Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

+4
ManuelMalva
David Rodrigues
Gonçalo Elias
scirpaceus
8 participantes

Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por scirpaceus Qui Abr 29, 2010 12:35 pm

Desde 2007 que considerava que existia uma colónia de Abelharucos no Baixo Mondego, mas devido à falta de actividades de prospecção, ficava-me somente pela ideia da sua existência.
Hoje confirmei a sua localização, no Concelho de Montemor-o-Velho, com 12 ninhos activos.

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 30, 2010 6:12 am

Excelente notícia. Trata-se do primeiro registo de nidificação para a região, ou não?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por scirpaceus Sex Abr 30, 2010 4:27 pm

Desconheço se alguem já tinha feito qualquer registo de nidificação desta espécie nesta região do país. Eu não.

Acrescento aos inumeros ornitólogos/fotógrafos que me contactaram para dar a localização exacta da colónia, que não o vou fazer. A colónia não é minha, obviamente, mas o numero de contactos impressionou-me e é minha convicção que esta deve ser deixada sossegada.

Cumprimentos

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por David Rodrigues Sex Abr 30, 2010 5:59 pm

Nidificam no local desde 2008, pelo menos - foi quando tirei as primeiras fotos da espécie no local...
Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Abelharucos
Têm vindo a aumentar e este ano estava com receio que o desaparecimento dumas colmeias afecta-se os números mas tal não se verificou.

David

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por ManuelMalva Qui Abr 14, 2011 3:39 pm

Há umas semanas fui cortar umas silvas que tinham coberto as barreiras onde se encontravam os ninhos.
Concluindo, já chegaram este ano e a colónia aumentou ainda mais o número de indivíduos.

Aconselho a quem conhece a colónia e que a visite que seja muito cuidadoso e prudente, já que esta se encontra numa zona muito exposta.

ManuelMalva

Número de Mensagens : 58
Idade : 28
Data de inscrição : 30/04/2010

http://www.flickr.com/photos/manuel_malva

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por Paulfer Sex Abr 15, 2011 3:36 pm

ManuelMalva escreveu:Há umas semanas fui cortar umas silvas que tinham coberto as barreiras onde se encontravam os ninhos.
Concluindo, já chegaram este ano e a colónia aumentou ainda mais o número de indivíduos.

Aconselho a quem conhece a colónia e que a visite que seja muito cuidadoso e prudente, já que esta se encontra numa zona muito exposta.

Eu costumo ir ao Taipal, mas no concelho...onde? Shocked
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por Henk Feith Sex Abr 15, 2011 3:49 pm

ManuelMalva escreveu:Há umas semanas fui cortar umas silvas que tinham coberto as barreiras onde se encontravam os ninhos.
Concluindo, já chegaram este ano e a colónia aumentou ainda mais o número de indivíduos.

Aconselho a quem conhece a colónia e que a visite que seja muito cuidadoso e prudente, já que esta se encontra numa zona muito exposta.

Manuel,

Registaste a data do primeiro registo na colónia este ano?

Um abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por ManuelMalva Sáb Abr 16, 2011 2:49 pm

Henk,
o primeiro registo que tenho deste ano é de dia 10 de Abril, que penso que coincidiu com a chagada dos primeiros indivíduos ao local.

Abraço.

ManuelMalva

Número de Mensagens : 58
Idade : 28
Data de inscrição : 30/04/2010

http://www.flickr.com/photos/manuel_malva

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por Miguelito Seg Abr 18, 2011 3:25 pm

Os Abelharucos são uma espécie "fetiche" para os fotografos amadores.
Haverá certamente fotógrafos conscientes e outros...nada conscientes.
Mas, pelo menos, enquanto a "caça" for fotográfica, já não é mau!!!
Se eu conhecesse a colónia, só a revelelaria a quem tivesse absoluta confiança.
Mas, caros amigos, é certo que não vi a tal colónia, mas, pelo menos, senti uma alegriazinha por a saber da existência da colónia. Aguarde-mos pelos movimentos dispersivos dos seus elementos...
Very Happy

Miguelito

Número de Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por Paulfer Seg Jun 13, 2011 1:16 pm

Paulfer escreveu:
ManuelMalva escreveu:Há umas semanas fui cortar umas silvas que tinham coberto as barreiras onde se encontravam os ninhos.
Concluindo, já chegaram este ano e a colónia aumentou ainda mais o número de indivíduos.

Aconselho a quem conhece a colónia e que a visite que seja muito cuidadoso e prudente, já que esta se encontra numa zona muito exposta.

Eu costumo ir ao Taipal, mas no concelho...onde? Shocked

Já descobri.

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Semttuloxte

Que ave mais linda e sempre a manter distância.

Abraço,

Paulo Ferreira
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por MMachado Seg Jun 13, 2011 1:22 pm

Eh companheiro
Ave lindissima e boa foto!!
Abraço
MMachado
MMachado

Número de Mensagens : 83
Idade : 41
Local : Guimarães
Data de inscrição : 18/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego Empty Re: Colónia de Abelharucos no Baixo Mondego

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos