Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

+3
Helder Vieira
pedro121
Inocêncio Oliveira
7 participantes

Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por Inocêncio Oliveira Sex Abr 12, 2013 11:47 am

Olá a todos

Hoje em Azurara-Vila do Conde encontrei esta Audouin que não é nada comum por estas bandas!
Alguém sabe de outros registos no Porto? A lista do mesmo menciona um na década de 90!

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Img4603nh

Cumprimentos
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por pedro121 Sex Abr 12, 2013 12:26 pm

Muito fixe mesmo, é impressão minha ou estão a ser mais frequentes as observações na costa atlântica?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por Helder Vieira Sex Abr 12, 2013 1:12 pm

Espectáculo!! Bem que pensei nelas, hoje ao final da manhã no estuário do douro...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por Araújo da Silva Dom Abr 14, 2013 3:03 pm

Olá Inocêncio, muitos parabéns! Belo registo.

Não é no Porto, mas é próximo, aqui fica a observação que fiz o ano passado no estuário do Cávado:

https://aves.forumeiros.com/t8531-id-gaivota-no-estuario-do-cavado?highlight=C%E1vado


Abraço

Jorge
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 14, 2013 3:36 pm

pedro121 escreveu:Muito fixe mesmo, é impressão minha ou estão a ser mais frequentes as observações na costa atlântica?

Creio que isso é uma consequência da expansão que se tem vindo a registar com esta espécie.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por alcedo Ter Abr 16, 2013 4:17 pm

bom olho Inocencio. Vê se a empurras um bocadinho mais para cima Very Happy
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por José Frade Ter Jun 09, 2020 7:15 am

Ultimamente não há dia nenhum que não seja registado várias Gaivota-de-audouin a passar para norte no Cabo Raso, para onde vão? De onde vêm? E será caso isolado ou passou a ser normal?
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4818
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 09, 2020 7:30 am

José Frade escreveu:Ultimamente não há dia nenhum que não seja registado várias Gaivota-de-audouin a passar para norte no Cabo Raso, para onde vão? De onde vêm? E será caso isolado ou passou a ser normal?

Tomei a liberdade de fazer a fusão da tua mensagem com outro tópico mais antigo sobre a ocorrência da espécie na costa ocidental (e ajustei o título do mesmo).

Eu creio que passou a ser normal. A espécie tem vindo a expandir-se ao longo dos últimos anos e por isso estes avistamentos longe das zonas que poderíamos chamar tradicionais são cada vez mais frequentes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por José Frade Ter Jun 09, 2020 7:36 am

Gonçalo Elias escreveu:
José Frade escreveu:Ultimamente não há dia nenhum que não seja registado várias Gaivota-de-audouin a passar para norte no Cabo Raso, para onde vão? De onde vêm? E será caso isolado ou passou a ser normal?

Tomei a liberdade de fazer a fusão da tua mensagem com outro tópico mais antigo sobre a ocorrência da espécie na costa ocidental (e ajustei o título do mesmo).

Eu creio que passou a ser normal. A espécie tem vindo a expandir-se ao longo dos últimos anos e por isso estes avistamentos longe das zonas que poderíamos chamar tradicionais são cada vez mais frequentes.
Fizeste bem, eu procurei o tópico mas não encontrei.
Eu sei que ela tem se vindo a expandir, já a tinha visto no concelho de Oeiras, mas nesta altura há registos diários de aves a passarem o cabo, hoje vi 4, o que não era normal tantas, vão para onde?
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4818
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 09, 2020 7:38 am

Eu sei que não era normal, mas passou a ser.

Para onde não vão sei, podem ser movimentos dispersivos.

Qual era a idade das aves que viste?

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por José Frade Ter Jun 09, 2020 7:44 am

Gonçalo Elias escreveu:Eu sei que não era normal, mas passou a ser.

Para onde não vão sei, podem ser movimentos dispersivos.

Qual era a idade das aves que viste?

3 adultas e uma não Smile
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4818
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 09, 2020 7:45 am

A partir do mês que vem passarás a ver putos do ano também Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por pedro121 Ter Jun 09, 2020 7:57 am

José Frade escreveu:
3 adultas e uma não Smile[/quote]

E eram mesmo adultas, ou eram pré adultas? Very Happy Very Happy

Eu tenho ideia de ter lido que uma colónia teria sido destruída este ano, o que pode explicar a origem de parte das aves adultas.

Mas este ano a agua está bastante quente, e aparentemente é um bom ano de sardinha, por isso podem estar a subir a costa para aproveitar a oportunidade.

Claro que nunca se sabe, uma eventual expansão da população reprodutora para fora do Algarve não é impossível, mas não estou muito bem a ver para onde.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 09, 2020 8:16 am

pedro121 escreveu:Claro que nunca se sabe, uma eventual expansão da população reprodutora para fora do Algarve não é impossível, mas não estou muito bem a ver para onde.

Duas notas:
- antes de nidificarem em ilhas barreira, a espécie nidificou em salinas em Castro Marim, por isso não é descabido imaginar que ocupem um local com essas características (no Sado, por exemplo)
- as aves que estão a passar ao longo da costa são, muito provavelmente, espanholas e não tugas
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por José Frade Ter Jun 09, 2020 8:39 am

pedro121 escreveu:

3 adultas e uma não Smile

E eram mesmo adultas, ou eram pré adultas? Very Happy Very Happy

Eu tenho ideia de ter lido que uma colónia teria sido destruída este ano, o que pode explicar a origem de parte das aves adultas.

Mas este ano a agua está bastante quente, e aparentemente é um bom ano de sardinha, por isso podem estar a subir a costa para aproveitar a oportunidade.

Claro que nunca se sabe, uma eventual expansão da população reprodutora para fora do Algarve não é impossível, mas não estou muito bem a ver para onde. [/quote]

Pois, talvez ainda não sejam bem adultas, mas já têm o bico bem vermelho Wink
ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Dsc_5715
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4818
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por pedro121 Ter Jun 09, 2020 8:42 am

sim, pré adultas. bichos a passear.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 09, 2020 9:12 am

pré-adultas neste caso significa segundo verão, ou seja bichos nascidos em 2018.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) Empty Re: ESPÉCIE - Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos