Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

4 participantes

Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por Agostinho_MRCM Qui maio 21, 2020 12:19 pm

Bom dia,

Fotografei estas aves na ZPE DI em VN Foz Côa.

Águia-cobreira:
Será possível distinguir um juvenil da "forma-branca"? Julgo ser a forma branca. Tenho mais fotos.
Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Dscn1010
Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Dscn1110
Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Dscn1111
Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Dscn1113
Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Dscn1112

Tartaranhão-caçador
É possível excluir cyanus com estas fotos? Dada a fenologia introduzi como caçador.
Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Dscn1311
Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Dscn1310

Muito Obrigado.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 449
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Re: Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por PNicolau Qui maio 21, 2020 3:04 pm

1 cobreira, mas não é juvenil. Não há formas nas cobreiras, creio. Esta é algo clara sim
2 Sim, caçador. 4 dedos.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Re: Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 21, 2020 3:20 pm

pois eu também creio que não há formas, o que há é uma grande variabilidade de plumagens
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Re: Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por Agostinho_MRCM Sex maio 22, 2020 6:04 am

Obrigado,

Eu uso o Assirio e Alvim, mas estava comigo uma pessoa com o Guia da Fapas (capa azul clara) que falava numa forma/variação (não me recordo da terminologia) mais clara e mais rara. Vou tentar ver esse guia novamente e transcrever.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 449
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Re: Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por Agostinho_MRCM Seg maio 25, 2020 5:04 am

A fonte (Guia Fapas capa Azul) também não é clara:
Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Sem_tz16

Eu andava à procura da real, vir com uma variante rara da cobreira já não é mau Smile
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 449
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Re: Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por Eduardo Realinho Qua maio 27, 2020 4:24 am

Acho que não estou a ver mal mas a cobreira é um segundo ano. Mudou e ainda tem a crescer a P1, 2 e 3 e parece que lhe deve faltar alguma central da cauda. De resto ainda não mudou mais nenhuma pena de voo, as secundárias e restantes primárias são todas de juvenil.
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Local : Guarda
Data de inscrição : 21/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Re: Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por Agostinho_MRCM Qui maio 28, 2020 10:04 am

Eduardo Realinho escreveu:Acho que não estou a ver mal mas a cobreira é um segundo ano. Mudou e ainda tem a crescer a P1, 2 e 3 e parece que lhe deve faltar alguma central da cauda. De resto ainda não mudou mais nenhuma pena de voo, as secundárias e restantes primárias são todas de juvenil.

Obrigado pelo feedback.

No sentido posterior das secundárias, aquele recorte é o tal "abaulamento" que Assirio e Alvim referem nos juvenis?
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 449
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Re: Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por Eduardo Realinho Qui maio 28, 2020 10:27 am

Não tenho a certeza se entendo bem a questão. No entanto, as secundárias são de juvenil pois parecem ser todas da mesma geração e tendo já quase um ano e sendo mais frágeis e de menor qualidade que as futuras penas de adulto, é visível que são mais estreitas e sofreram desgaste nas pontas, em especial nas laterais, o que lhes confere aquele aspecto pontiagudo. Respondi? Smile
A ave não é um juvenil no sentido em que nasceu este ano mas uma grande parte da sua plumagem parece-me ser a original, a primeira, do ano passado.
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Local : Guarda
Data de inscrição : 21/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Re: Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por Agostinho_MRCM Qui maio 28, 2020 11:06 am

Eduardo Realinho escreveu:Não tenho a certeza se entendo bem a questão. No entanto, as secundárias são de juvenil pois parecem ser todas da mesma geração e tendo já quase um ano e sendo mais frágeis e de menor qualidade que as futuras penas de adulto, é visível que são mais estreitas e sofreram desgaste nas pontas, em especial nas laterais, o que lhes confere aquele aspecto pontiagudo. Respondi? Smile
A ave não é um juvenil no sentido em que nasceu este ano mas uma grande parte da sua plumagem parece-me ser a original, a primeira, do ano passado.

Respondeu pois Smile. Essa é precisamente a génese da minha questão. A plumagem pareceu-me diferente de um adulto "normal", tratando-se de uma variação mais clara queria perceber se se podia diferenciar em termos etários com alguma certeza.
Já agora, a sua foto foi tirada na Ribeira de Aguiar? Parece muito semelhante ao local onde vi este individuo.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 449
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Re: Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por Eduardo Realinho Qui maio 28, 2020 11:16 am

Relativamente ao tom/cor da plumagem não posso dizer muito, é possível que se mantenha assim ou eventualmente escurecer em alguma extensão com o avançar da idade, mas que eu saiba não é determinante para a determinação da idade com exatidão.
A minha fotografia de perfil é no Rio Águeda, numa secção exclusivamente espanhola. Na Puente de los Franceses, Puerto Seguro, Salamanca.
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Local : Guarda
Data de inscrição : 21/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão Empty Re: Esclarecimento ID - Cobreira e Tartaranhão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos