Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria
Vista e mal fotografada de muito longe. Será Bonelli, a deste tópico?
Vi outra ave, que não fotografei e me deixou dúvidas, quando vi pensei em sapeira, mas quando levantou vi uma barra branca no uropígio, fui ver ao guia e pareceu-me corresponder a caçadeira. Mas, não faço ideia se essa barra é suficiente para excluir outras espécies! Podem dar uma ajuda?!
Desde já, obrigado!
Vi outra ave, que não fotografei e me deixou dúvidas, quando vi pensei em sapeira, mas quando levantou vi uma barra branca no uropígio, fui ver ao guia e pareceu-me corresponder a caçadeira. Mas, não faço ideia se essa barra é suficiente para excluir outras espécies! Podem dar uma ajuda?!
Desde já, obrigado!
Paulo Domingues- Número de Mensagens : 346
Local : Valongo
Re: Ajuda ID - 6 de Novembro na Lezíria
Tartaranhão-dos-pauis
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Obrigado! Mas, a das fotos e/ou a do texto?
Parece-me que "encaixa" nas duas!
Tartaranhão ruivo dos pauis é o mesmo que águia sapeira. E esta espécie de tartaranhão não apresenta barra branca no urupigio. Se viste uma ave castanha com uropigio branco o mais provável será ser uma fémea de tartaranhão cinzento. Este fim de semana vi por lá uma. Se tiraste fotos conta o número de "dedos". Cinco será tartaranhão cinzento, quatro poderá indicar caçadeira.Paulo Domingues escreveu:Obrigado! Mas, a das fotos e/ou a do texto?
Provavelmente terás visto esta ou uma outra.
Marcio Cachapela- Número de Mensagens : 1533
Obrigado!
Grande confusão que para aqui fiz! Eu li tartaranhão ruivo (que sei que é a sapeira), mas fui ver o cinzento e respondi com base nele! O das fotos também o o ruivo/sapeira (já vi no guia que sim)?! Nunca tinha visto assim claro, estou habituado a vê-lo escuro.
O outro não tenho fotografias . Fica a lição, fotografar primeiro e identificar depois!
Grande confusão que para aqui fiz! Eu li tartaranhão ruivo (que sei que é a sapeira), mas fui ver o cinzento e respondi com base nele! O das fotos também o o ruivo/sapeira (já vi no guia que sim)?! Nunca tinha visto assim claro, estou habituado a vê-lo escuro.
O outro não tenho fotografias . Fica a lição, fotografar primeiro e identificar depois!
Uma dica também ao Márcio. O tartaranhão-caçador só ocorre sensivelmente de Março-Outubro. E em Outubro é já tipicamente muito raro. Uma outra espécie que há 10 anos era muito rara, e hoje em dia já não é, é o tartaranhão-pálido, que nos últimos anos tem invernado na Ponta da Erva (incluindo machos, fêmeas e juvenis). Isto para dizer que um tartaranhão com 4 dedos no fim do outono ou inverno... É provavelmente um pálido. Claro que fazer a id só com base nos dedos é simplista mas é uma primeira indicação.
Ou seja, a ave seria um cyaneus (azulado) ou um macrourus (pálido). Provavelmente cyaneus, mas quem sabe.
Ou seja, a ave seria um cyaneus (azulado) ou um macrourus (pálido). Provavelmente cyaneus, mas quem sabe.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Sem dúvida. Não falei no pálido para não criar mais confusão ao Paulo mas tens razão. Para dizer a verdade no fim de semana também fui á leziria com a ideia de procurar os tartaranhões. O ano passado vi um pálido macho em novembro e depois um juvenil em dezembro acho eu. O macho ao que parece já tinha sido visto em anos anteriores por isso é natural que volte de novo este ano, não achas Pedro?PNicolau escreveu:Uma dica também ao Márcio. O tartaranhão-caçador só ocorre sensivelmente de Março-Outubro. E em Outubro é já tipicamente muito raro. Uma outra espécie que há 10 anos era muito rara, e hoje em dia já não é, é o tartaranhão-pálido, que nos últimos anos tem invernado na Ponta da Erva (incluindo machos, fêmeas e juvenis). Isto para dizer que um tartaranhão com 4 dedos no fim do outono ou inverno... É provavelmente um pálido. Claro que fazer a id só com base nos dedos é simplista mas é uma primeira indicação.
Marcio Cachapela- Número de Mensagens : 1533
Paulo Domingues escreveu:Obrigado! Mas, a das fotos e/ou a do texto?
A das fotos é um tartaranhão, a do link é um juvenil de bonelli.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Paulo Domingues escreveu:Obrigado! Mas, a das fotos e/ou a do texto?
A das fotos é um tartaranhão, a do link é um juvenil de bonelli.
"As duas", referia-me às "minhas"! A Bonelli do link era o que eu "queria"! Mas já vi que não, a das fotos é pauis/sapeira, nunca tinha visto a "versão" clara e nem pensei no mais óbvio! E a que só vi e não fotografei seria cinzento/azulado (as taxonomias não se entendem com os tartaranhões ), mas só com o que vi e sem foto não dá para identificação!