Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas de com fazer lista

+2
Gonçalo Elias
Paulo Domingues
6 participantes

Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Paulo Domingues Dom Jan 12, 2020 5:03 pm

Hoje fui ao Parque da Cidade do Porto, mas como andam Pilritos-escuros no "Castelo do Queijo", fui até lá abaixo e depois segui novamente pelo Parque da Cidade.

Para já fiz uma lista única, mas ainda não a submeti. Essa será a melhor forma ou devo fazer 3 lista (uma do Parque da Cidade, depois a do Castelo e depois, novamente, uma do Parque)? Ou duas, Parque e Castelo?

Desde já obrigado!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 12, 2020 11:47 pm

Não existe uma regra única relativamente a isso.

Os mais puristas dirão que seria necessário fazeres três listas (PC - CQ- PC).

Eu nessa situação faria duas listas - a do parque da cidade teve uma interrupção pelo meio e basta que tenhas isso em conta quando indicares o tempo total de visita, e que não incluas aves repetidas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por PNicolau Seg Jan 13, 2020 12:10 am

Eu faria o mesmo que o Gonçalo
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por pedro121 Seg Jan 13, 2020 2:46 am

Paulo Domingues escreveu:Hoje fui ao Parque da Cidade do Porto, mas como andam Pilritos-escuros no "Castelo do Queijo", fui até lá abaixo e depois segui novamente pelo Parque da Cidade.

Para já fiz uma lista única, mas ainda não a submeti. Essa será a melhor forma ou devo fazer 3 lista (uma do Parque da Cidade, depois a do Castelo e depois, novamente, uma do Parque)? Ou duas, Parque e Castelo?

Desde já obrigado!

Foste a pé não foste? Lista unica já que é uma contagem de percurso.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por lrodrigues Seg Jan 13, 2020 4:10 am

Eu também faria como o Gonçalo indica. Aliás, é o que normalmente faço nesse caso.

Apesar de fazermos o percurso a pé, os habitats são completamente diferentes, e colocar os pilritos-escuro no parque vai desvirtuar um pouco análises que se façam futuramente. Esta é uma situação que se passa também quando se faz o parque a pé e se vai à Praia de Matosinhos, que neste caso existe outro hotspot.

Na minha opinião, não dá muito mais trabalho e espelha melhor a realidade.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Helder Vieira Seg Jan 13, 2020 5:26 am

Um lista, ou duas, no hotspot "Parque da Cidade do Porto", e outra no hotspot "Praia de Matosinhos" (e aqui incluiria os pilritos) Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jan 13, 2020 6:14 am

Obrigado a todos!

lrodrigues escreveu:Apesar de fazermos o percurso a pé, os habitats são completamente diferentes, e colocar os pilritos-escuro no parque vai desvirtuar um pouco análises que se façam futuramente.

Essa foi a razão porque não submeti a lista e fiquei com a dúvida!

Helder Vieira escreveu:Um lista, ou duas, no hotspot "Parque da Cidade do Porto", e outra no hotspot "Praia de Matosinhos" (e aqui incluiria os pilritos) Smile

Agora colocaste-me outra dúvida! Wink Smile Para analises futuras será melhor colocar os pilritos num ponto pessoal, bem localizado, ou no Hotspot que está um bocado ao lado?!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por PNicolau Seg Jan 13, 2020 7:05 am

Paulo Domingues escreveu:
Helder Vieira escreveu:Um lista, ou duas, no hotspot "Parque da Cidade do Porto", e outra no hotspot "Praia de Matosinhos" (e aqui incluiria os pilritos) Smile

Agora colocaste-me outra dúvida! Wink Smile Para analises futuras será melhor colocar os pilritos num ponto pessoal, bem localizado, ou no Hotspot que está um bocado ao lado?!
Eu punha no hotspot. Mas depende da ocasião. Eu não gosto nada de forçar hotspots. Se acho que a minha lista fica mais bem representada num ponto pessoal do que no hotspot, crio o meu ponto. Por exemplo em hotspots muito grandes e gerais.
Se for para avisar o pessoal de onde anda a ave, mete nos comentários as coordenadas.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 13, 2020 7:53 am

PNicolau escreveu:Se for para avisar o pessoal de onde anda a ave, mete nos comentários as coordenadas.

Ora nem mais. É exactamente por isso que eu acho que não vale a pena criar hotspots uns em cima do outros Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por lrodrigues Seg Jan 13, 2020 8:45 am

Paulo Domingues escreveu:
Helder Vieira escreveu:Um lista, ou duas, no hotspot "Parque da Cidade do Porto", e outra no hotspot "Praia de Matosinhos" (e aqui incluiria os pilritos) Smile

Agora colocaste-me outra dúvida! Wink Smile Para analises futuras será melhor colocar os pilritos num ponto pessoal, bem localizado, ou no Hotspot que está um bocado ao lado?!

Eu neste caso coloco num ponto pessoal Castelo do Queijo. Só pela razão que o hotspot Praia de Matosinhos fica num concelho diferente. Fica em Matosinhos e o Castelo do Queijo fica no Porto.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 13, 2020 9:45 am

lrodrigues escreveu:Eu neste caso coloco num ponto pessoal Castelo do Queijo. Só pela razão que o hotspot Praia de Matosinhos fica num concelho diferente. Fica em Matosinhos e o Castelo do Queijo fica no Porto.

Listas concelhias a bombar Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jan 13, 2020 5:06 pm

Mais uma vez obrigado!

Reduzi o tempo e as espécies do Castelo do Queijo e submeti a lista que tinha feito para o Parque da Cidade.

E, fiz outra lista para as espécies do Castelo do Queijo, utilizei o Hotspot da Praia de Matosinhos, mas coloquei informação do local da observação na descrição da lista. Ah, essa lista coloquei como estacionária, já que só estive no mesmo local a fotografar os Pilritos e Rolas do mar.
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Helder Vieira Qua Jan 15, 2020 8:10 am

Gonçalo Elias escreveu:
lrodrigues escreveu:Eu neste caso coloco num ponto pessoal Castelo do Queijo. Só pela razão que o hotspot Praia de Matosinhos fica num concelho diferente. Fica em Matosinhos e o Castelo do Queijo fica no Porto.

Listas concelhias a bombar Cool

cheers

Para quando dividir "esta treta" em freguesias?! What a Face

Claro está que o Luís quando vai à Barrinha de Esmoriz enfia tudo no hotspot que está no concelho de Ovar, e o pobre do concelho de Espinho (que reparte aproximadamente 50% da área em causa) fica a chuchar no dedo Laughing Laughing Laughing
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por lrodrigues Qua Jan 15, 2020 8:27 am

Helder Vieira escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
lrodrigues escreveu:Eu neste caso coloco num ponto pessoal Castelo do Queijo. Só pela razão que o hotspot Praia de Matosinhos fica num concelho diferente. Fica em Matosinhos e o Castelo do Queijo fica no Porto.

Listas concelhias a bombar Cool

cheers

Para quando dividir "esta treta" em freguesias?! What a Face

Claro está que o Luís quando vai à Barrinha de Esmoriz enfia tudo no hotspot que está no concelho de Ovar, e o pobre do concelho de Espinho (que reparte aproximadamente 50% da área em causa) fica a chuchar no dedo Laughing Laughing Laughing

Não. Porque neste caso o hotspot é único, e abrange os dois concelhos. A questão aqui é que o Castelo do Queijo não está incluído em nenhum dos outros Hotspots.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 15, 2020 8:53 am

Helder Vieira escreveu:Para quando dividir "esta treta" em freguesias?! What a Face

Venham elas!!!! Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Helder Vieira Qua Jan 15, 2020 8:57 am

lrodrigues escreveu:
Helder Vieira escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
lrodrigues escreveu:Eu neste caso coloco num ponto pessoal Castelo do Queijo. Só pela razão que o hotspot Praia de Matosinhos fica num concelho diferente. Fica em Matosinhos e o Castelo do Queijo fica no Porto.

Listas concelhias a bombar Cool

cheers

Para quando dividir "esta treta" em freguesias?! What a Face

Claro está que o Luís quando vai à Barrinha de Esmoriz enfia tudo no hotspot que está no concelho de Ovar, e o pobre do concelho de Espinho (que reparte aproximadamente 50% da área em causa) fica a chuchar no dedo Laughing Laughing Laughing

Não. Porque neste caso o hotspot é único, e abrange os dois concelhos. A questão aqui é que o Castelo do Queijo não está incluído em nenhum dos outros Hotspots.

Basicamente, passas do hotspot "praia de matosinhos" (que já agora também está nos dois concelhos) para uns penedos no final da praia, a sul, onde mais metro menos metro andam os pilritos. Em bom rigor é claro que tens razão, mas não podia desperdiçar esta oportunidade de me meter contigo Razz
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por lrodrigues Qua Jan 15, 2020 9:07 am

Helder Vieira escreveu:Em bom rigor é claro que tens razão, mas não podia desperdiçar esta oportunidade de me meter contigo Razz

Laughing :Laughing Laughing
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de com fazer lista Empty Re: Dúvidas de com fazer lista

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos