Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

+2
Gonçalo Elias
Luis
6 participantes

Ir para baixo

Observações Pitões das Junias/Tourem  Maio 2010 Empty Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

Mensagem por Luis Qui maio 27, 2010 4:02 pm

Vou apenas escrever as observações mais importantes,deixo de fora a passarada pequena tal como Verdilhões,Embriza estorninho etc....

Águia de asa redonda-Planalto da Mourela
Águia Cobreira-Planalto da Mourela
Milhafre Real-Planalto da Mourela
Pato-Real-Tourem
Milhafre-Preto-Tourem
Tartaranhão Azulado-Planalto da Mourela
Tartaranhão Caçador-Planalto da Mourela
Peneireiro-Planalto da Mourela
Perdiz Vermelha-Mourela/Tourem (Vi varias aos pares,nidifica mais tarde)
Pombo Torcaz-Tourem
Rola Brava-Tourem/Pitões
Rola Turca(Já chegaram aqui)-Pitões
Melro das Rochas-Planalto da Mourela
Cegonha-Tourem
Tordo-Branco-Pitões
Tordeia-Pitões
Narceja-Tourem(Importantissimo este registo pois significa que ainda nidifica aqui)

Observei algumas rapinas que não consegui identificar,falta me a maquina,está para breve....

Um abraço

Luis
www.abrigosdepitoes.com






















































www.abrigosdepitoes.com

Luis

Número de Mensagens : 3
Idade : 49
Local : Porto
Data de inscrição : 11/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Observações Pitões das Junias/Tourem  Maio 2010 Empty Re: Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 27, 2010 4:13 pm

Olá Luís,

A cegonha em Tourém é um achado, penso que elas não são frequentes nessa zona.

A rola-turca também é interessante, não tenho conhecimento de outros registos acima dos 1000 metros.

Uma pergunta: não viste Lanius collurio?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Observações Pitões das Junias/Tourem  Maio 2010 Empty Re: Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

Mensagem por Luis Qui maio 27, 2010 4:32 pm

Boa noite Gonçalo,

Em relação as cegonhas já as tenho visto aqui há alguns anos,a rola turca vi a primeira vez este ano,quanto ao picanço desta vez não vi mas já tenho observado noutros anos tal como o cuco rabilongo.Achei estranho foi não ter ouvido codornizes,e aproveito para dizer que tambem vi uma colonia de Riparia Riparia a saida de Tourem para Espanha.O tempo estava péssimo não deu para fazer grandes incursões no terreno.

Abraço
Luis

Luis

Número de Mensagens : 3
Idade : 49
Local : Porto
Data de inscrição : 11/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Observações Pitões das Junias/Tourem  Maio 2010 Empty Re: Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 27, 2010 4:39 pm

Olá novamente,

Obrigado pelas informações.

O picanço perguntei porque tipicamente chega muito tarde (meados de Maio) e tinha curiosidade de saber se já andam por lá.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Observações Pitões das Junias/Tourem  Maio 2010 Empty Re: Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

Mensagem por pedrocardia Qui maio 27, 2010 5:43 pm

Olá,

A Cegonha-branca já era presença habitual durnate os últimos anos da estação de anilhagem de Tourém. Posso estar enganado, mas julgo que nidifica numa árvore na margem da albufeira do rio Salas.

De qualquer forma, com ou sem cegonhas, é uma região de grande riqueza ornitológica e não só!

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Observações Pitões das Junias/Tourem  Maio 2010 Empty Re: Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

Mensagem por Filipe Martins Sex maio 28, 2010 7:18 am

Luis escreveu:Achei estranho foi não ter ouvido codornizes
Luis

Aqui na serra da Estrela também não as temos ouvido. Este ano parece que os seus números, pelo menos por aqui, caíram imenso. Têm registos de outros locais onde isto se esteja a passar?

Abraço

Filipe
Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Observações Pitões das Junias/Tourem  Maio 2010 Empty Re: Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

Mensagem por isidoro S Teodoro Sex maio 28, 2010 7:54 am

Nas minhas saidas de campo, o único sítio onde as ouço com maior regularidade é na Ponta da erva. Porém, como em anos anteriores não frequentava o local, não sei se está ou não dentro da normalidade.
Em outros locais por onde tenho andado, dificilmente se houve alguma cantar.
A ideia que tenho é que a Codorniz é uma das aves, que em Portugal, mais tem regredido, tal como a Rola-brava.

Que tal um forcing para a proibição da caça às espécies, em conjunto com outras acções válidas?

Teodoro

isidoro S Teodoro

Número de Mensagens : 73
Idade : 66
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Observações Pitões das Junias/Tourem  Maio 2010 Empty Re: Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

Mensagem por Filipe Martins Sex maio 28, 2010 8:43 am

Pois, a rola-brava aqui também tem, aparentemente, regredido bastante. Outras espécies que este ano estamos a observar em muito menor número são o picanço-barreteiro e o papa-figos. Parece que algumas migradoras passaram por dificuldades este ano.
Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Observações Pitões das Junias/Tourem  Maio 2010 Empty Re: Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

Mensagem por Pedro Marques Sex maio 28, 2010 1:09 pm

na serra da Estrela também não as temos ouvido

Também tenho a sensação que aqui na Ponta da erva o nº de machos a cantar diminuiu bastante em relação aos dois últimos anos!
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

Observações Pitões das Junias/Tourem  Maio 2010 Empty Re: Observações Pitões das Junias/Tourem Maio 2010

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos