Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ID - 23/7 Sapal Venta Moinhos

5 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pedido de ID - 23/7 Sapal Venta Moinhos - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - 23/7 Sapal Venta Moinhos

Mensagem por Pedro Maia Ter Jul 28, 2020 4:24 am

Gilberto Pinelas escreveu:Sim, Hugo, eu percebo o que queres dizer, mas, neste caso, quando referi a projeção das patas, referia-me comparativamente á ave do Maia. Se atentares bem, a ave do Maia e comparativamente aos exemplos que colocaste aqui e bem, não revela uma projeção igual a estes. Apenas se veem os pés rosados e a extremidade da cauda da ave não está alinhada ou próxima dos mesmos ao contrário do alcaravão que, normalmente, os seus pés amarelos estão alinhados ou muito próximos da extremidade da cauda, para além de, na maioria dos casos, os seus tarsos e tíbias amarelas serem visíveis enquanto voa.

Dito isto, e para além dos pormenores das patas, julgo que existem outras características que esta ave apresenta e que não se encaixam na espécie sugerida. Estrutura; Cor e padrão das coberturas infra alares; olho e padrão da cabeça em torno deste, na minha opinião não sugerem alcaravão.

Outra coisa que não deixa de ser curiosa é o facto do observador, neste caso o Pedro Maia, não ter, no mínimo, a noção do tamanho da ave, ao ponto do PRamalho ter colocado a hipótese de uma “Lark”. Se tinha inicialmente a esperança de esta ave ser um alcaravão, não tem a noção do tamanho da mesma? Um bocado estranho, não?

Vê a minha resposta ao Hugo, em termos de tamanho talvez fosse como um guincho, nunca uma cotovia.

Esclareço também que quando vi a ave não fiquei com nenhuma idéia, nem prestei muita atenção porque quando olhei já não a vi de frente, disparei a máquina um pouco por acaso e não tirei mais fotos porque se estava a afastar, não valia a pena, quando vi a foto em casa é que me pareceu que podia ter algumas características de alcaravão, mas sem qualquer grau de certeza.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - 23/7 Sapal Venta Moinhos - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - 23/7 Sapal Venta Moinhos

Mensagem por HL Ter Jul 28, 2020 4:26 am

@Gilberto
Entendo a explicação. Mas como primariamente referiste apenas projecção das patas, geralmente fala-se da projecção das patas para além da extremidade da cauda.
Eu não consigo avaliar com detalhe a cor das patas. E o mesmo, para as estruturas da perna/pata. Por exemplo aquilo que parece ser o final da pata pode ser o tarsometatarso, e os dedos podem não estar visíveis.

Não estou a dizer que é um alcaravão, mas há algumas características compatíveis com a espécie na minha opinião.

Quanto ao tamanho o Pedro Maia, já acrescentou informação.
HL
HL

Número de Mensagens : 1474
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jul 28, 2020 4:50 am

Sim, provavelmente expliquei-me mal em relação à projeção das patas, mas já está esclarecido. E, sim, aceito perfeitamente que vejas características pro alcaravao.
Ai, já? Vou ver, então.

Pedido de ID - 23/7 Sapal Venta Moinhos - Página 2 Patas-6
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo