pedido de ID ficedula jamor 01/09/2019
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Marcio Cachapela- Número de Mensagens : 1533
Re: pedido de ID ficedula jamor 01/09/2019
Estás a pensar em albicollis
A segunda barra é bastante evidente mas eu creio que para ser albicollis lhe falta algo muito importante que é a mancha branca na base das primárias até ao bordo exterior da asa.
A segunda barra é bastante evidente mas eu creio que para ser albicollis lhe falta algo muito importante que é a mancha branca na base das primárias até ao bordo exterior da asa.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Estava mais a pensar em semitorquata, nestes a mancha das primárias é mais pequena e a segunda barra mais evidente.Gonçalo Elias escreveu:Estás a pensar em albicollis
Bem, o guia não descreve o 1º Inverno de semitorquata e eu acho que esta ave é um imaturo (pelo tem o "degrau" branco nas terciárias e se for como nos Ficedulas isso indica que é uma ave nascida no ano). E sem saber como é o padrão de branco nos imaturos é difícil opinar sobre essa possibilidade.
De qualquer forma os semitorquata só nidificam na Bulgária e nalgumas regiões dos países envolventes por isso creio que a possibilidade de ocorrerem por cá é extremamente remota (mas não impossível, claro).
De qualquer forma os semitorquata só nidificam na Bulgária e nalgumas regiões dos países envolventes por isso creio que a possibilidade de ocorrerem por cá é extremamente remota (mas não impossível, claro).
Pois... por isso não avancei uma ID. Vi na zona vários papa moscas e este era o único com a barra nas coberturas, e têm bastante branco no exterior das rectrizes. Estou a ver se consigo encontrar a descrição do juvenil no HBW alive.Gonçalo Elias escreveu:Bem, o guia não descreve o 1º Inverno de semitorquata e eu acho que esta ave é um imaturo (pelo tem o "degrau" branco nas terciárias e se for como nos Ficedulas isso indica que é uma ave nascida no ano). E sem saber como é o padrão de branco nos imaturos é difícil opinar sobre essa possibilidade.
engraçado, a risca alar na asa esquerda parece bastante mais ténue que a da asa direita
dois pontos
1º o F. h. iberiae é diferente do F. h. hypoleuca e não vem nos guias, nomeadamente é mais parecido com o F. speculigera que tem mais branco nas asas...
2º Lembrem-se que sendo espécies chatas de separar visualmente no outono, todas as três tem chamamentos diferentes, e todas são muito vocais, se encontrarem uma ave suspeita é muito mais simples gravarem o chamamento do que tentarem uma foto de cauda aberta. Semitorquata no outono vai precisar de excelentes fotos e de fotos de cauda aberta. Ou então de chamamentos.
1º o F. h. iberiae é diferente do F. h. hypoleuca e não vem nos guias, nomeadamente é mais parecido com o F. speculigera que tem mais branco nas asas...
2º Lembrem-se que sendo espécies chatas de separar visualmente no outono, todas as três tem chamamentos diferentes, e todas são muito vocais, se encontrarem uma ave suspeita é muito mais simples gravarem o chamamento do que tentarem uma foto de cauda aberta. Semitorquata no outono vai precisar de excelentes fotos e de fotos de cauda aberta. Ou então de chamamentos.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:dois pontos
Tenho que ver info sobre o iberiae. Em relação ao canto esta ave vocalizou bastante, aliás numa das fotos está de bico aberto, mas não gravei som. Tenho um video de um mas acho que não é esta ave.
No bird forum também são da opinião do Gonçalo de que é um 1cy.
Seria a primeira hiper mega para mim! Fica para a próxima!
Obrigado a ambos
Temos outra opinião no bird forum.
Fala sobre as caracteristicas da ave mas também refere que no outono é complicado como disse o ramalho.
https://www.birdforum.net/showthread.php?t=380692
Fala sobre as caracteristicas da ave mas também refere que no outono é complicado como disse o ramalho.
https://www.birdforum.net/showthread.php?t=380692
Em muitos destes pares complicados o chamamento é fulcral. Semitorquata seria mesmo uma grande bomba, é muito improvável aparecer algum. Já albicollis é possível, mas essencialmente na primavera.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Fui mais uma vez ao local e lá estava de novo a ave.. desta vez consegui fazer alguns vídeos, mas a ave pouco ou nada vocalizou ao contrário de outros papa moscas pretos que por lá andavam. ficam aqui os primeiros 3.
Vídeo 1- a ave faz um cal/alarm cal logo ao 1s e mais um
https://www.youtube.com/watch?v=x-Qf3O2uP4c&feature=youtu.be
Vídeo 2 - a ave esteve silenciosa sem ser ao 3s/4s em que faz um cal muito curto
https://www.youtube.com/watch?v=FUW5_PE2sVc&feature=youtu.be
Vídeo 3 - a ave esteve sempre silenciosa
https://www.youtube.com/watch?v=1sGuwYtpbpc&feature=youtu.be
Vídeo 1- a ave faz um cal/alarm cal logo ao 1s e mais um
https://www.youtube.com/watch?v=x-Qf3O2uP4c&feature=youtu.be
Vídeo 2 - a ave esteve silenciosa sem ser ao 3s/4s em que faz um cal muito curto
https://www.youtube.com/watch?v=FUW5_PE2sVc&feature=youtu.be
Vídeo 3 - a ave esteve sempre silenciosa
https://www.youtube.com/watch?v=1sGuwYtpbpc&feature=youtu.be
Não sei se os chamamentos são diagnósticos mas ambos são normais ouvir-se em Ficedula hypoleuca.
O primeiro creio que seja um chamamento que os juvenis fazem, ouve-se de vez em quando. O segundo é um dos teks normais de Ficedula.
Infelizmente não apanhaste o chamamento clássico que é seguramente diagnóstico. Estes chamamentos secundários não sei se ocorrem nas outras espécies.
O primeiro creio que seja um chamamento que os juvenis fazem, ouve-se de vez em quando. O segundo é um dos teks normais de Ficedula.
Infelizmente não apanhaste o chamamento clássico que é seguramente diagnóstico. Estes chamamentos secundários não sei se ocorrem nas outras espécies.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Não sei se os chamamentos são diagnósticos mas ambos são normais ouvir-se em Ficedula hypoleuca.
Pois... infelizmente vocalizou pouco. Tentarei lá voltar mas para já fica-se com hypoleuca. No bird forum também parece ser essa a conclusão embora esta ave tenha mais branco na barra do que é normal, segundo as opiniões.