Nidificação de Sterna hirundo
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Nidificação de Sterna hirundo
Ao longo das últimas décadas tem havido diversos casos de nidificação de Sterna hirundo em Portugal Continental, nomeadamente nos estuários do Tejo e do Sado, mas sempre em números muito reduzidos e creio que nem sequer há registos todos os anos.
Alguém sabe se nos últimos 5 anos tem havido nidificação?
Alguém sabe se nos últimos 5 anos tem havido nidificação?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Re: Nidificação de Sterna hirundo
Quando é que foi o último?
Enviado pelo Topic'it
Enviado pelo Topic'it
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Pois não sei bem, era isso que estava a tentar descobrir e postei aqui na esperança de que alguém soubesse...
Houve um casal que o ano passado andou nas Mouriscas, mas não sei se nidificaram.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Gonçalo Elias escreveu:Pois não sei bem, era isso que estava a tentar descobrir e postei aqui na esperança de que alguém soubesse...
É que como falaste nos últimos 5 anos, pensei que houvesse um caso há 6-7 anos.
Já agora e falando em reprodutores escassos, como é com os Guinchos?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Pois eu referi 5, como poderia ter referido 5-10. Basicamente o meu objectivo era perceber a situação actual.
A história dos últimos 30 anos responde-se assim: eu descobri um ninho no estuário do Sado em 1992 - foi o primeiro registo de nidificação desde 1937 (também no Sado). Depois o Domingos Leitão, creio que no ano seguinte, encontrou um ninho no estuário do Tejo.
Pelo que sei, ao longo dos anos seguintes - década de 1990 e pelo menos início da de 2000 - foi havendo registos pontuais de nidificação em ambos os estuários; e no caso do Sado não foi sempre no mesmo local. Mas desconheço se estes episódios continuam a acontecer e gostava de saber.
Quanto aos guinchos existem também registos isolados de nidificação, pelo menos no Sado e no Mondego, mas não tenho informação sobre a situação actual.
A história dos últimos 30 anos responde-se assim: eu descobri um ninho no estuário do Sado em 1992 - foi o primeiro registo de nidificação desde 1937 (também no Sado). Depois o Domingos Leitão, creio que no ano seguinte, encontrou um ninho no estuário do Tejo.
Pelo que sei, ao longo dos anos seguintes - década de 1990 e pelo menos início da de 2000 - foi havendo registos pontuais de nidificação em ambos os estuários; e no caso do Sado não foi sempre no mesmo local. Mas desconheço se estes episódios continuam a acontecer e gostava de saber.
Quanto aos guinchos existem também registos isolados de nidificação, pelo menos no Sado e no Mondego, mas não tenho informação sobre a situação actual.