ID Sylvia - Borba - 20/8/2019
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
JP Gonçalves- Número de Mensagens : 342
Local : Vila Viçosa | Beja
Re: ID Sylvia - Borba - 20/8/2019
Data e Local? É uma hortensis
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Data e Local? É uma hortensis
Está no título da mensagem - foto de hoje, 20/8/2019, em Borba.
Obrigado pela ajuda!
JP Gonçalves escreveu:PNicolau escreveu:Data e Local? É uma hortensis
Está no título da mensagem - foto de hoje, 20/8/2019, em Borba.
Obrigado pela ajuda!
Boas JP
onde apanhaste o bicho? bom registo!
Marcio Cachapela- Número de Mensagens : 1533
pois… tinha o feeling que poderia aparecer por essa zona no concelho de borba.
as pedreiras merecem uma exploração porque parece-me que poderá haver por lá mais coisas interessantes. Ainda não tive tempo de explorar a sério mas até estou a pensar em sugerir a criação de um Hotspot para a zona.
Excelente registo, o primeiro para o concelho.
as pedreiras merecem uma exploração porque parece-me que poderá haver por lá mais coisas interessantes. Ainda não tive tempo de explorar a sério mas até estou a pensar em sugerir a criação de um Hotspot para a zona.
Excelente registo, o primeiro para o concelho.
Foi a 4ª ou 5ª vez que fui a este local. Parece-me que tem bastante potencial. Ainda não o explorei como deve ser, apenas faço 200 ou 300 metros junto da estrada empedrada ao lado da pedreira, mas os silvados e arbustos na zona parecem-me ter capacidade para outros bichos interessantes.
Qualquer dia tenho de explorar bem toda a área, com disponibilidade para ver bem todas as pedreiras e estradas de acesso pois não conheço bem o local. A outra pedreira inactiva do lado esquerdo também parece ter boa pinta, mas ainda não explorei a área.
Acho que um hotspot naquela zona poderá ter potencial. Borba tem apenas 2 hotspots, bem distintos do local mencionado, e certamente terá espécies que não serão frequentes nos outros 2 hotspots. É uma questão de explorar-se bem a zona e ver o potencial da mesma
Qualquer dia tenho de explorar bem toda a área, com disponibilidade para ver bem todas as pedreiras e estradas de acesso pois não conheço bem o local. A outra pedreira inactiva do lado esquerdo também parece ter boa pinta, mas ainda não explorei a área.
Acho que um hotspot naquela zona poderá ter potencial. Borba tem apenas 2 hotspots, bem distintos do local mencionado, e certamente terá espécies que não serão frequentes nos outros 2 hotspots. É uma questão de explorar-se bem a zona e ver o potencial da mesma
Marcio Cachapela escreveu:pois… tinha o feeling que poderia aparecer por essa zona no concelho de borba.
Marcio nota que nesta altura já pode ser uma ave em passagem.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Sim, eu não quis dizer que fosse residente, poderá estar em passagem sim. Mas é sempre um registo porreiro para o concelho.Gonçalo Elias escreveu:Marcio Cachapela escreveu:pois… tinha o feeling que poderia aparecer por essa zona no concelho de borba.
Borba não tinha observadores da zona e embora eu não resida no concelho há largos anos sempre que lá vou tento explorar um pouco mais o concelho.
As observações eram geralmente feitas por pessoal de passagem, acho que chegaste a fazer lá observações.
É bom ver mais alguem da zona a observar e a encontrar coisas porreiras.
Em relação aos hotspots, são apenas dois, a Albufeira de Borba e Orada, sendo que para mim este hotspot abrange uma área bastante grande e diversa e nem sequer está na minha opinião com o nome correcto. Os campos aos quais o hospot se refere têm outros nomes.
Mas mesmo assim existem mais habitats no concelho, nomeadamente a zona das pedreiras, activas e inactivas, e um pouco da serra de ossa. Qualquer destes pontos distam vários kms dos hotspots existentes e o habitat não têm nada a ver.
Marcio Cachapela escreveu:Sim, eu não quis dizer que fosse residente, poderá estar em passagem sim. Mas é sempre um registo porreiro para o concelho.Gonçalo Elias escreveu:Marcio Cachapela escreveu:pois… tinha o feeling que poderia aparecer por essa zona no concelho de borba.
Borba não tinha observadores da zona e embora eu não resida no concelho há largos anos sempre que lá vou tento explorar um pouco mais o concelho.
As observações eram geralmente feitas por pessoal de passagem, acho que chegaste a fazer lá observações.
É bom ver mais alguem da zona a observar e a encontrar coisas porreiras.
Em relação aos hotspots, são apenas dois, a Albufeira de Borba e Orada, sendo que para mim este hotspot abrange uma área bastante grande e diversa e nem sequer está na minha opinião com o nome correcto. Os campos aos quais o hospot se refere têm outros nomes.
Mas mesmo assim existem mais habitats no concelho, nomeadamente a zona das pedreiras, activas e inactivas, e um pouco da serra de ossa. Qualquer destes pontos distam vários kms dos hotspots existentes e o habitat não têm nada a ver.
Os concelhos aqui da região têm atraído pouco os observadores e os observadores locais são quase inexistentes, exceptuando no concelho de Évora. Apesar desta zona dos mármores não ser um ex-líbris de avifauna tem algum potencial que ainda não foi totalmente descoberto. O meu objectivo passa por inicialmente, enquanto vou aprendendo mais sobre aves, ir descobrindo este potencial...
O hotspot da Orada parece-me um pouco confuso, pois não se percebe muito bem os seus limites. A Serra d'Ossa tinha muito potencial nas zonas onde permanecia ainda alguns vestígios de vegetação autóctone, alguma junto de ribeiros e pequenas lagoas, mas o avanço do eucalipto vai tornando cada vez menores estes espaços. Há 3 ou 4 anos fui à Serra pela entrada da aldeia de São Gregório e aí ainda me pareceu haver algum potencial, com zonas de matos e bosques de quercíneas ainda bem conservados.. o único senão é a quantidade de cercas e vedações que impede uma melhor circulação. Faz falta a Borba um hotspot onde se consiga facilmente observar aves comuns em zonas de matos e bosques, pois já tem um hotspot numa albufeira e outro numa em campos agrícolas abertos.
Quanto às pedreiras, acho que as pedreiras activas pouco interesse têm para observação (vêem-se uns pombos, andorinhas e andorinhões e pouco mais). Já as pedreiras inactivas têm bastante potencial. Quanto há mais tempo estão inactivas maior potencial têm (como seria de esperar). Existem 2 ou 3 trabalhos interessantes feitos com a colaboração da Universidade de Évora que abordam o tema do surgimento de habitas únicos nas pedreiras inactivas da zona dos mármores.
Marcio Cachapela escreveu:Sim, eu não quis dizer que fosse residente, poderá estar em passagem sim. Mas é sempre um registo porreiro para o concelho.
Residente nunca seria, dado que a espécie é migradora (estival nidificante). A minha questão é que poderá ser um indivíduo nidificante na zona (concelho) ou uma ave em passagem vinda de outro lado qualquer.
Marcio Cachapela escreveu:acho que chegaste a fazer lá observações.
Sim, estive umas duas vezes na albufeira de Borba, creio.
Marcio Cachapela escreveu:Em relação aos hotspots, são apenas dois, a Albufeira de Borba e Orada, sendo que para mim este hotspot abrange uma área bastante grande e diversa e nem sequer está na minha opinião com o nome correcto. Os campos aos quais o hospot se refere têm outros nomes.
Há um tópico sobre mudanças de nome dos hotspots, podes colocar lá a tua sugestão sobre o nome a dar?
Sim posso sugerir nome. Terei que falar com os meus pais porque eles sabem melhor do que eu o nome de cada zona. Aqueles campos tinham vários nomes consoante a herdade/proprietário a que pertencem.
Para criar hotspots para todos os campos seriam demasiados e confuso. A minha ideia seria agrupar em 2/3 hotspots no máximo.
Para te dar um exemplo: uma parte do local têm vinha, montado e terreno de pasto com diferentes nomes. Não fazia sentido criar um hotspot para cada habitat até porque consegues percorrê-lo rapidamente, cerca de 2kms. Por isso para essa zona podia-se criar um hospot com o nome de ambos os locais.
Se andares mais 3 kms praticamente é apenas terreno de pasto. Fazia sentido criar ai mais um hospot.
Para criar hotspots para todos os campos seriam demasiados e confuso. A minha ideia seria agrupar em 2/3 hotspots no máximo.
Para te dar um exemplo: uma parte do local têm vinha, montado e terreno de pasto com diferentes nomes. Não fazia sentido criar um hotspot para cada habitat até porque consegues percorrê-lo rapidamente, cerca de 2kms. Por isso para essa zona podia-se criar um hospot com o nome de ambos os locais.
Se andares mais 3 kms praticamente é apenas terreno de pasto. Fazia sentido criar ai mais um hospot.
Eu não sou muito favorável a criar hotspots por habitat e sim por zonas.
(isto para habitats terrestres, porque para habitats aquáticos a lógica é diferente)
Quanto aos nomes, em minha opinião faz sentido usar a toponímia vigente, pode ser o nome de uma aldeia, ou de uma herdade, por exemplo.
(isto para habitats terrestres, porque para habitats aquáticos a lógica é diferente)
Quanto aos nomes, em minha opinião faz sentido usar a toponímia vigente, pode ser o nome de uma aldeia, ou de uma herdade, por exemplo.
Marcio Cachapela escreveu:
Em relação ao hotspot "Orada" convém esclarecer que o mesmo se refere à aldeia com o mesmo nome. Ou seja, é um ponto geral e não necessariamente relacionado apenas com o campo onde está o pino. Aliás, de acordo com uma decisão tomada pela equipa de gestão de hotspots é um daqueles pontos que tem de ser relocalizado para o centro da aldeia.
Flávio Oliveira- Número de Mensagens : 605
Local : Maia
Flávio Oliveira escreveu:Marcio Cachapela escreveu:
Em relação ao hotspot "Orada" convém esclarecer que o mesmo se refere à aldeia com o mesmo nome. Ou seja, é um ponto geral e não necessariamente relacionado apenas com o campo onde está o pino. Aliás, de acordo com uma decisão tomada pela equipa de gestão de hotspots é um daqueles pontos que tem de ser relocalizado para o centro da aldeia.
Não concordo com a relocalização do ponto para o centro da aldeia. Sou natural da freguesia da Orada e onde está o pino são campos a norte da Orada. Se esse ponto ficasse com esse nome até nem era problemático. Essa zona antigamente e antes dos campos de cereais e pastoreio serem a maior parte deles transformados em vinhas ( uma grande problema no concelho de Borba em termos de habitat para estepárias), eram conhecidos por terem muitas abetardas por exemplo.
Em julho passei por lá e grande parte dos campos estão neste momento vedados e com portões, sendo difícil entrar em propriedades privadas.
Mas a sul da orada tens campos com mais fácil acesso (que estão também alguns a serem transformados em vinhas infelizmente), que os acessos mais fáceis nem sequer são pela Orada e ficam mais perto de outras aldeias como por exemplo Alcraviça, e alguns desses campos nem sequer fazem parte da freguesia de Orada, sendo que alguns estão mesmo noutro distrito dado que o concelho de Borba faz fronteira entre os distritos de Évora e Portalegre. Já vi pelo menos uma lista a dizer "campos a sul da orada" quando pouco têm a ver. Inclusivé a parte mais a sul desses campos até fica mais perto e é de mais fácil acesso através da Albufeira de Borba que é o outro hotspot do concelho.
Eu até não acho mal que o ponto "orada" actual se mantenha e se crie um novo com nova taxonomia para estes campos que falo. Infelizmente estes estão a diminuir, abetardas este ano não vi no concelho mas vi sisões, alcaravões e outras aves normais neste tipo de habitat.
já agora acho que esta parte da discussão poderia ser colocada noutro tópico dado que já pouco ou nada têm a ver com a questão inicial do JP.
Marcio Cachapela escreveu:
já agora acho que esta parte da discussão poderia ser colocada noutro tópico dado que já pouco ou nada têm a ver com a questão inicial do JP.
Eu já tinha sugerido acima que lançasses a questão no tópico sobre o nome dos hotspots