Ventos de Este trazem migradores para PT
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Ventos de Este trazem migradores para PT
Ora viva a todos!!
Este fim-de-semana fui até Sagres ver umas marinhas, apesar destas não quererem aparecer, os passeriformes por outro lado estiveram em alta!!
Enquanto esta no Cabo de São Vicente, estavam a chegar vindos do marL. senator, Phyloscopus sp, S. cantilans. Depois fui dar uma volta pela peninsula e fiz os seguintes registos:
L. senator 100
Phy. collybita/trochilus 50
Phy. bonelli 1
F. hypoleuca 3
Ph. phoenicurus 10
O. oenanthe 15
S. rubetra 2
A. trivialis 7
S. communis 30
S. atricapilla 2
S. cantillans 3
S. turtur 15
C. canorus 1
L. megarynchus 3 (2 estavam no cabo de São vicente)
T. philomelos 30
A. scirpaceus 5
S. borin 5
Todos estes números são muito inferiores ao que realmente estavam lá!
Abraços e mantenham os olhos abertos!
Thijs
Este fim-de-semana fui até Sagres ver umas marinhas, apesar destas não quererem aparecer, os passeriformes por outro lado estiveram em alta!!
Enquanto esta no Cabo de São Vicente, estavam a chegar vindos do marL. senator, Phyloscopus sp, S. cantilans. Depois fui dar uma volta pela peninsula e fiz os seguintes registos:
L. senator 100
Phy. collybita/trochilus 50
Phy. bonelli 1
F. hypoleuca 3
Ph. phoenicurus 10
O. oenanthe 15
S. rubetra 2
A. trivialis 7
S. communis 30
S. atricapilla 2
S. cantillans 3
S. turtur 15
C. canorus 1
L. megarynchus 3 (2 estavam no cabo de São vicente)
T. philomelos 30
A. scirpaceus 5
S. borin 5
Todos estes números são muito inferiores ao que realmente estavam lá!
Abraços e mantenham os olhos abertos!
Thijs
Re: Ventos de Este trazem migradores para PT
Muito interessante, sem dúvida.
Há dois anos (Abril de 2008) eu tive oportunidade de efectuar algumas observações de migradores no cabo Espichel, também com ventos de leste: https://aves.forumeiros.com/aves-de-portugal-f1/ventos-de-leste-t688.htm
1 abraço,
Gonçalo
Há dois anos (Abril de 2008) eu tive oportunidade de efectuar algumas observações de migradores no cabo Espichel, também com ventos de leste: https://aves.forumeiros.com/aves-de-portugal-f1/ventos-de-leste-t688.htm
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Já agora, falando em migradores, hoje, 14-04-2010, eu, o Pedro Horta e a Helena Raposeira observámos várias alvéolas-amarelas (Motacilla flava) de 3 subespécies distintas a alimentarem-se num prado (com vacas), entre dezenas de andorinhas (todas as espécies excepto Riparia riparia), num campo próximo do Aeródromo da Covilhã.
As subspécies detectadas foram:
M. f. iberae
M. f. flavissima
M. f. superciliaris
Cumprimentos
Filipe
As subspécies detectadas foram:
M. f. iberae
M. f. flavissima
M. f. superciliaris
Cumprimentos
Filipe
Filipe Martins- Número de Mensagens : 162
Local : Seia
A Motacilla flava "superciliaris" é considerado um híbrido ou "intergrade" entre feldegg e flava/beema!!! Por isso é uma raridade em Portugal! Tem mais informações sobre este registo?
Sim. O individuo desta subespécie (apenas 1 foi detectado) foi observada continuamente ao longo de cerca de 15 minutos, sempre a distâncias inferiores a 5-7 metros. Depois afastou-se para o fim do lameiro, para o meio das ervas e deixou de ser visível.
Pode consultar a localização exacta da observação aqui:
http://maps.google.pt/maps/ms?hl=pt-PT&ie=UTF8&msa=0&ll=40.262229,-7.464641&spn=0.003398,0.006899&t=h&z=17&msid=112334280930649996369.000484431a3dc108feb6a
Necessita de mais informações (e quais)?
Cumprimentos
Filipe Martins
Pode consultar a localização exacta da observação aqui:
http://maps.google.pt/maps/ms?hl=pt-PT&ie=UTF8&msa=0&ll=40.262229,-7.464641&spn=0.003398,0.006899&t=h&z=17&msid=112334280930649996369.000484431a3dc108feb6a
Necessita de mais informações (e quais)?
Cumprimentos
Filipe Martins
Não há fotos do "bicho"?
Eu costumo bater os campos de golfe do Algarve no Verão à procura de subespécies "manhosas" e até agora, o melhor que consegui foi várias thunberghii!!!
Eu costumo bater os campos de golfe do Algarve no Verão à procura de subespécies "manhosas" e até agora, o melhor que consegui foi várias thunberghii!!!
Não, infelizmente não possuo máquina pelo que não foi possível realizar fotos do bicho.
No entanto posso descrever as caracteristicas que nos levaram a identifica-la como 'superciliaris':
- lista supraciliar branca, muito contrastada e extensa
- amarelo do peito extendendo-se pela garganta até ao bico (ao contrario da 'iberiae' que possui garganta branca ou da 'dombrowskii' que possui uma faixa branca abaixo do bico)
- nuca, coroa e cobertura auricular (face) de cor cinzento azulado muito escuro, especialmente na cobertura auricular (claramente distinta da 'iberiae')
Nota: utilizamos a nova edição do Collins como guia para a identificação. Após isso ainda cruzei com referências online (e muitas fotos) da espécie.
Onde posso obter mais informações sobre esta classificação?
Eu enxoto estas para baixo e pode mandar essas para cima
Cumprimentos
Filipe
No entanto posso descrever as caracteristicas que nos levaram a identifica-la como 'superciliaris':
- lista supraciliar branca, muito contrastada e extensa
- amarelo do peito extendendo-se pela garganta até ao bico (ao contrario da 'iberiae' que possui garganta branca ou da 'dombrowskii' que possui uma faixa branca abaixo do bico)
- nuca, coroa e cobertura auricular (face) de cor cinzento azulado muito escuro, especialmente na cobertura auricular (claramente distinta da 'iberiae')
Nota: utilizamos a nova edição do Collins como guia para a identificação. Após isso ainda cruzei com referências online (e muitas fotos) da espécie.
Arade escreveu:A Motacilla flava "superciliaris" é
considerado um híbrido ou "intergrade" entre feldegg e flava/beema!!!
Onde posso obter mais informações sobre esta classificação?
Arade escreveu:
o melhor que consegui foi várias thunberghii!!!
Eu enxoto estas para baixo e pode mandar essas para cima
Cumprimentos
Filipe