entre nós mas penso que posso afirmar ser a subespécie iberiae devido á grande extensão de branco na garganta, supercilio branco e cabeça azul acizentada. Se não estou em erro esta será a subespécie mais vulgar entre nós nos próximos meses? As motacilla flava flava serão as que se irão embora certo?
Já agora, existe a motacila flava flava (que será idêntica á iberiae mas com algum branco debaixo do olho e garganta com menos extenção de branco) e a motacilla flava flavissima com a cabeça mais amarelada ? O guia de aves apresenta as variadas subespécies mas não explica muito sobre cada uma e do que tenho procurado no ebird parece haver muitas aves mal identificadas. Existe algum site que seja mais fidedigno que possa consultar?

obrigado

Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019 Dsc05412
Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019 Dsc05413
Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019 Dsc05414

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019 Empty Re: Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Mar 10, 2019 5:41 pm

sim iberiae

as outras subespécies são essencialmente migradoras de passagem e embora possam aparecer pontualmente durante o Inverno, não é nessa época que ocorre a maioria dos avistamentos, a espécie inverna essencialmente em África e a população invernante em Portugal é diminuta
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019 Empty Re: Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Seg Mar 11, 2019 4:55 am

Gonçalo Elias escreveu:sim iberiae

as outras subespécies são essencialmente migradoras de passagem e embora possam aparecer pontualmente durante o Inverno, não é nessa época que ocorre a maioria dos avistamentos, a espécie inverna essencialmente em África e a população invernante em Portugal é diminuta
Obrigado Gonçalo

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019 Empty Re: Motacilla flava iberiae Leziria VFX 09/03/2019

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos