Pedido de ID- maritima Cabo raso 08/06/2020
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Marcio Cachapela- Número de Mensagens : 1533
Re: Pedido de ID- maritima Cabo raso 08/06/2020
o bicho é estranho, mas a mancha branca é de estar a mudar primarias, os fulmares escuros são cinzentos escuros e não castanhos escuros, e o formato da asa é diferente. não tens mais fotos? esta ave deveria ter sido filmada.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Sem dúvida interessante.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
interessante, sim. Podes colocar a foto com a Puf mau?
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Samuel Patinha escreveu:interessante, sim. Podes colocar a foto com a Puf mau?
é a primeira, não adianta muito por causa do angulo
PNicolau escreveu:Sem dúvida interessante.
eu diria preocupante, de qualquer modo agora é tarde.
Por curiosidade, consegues descrever o voo?
Samuel Patinha escreveu:Por curiosidade, consegues descrever o voo?
não tenho memória do vôo... queria ter metido as fotos para ID nesse dia mas fiquei ocupado com outras coisas e passou. Hoje é que tive tempo de dar uma vista de olhos mais a sério.
Esta foto foi tirada alguns segundos depois ( o buffer da máquina ficou cheio ao gravar) e esta ave seguia no mesmo sentido mais á frente, mas pela falta das manchas não considerei ser a mesma, embora talvez seja. Também iria pedir ID porque ia acompanhada de outra mais pequena que também deixou dúvidas, por isso meto foto das duas juntas e depois de cada uma. Se for necessário tenho mais fotos.
Estou no telemóvel. A de cima diria cagarra. A de baixo parece muito interessante
Marcio Cachapela escreveu:
por acaso fiz filmes nesse dia mas não desta. Em que é que estavas a pensar?
tenho fotos de outra ave também grande e parecida mas não sei se será a mesma.
Estou a pensar que da próxima vez que estivermos juntos vou ter uma longa conversa contigo sobre o que fazer quando se dá com uma ave interessante.
Bem, o tamanho é irrelevante, há um fenómeno óptico em que os objectos em segundo plano podem parecer maiores do que em primeiro plano, algures no forum está um tópico a explicar o mecanismo.
Já a estrutura parece gira, mas lá está, truque ópticos, se o tamanho estiver errado, tudo o resto pode estar contaminado.
Marcio Cachapela escreveu:Esta foto foi tirada alguns segundos depois ( o buffer da máquina ficou cheio ao gravar) e esta ave seguia no mesmo sentido mais á frente, mas pela falta das manchas não considerei ser a mesma, embora talvez seja. Também iria pedir ID porque ia acompanhada de outra mais pequena que também deixou dúvidas, por isso meto foto das duas juntas e depois de cada uma. Se for necessário tenho mais fotos.
Pronta, lá está, fotos de xxxxx dão ideias de xxxxx, bem, na segunda foto a ave de cima é obviamente uma puf mau, o que levanta a questão da ave do primeiro conjunto ser tambem uma puf mau, já que dizes que tinha o mesmo tamanho.
Mas a ave mais pequena (aparentemente) parece engraçada, tens mais fotos da ave mais pequena?
pedro121 escreveu:Marcio Cachapela escreveu:Esta foto foi tirada alguns segundos depois ( o buffer da máquina ficou cheio ao gravar) e esta ave seguia no mesmo sentido mais á frente, mas pela falta das manchas não considerei ser a mesma, embora talvez seja. Também iria pedir ID porque ia acompanhada de outra mais pequena que também deixou dúvidas, por isso meto foto das duas juntas e depois de cada uma. Se for necessário tenho mais fotos.
Pronta, lá está, fotos de xxxxx dão ideias de xxxxx, bem, na segunda foto a ave de cima é obviamente uma puf mau, o que levanta a questão da ave do primeiro conjunto ser tambem uma puf mau, já que dizes que tinha o mesmo tamanho.
Mas a ave mais pequena (aparentemente) parece engraçada, tens mais fotos da ave mais pequena?
Pois.... não consigo dizer se a ave das fotos iniciais é a mesma do que a a das fotos posteriores, por isso não as juntei ao inicio dado que esta seguanda ave para mim também é Puf mau. Em relação á pequena destas segundas fotos posso estar a esticar-me mas pensei em baroli. É a isso que estavas a pensar?
pois, isto são pixeis certo, e estes pixeis não parecem mal para uma das pardelas pequenas( três espécies possíveis...), mas se me perguntares como excluo puf puf honestamente não o posso fazer, devias mesmo ter filmado.
Não sou muito adepto de editar muito as imagens para além do crop porque pode mudar muito a imagem. Nesta puxei um bocado pelo contraste. O preto na cabeça não passa do olho para baixo e atrás do olho têm um pouco mais de branco e o bico é pequenino. Puf puf teria bico maior e o olho não se notava tão bem.
Sim, deveria ter filmado.
O problemas de fotos para o mar é que além da humidade criada pelas ondas, há também ondas de calor, que desfocam as imagens e podem criar aberrações que alteram a nossa percepção de cores e limites... não é fácil. Além das distâncias claro
Marcio Cachapela escreveu:Não sou muito adepto de editar muito as imagens para além do crop porque pode mudar muito a imagem. Nesta puxei um bocado pelo contraste. O preto na cabeça não passa do olho para baixo e atrás do olho têm um pouco mais de branco e o bico é pequenino. Puf puf teria bico maior e o olho não se notava tão bem.
há demasiados artefactos para afirmares qualquer dessas situações, na foto isolada a ave até parece ter colar, a tua maquina tem uma relação entre o zoom e tamanho de sensor que faz com que a câmara intérprete muito do que "vê" ou seja, uma foto é uma interpretação da câmara dos fotões captados pelo sensor, como o sensor é muito pequeno na P1000 e o zoom muito alto o numero de artefactos é muito grande, o bico é pequeno? ou a câmara torna o bico pequeno? se calhar a segunda hipótese, a fronteira do branco de do preto é discutível porque na realidade é mais uma vez a câmara a decidir quais os pixeis que são mais brancos e os mais negros, porque é demasiado informação para o tamanho do sensor. A câmara decidiu que havia uma borda branca nas primarias, decisões, decisões.
por exemplo, na ave das primeiras fotos o bico nem se vê, a câmara apagou o bico, e a puf mau do canto parece mais pequena porque lá está, é um borrão quase sem asas e em que a câmara colocou mais azul e menos castanho.
Aves em voo, em luz forte, com uma P1000 com zoom ao máximo, aposta no video, com fotos vamos estar sempre a debater pixeis.