ID Aves marinhas I
+2
pedro121
Gilberto Pinelas
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
ID Aves marinhas I
Cascais, 01 de maio de 2019
Thalasseus sandvicensis?
Maçaricos galegos, tendo um deles o bico quase direito ou é impressão minha?
“Thalasseus sandvicensis” sem a ponta amarela na ponta do bico?
“Sternula albifrons”?
Puffinus…?
“Thalasseus sandvicensis”?
Apesar de ser pouco percetível, esta com o bico avermelhado, o que poderá ser?
“Thalasseus bengalensis”?
Puffinus…?
“Sternula albifrons”?
“Melanittas nigras”?
“Sternula albifrons”?
Estas, com cauda longa e sem mancha amarela na ponta do bico, podem ser “Sternas Dougalli”?
Um exemplo para comparação:
“Bulweria bulwerii” ou “Oceanodroma”?
Logo no local vi no livro de campo, em casa pesquisei na net e, comparando, o que encontrei mais parecido com esta ave, foi um “Swinhoe”.
Para comparação:
Obrigado.
Thalasseus sandvicensis?
Maçaricos galegos, tendo um deles o bico quase direito ou é impressão minha?
“Thalasseus sandvicensis” sem a ponta amarela na ponta do bico?
“Sternula albifrons”?
Puffinus…?
Apesar de ser pouco percetível, esta com o bico avermelhado, o que poderá ser?
“Thalasseus bengalensis”?
Puffinus…?
“Sternula albifrons”?
“Melanittas nigras”?
“Sternula albifrons”?
Estas, com cauda longa e sem mancha amarela na ponta do bico, podem ser “Sternas Dougalli”?
Um exemplo para comparação:
“Bulweria bulwerii” ou “Oceanodroma”?
Logo no local vi no livro de campo, em casa pesquisei na net e, comparando, o que encontrei mais parecido com esta ave, foi um “Swinhoe”.
Para comparação:
Obrigado.
Gilberto Pinelas- Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais
Re: ID Aves marinhas I
as puffinus são baleares, a ultima ave é acho eu uma balear a aterrar. os patos são nigras
O resto é simplesmente demasiado extenso, tens que cortar em secções com 2-3 aves. Não vale a pena tentar comentar com tantas metidas ao barulho.
O resto é simplesmente demasiado extenso, tens que cortar em secções com 2-3 aves. Não vale a pena tentar comentar com tantas metidas ao barulho.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Pois, as pardelas eram de facto muito pequenas. Em relação á ultima ave, não é uma pardela porque observei-a bem pelos binóculos e não tinha nada a ver com pardelas, Pedro. Muito diferente mesmo. Só tenho pena é que fiquei agarrado aos binóculos , quando peguei na máquina com uma ventania incrível, só consegui este registo. E, a ave, com muita dificuldade, seguiu, não pousou. Tu não estás a ver bem o vento que esteve nestes dias em Cascais.
Em relação ao resto, já aqui está, agora, julgo eu, já não faz sentido, mudar. No entanto, obrigado, Pedro.
Em relação ao resto, já aqui está, agora, julgo eu, já não faz sentido, mudar. No entanto, obrigado, Pedro.
Bem, os maçaricos são galegos.
Outra coisa que dá muito jeito é numerar as aves...
Das outras começo pela mais óbvia, a Thalasseus bengalensis é uma Sternula albifrons.
Das outras começo pela mais óbvia, a Thalasseus bengalensis é uma Sternula albifrons.
Depois temos as Sternas Dougalli, fizeste bem em por uma foto de exemplo, como podes ver as tuas aves tem caudas curtas e bico longo, são Thalasseus sandvicensis.
ps: as vocalizações são uma excelente forma de distinguir estas duas espécies, se a grande diferença de tamanhos não for aparente, e os garajaus são mesmo muito vocais.
ps: as vocalizações são uma excelente forma de distinguir estas duas espécies, se a grande diferença de tamanhos não for aparente, e os garajaus são mesmo muito vocais.
Os Thalasseus sandvicensis são Thalasseus sandvicensis.
A primeira Sternula albifrons é uma Sternula albifrons acho eu, o mesmo para a segunda, a 3 não faço ideia.
Sim, PRamalho, aceito perfeitamente a tua opinião, não me custa nada aceitar que estas sejam “sandvicensis”, mas, acerca da primeira ave que tem a cauda longa e as retrizes exteriores bem projetadas, comparando com outros exemplos de aves, tenho algumas dúvidas, confesso. E tenho, porque, as aves nem sempre são “by the book” e, as caudas, nem sempre se apresentam longas, salientando as retrizes exteriores. Já os bicos também diferem de tamanho, sendo fácil encontrarmos vários exemplos disso mesmo. Mas, repito: sem stresses, Pedro, não me aflige nada considerarmos a primeira ave como “sandvicensis”. A segunda já tenho mais dúvidas e é melhor esquecê-la.
https://www.barraimaging.com.au/BIRD-FAMILIES-OF-THE-WORLD/Tinamous-To-Parrots/Gulls-Terns-and-Skimmers-Famil/Roseate-Tern-Sterna-dougallii/i-pKs3CKx/A
Neste bando de “dougallii”, repara no tamanho do bico da ave mais á esquerda e na ave mais á direita:
Agora repara nesta e vê lá se não passava por um “sandvicensis”:
E, nesta juvenil, repara também no tamanho do bico que até parece que a ave está desproporcionada:
E esta que também tem um bico razoável:
E é por estas coisas, por estes pequenos pormenores, Pedro, que, ás vezes, sou “chato” e insisto nas questões até ficar elucidado. Mas faço-o meramente para ficar esclarecido, sublinhe-se.
Obrigado, mais uma vez pela tua atenção.
https://www.barraimaging.com.au/BIRD-FAMILIES-OF-THE-WORLD/Tinamous-To-Parrots/Gulls-Terns-and-Skimmers-Famil/Roseate-Tern-Sterna-dougallii/i-pKs3CKx/A
Neste bando de “dougallii”, repara no tamanho do bico da ave mais á esquerda e na ave mais á direita:
Agora repara nesta e vê lá se não passava por um “sandvicensis”:
E, nesta juvenil, repara também no tamanho do bico que até parece que a ave está desproporcionada:
E esta que também tem um bico razoável:
E é por estas coisas, por estes pequenos pormenores, Pedro, que, ás vezes, sou “chato” e insisto nas questões até ficar elucidado. Mas faço-o meramente para ficar esclarecido, sublinhe-se.
Obrigado, mais uma vez pela tua atenção.
Relativamente á suposta “Sterna bengalensis” que dizes ser uma “Sternula albifrons”, não concordo com a tua opinião, PRamalho. Passo a explicar:
Nesta ave, isto apesar da foto não ser a melhor, mesmo assim consigo vislumbrar três pormenores que me fazem excluir “Albifrons”. Muito sucintamente e de grosso modo, passo a explicar:
O primeiro prende-se pelo facto de a silhueta/forma superior da cabeça/coroa não apresentar uma forma regular de “U” invertido como seria expectável numa “albifrons”, apresentando-se sim, ao invés, numa forma de “U” muitas vezes verificada numa “bengalensis” despenteada.
O segundo pormenor tem a ver com a máscara da ave que não apresenta o tal triângulo branco e delineado na cabeça/testa da mesma, como seria também expectável encontrarmos numa “albifrons” adulta. Esta ave apresenta uma máscara diferente, descomposta e com manchas mais escuras em redor dos olhos, sem invadirem os loros, para além de estarem separadas por uma estreita faixa branca… face á variação de máscaras/coroas na “bengalensis”, esta ave parece encaixar nesta espécie.
O terceiro pormenor está relacionado com o bico, onde se verifica que, o mesmo e nesta ave, para além de ser amarelo e mais pesado, não tem a ponta preta, como podemos verificar facilmente nas “albifrons” das fotos para “ID”. Nestas, o bico é mais fino, mais delicado e a ponta preta está presente.
Ave em causa:
“Albifron” apresentada para ID e para comparação:
Variações de “Sternas “bengalensis” para comparação:
Exemplos de “Sternulas albifrons” para comparação:
Bom, dito isto, e mesmo não concordando com a tua atribuição de ID neste caso, é perfeitamente normal e também no sentido inverso, diga-se, mesmo assim quero agradecer a tua disponibilidade e a tua atenção acerca destas questões.
Nesta ave, isto apesar da foto não ser a melhor, mesmo assim consigo vislumbrar três pormenores que me fazem excluir “Albifrons”. Muito sucintamente e de grosso modo, passo a explicar:
O primeiro prende-se pelo facto de a silhueta/forma superior da cabeça/coroa não apresentar uma forma regular de “U” invertido como seria expectável numa “albifrons”, apresentando-se sim, ao invés, numa forma de “U” muitas vezes verificada numa “bengalensis” despenteada.
O segundo pormenor tem a ver com a máscara da ave que não apresenta o tal triângulo branco e delineado na cabeça/testa da mesma, como seria também expectável encontrarmos numa “albifrons” adulta. Esta ave apresenta uma máscara diferente, descomposta e com manchas mais escuras em redor dos olhos, sem invadirem os loros, para além de estarem separadas por uma estreita faixa branca… face á variação de máscaras/coroas na “bengalensis”, esta ave parece encaixar nesta espécie.
O terceiro pormenor está relacionado com o bico, onde se verifica que, o mesmo e nesta ave, para além de ser amarelo e mais pesado, não tem a ponta preta, como podemos verificar facilmente nas “albifrons” das fotos para “ID”. Nestas, o bico é mais fino, mais delicado e a ponta preta está presente.
Ave em causa:
“Albifron” apresentada para ID e para comparação:
Variações de “Sternas “bengalensis” para comparação:
Exemplos de “Sternulas albifrons” para comparação:
Bom, dito isto, e mesmo não concordando com a tua atribuição de ID neste caso, é perfeitamente normal e também no sentido inverso, diga-se, mesmo assim quero agradecer a tua disponibilidade e a tua atenção acerca destas questões.
Última edição por Gilberto Pinelas em Sex maio 03, 2019 11:23 am, editado 1 vez(es)
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Gilberto Pinelas escreveu:O resto, aquilo que tem grassado de sobremaneira e, até, ás vezes, de uma forma pouco conveniente, pouco elegante, gostaria muito que conseguíssemos ultrapassa-lo e não caíssemos na mesma tentação. Obrigado.
Gilberto convenhamos que este tipo de insinuações também não ajudam, não é?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Parabéns Gilberto!!! Não te esqueças de submeter ao CPR com o teu melhor borrão...juntamente com as fotos comparativas, não vá escapar alguma coisa ao pessoal do comité.
Não são insinuações, Gonçalo, mas o ato está corrigido.
Última edição por Gilberto Pinelas em Sex maio 03, 2019 11:27 am, editado 1 vez(es)
E vou me antecipar dando também os parabéns pelo Swinhoe!!!...brutal!!!...estou em pulgas para ver o rol de fotos comparativas que surgirão para acompanhar a submissão ao CPR.
De qualquer modo é perfeitamente possível que apareça uma dougallii nas próximas semanas. E mesmo Bengalensis é possível, embora estejamos a sair da baliza para os adultos. Quanto aos painhos ainda faltam algumas semanas para a passagem começar, eles migram muito tarde, especialmente os oceanodromas sp. Castro por exemplo só chega em Setembro. Leucorhoa passa mais cedo mas não muito mais. É de notar que as populações mais a norte só migram para sul já em pleno inverno. E isso é devido a criar muito tarde.
Enviado pelo Topic'it
Enviado pelo Topic'it
Obrigado, Pedro, por estas dicas.
Olá Gilberto,
Parabéns pela publicação na Ornithomedia sobre o possível Swinhoe. No texto reparei que mencionava que costumavas participar em projetos de monitorização e anilhagem de aves marinhas.
Isso pode ser muito interessante, podes partilhar mais informação sobres os projetos em que participas pf?
Parabéns pela publicação na Ornithomedia sobre o possível Swinhoe. No texto reparei que mencionava que costumavas participar em projetos de monitorização e anilhagem de aves marinhas.
Isso pode ser muito interessante, podes partilhar mais informação sobres os projetos em que participas pf?
lrodrigues- Número de Mensagens : 923
Local : Porto
lrodrigues escreveu:Olá Gilberto,
...deve ser um CV muito extenso pela demora da resposta?...ou não...
Após explicação pormenorizada de alguém, a ave que supunha ser um thalasseus bengalensis, é uma sternula albifrons. Tinhas razão, Pedro Ramalho.
Obrigado.
Obrigado.
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos