Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

+3
pedro121
Paulo Alves
João Tomás
7 participantes

Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por João Tomás Ter Ago 11, 2020 3:13 pm

Olá,

Nas últimas duas semanas tenho acompanhado a vida de dois bútios-vespeiros adultos (macho e fêmea) pela Batalha. Passo a descrever o que tenho visto 🙂 A primeira vez que vi um deles vinha a voar de sul com algo nas garras (favo ou bocado de ninho). Acompanhei-o e acabou por pousar numa zona com alguns pinheiros, eucaliptos, carvalhos e salgueiros. Logo de seguida apareceu um a voar em cima de mim. Mal perdi a segunda ave, que era um macho, voltei a ver a primeira ave a sair do local onde tinha pousado. Pensei que poderiam estar de passagem, embora o transporte de alimento me tenha deixado a pensar.

Voltei ao local no dia seguinte e observei ambas as aves a transportar alimento para o mesmo local. Pensei, bem vou tentar explorar a zona. Ao explorar a zona, acabei por fazer levantar um deles. Não encontrei nada de ninho. Decidi voltar ao local no dia seguinte bastante cedo. Como estava muito nevoeiro, acabei por não aparecer no local à primeira hora, e quando lá cheguei aparecu uma das aves, mesmo por cima de mim, com comida nas garras. Já passei a zona a pente fino e nada de ninho (admito que parte do local é inacessível). Mas as aves têm sempre o mesmo comportamento de entrada na zona 😅

O que pergunto é, alguém tem experiência com bútios-vespeiros na época de reprodução? Ou têm ali um frigorífico onde armazenam comida ou então há bocas para alimentar 😁 Caso não encontre o possível ninho, espero pelos juvenis, que deverão estar para sair do ninho. Seria um registo de nidificação incrível para espécie! Pelo menos não tenho conhecimento de casais no litoral.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por Paulo Alves Qua Ago 12, 2020 9:14 am

João Tomás escreveu:Mas as aves têm sempre o mesmo comportamento de entrada na zona

Uma entrada fulminante na zona florestada? A rasar a vegetação mais baixa? É um comportamento típico de entrada na zona do ninho.

Na minha opinião é bem possível que seja um casal reprodutor. Na minha zona as crias ainda não saíram do ninho, mas está para breve.

Pode estar a acontecer uma expansão da espécie para oeste. Ver o caso possível da Lagoa de Óbidos, por exemplo.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por pedro121 Qua Ago 12, 2020 9:39 am

Paulo Alves escreveu:
João Tomás escreveu:Mas as aves têm sempre o mesmo comportamento de entrada na zona

Uma entrada fulminante na zona florestada? A rasar a vegetação mais baixa? É um comportamento típico de entrada na zona do ninho.

Na minha opinião é bem possível que seja um casal reprodutor. Na minha zona as crias ainda não saíram do ninho, mas está para breve.

Pode estar a acontecer uma expansão da espécie para oeste. Ver o caso possível da Lagoa de Óbidos, por exemplo.

E acho que este ano foi confirmado a nidificação na Lourinha
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por João Tomás Qua Ago 12, 2020 10:25 am

Paulo Alves escreveu:Uma entrada fulminante na zona florestada? A rasar a vegetação mais baixa? É um comportamento típico de entrada na zona do ninho.

Exacto Paulo. A questão é que o local é mesmo encostado ao IC2 (ruído com força). Ontem vi a fêmea mas hoje à hora do almoço, em duas horas não observei nenhum dos indivíduos.

Paulo Alves escreveu:Na minha opinião é bem possível que seja um casal reprodutor. Na minha zona as crias ainda não saíram do ninho, mas está para breve.

Mas é o primeiro que registas aí reprodução?

Paulo Alves escreveu:Pode estar a acontecer uma expansão da espécie para oeste. Ver o caso possível da Lagoa de Óbidos, por exemplo.

Pensei no mesmo. E o motivo que me vem assim de repente à cabeça é a vespa-asiática. Já há casos descritos de que ele se alimenta da vespa-asiática (Catalunha, Galiza, Lousada) e então com a expansão dela pode haver uma expansão do bútio-vespeiro. É apenas uma teoria, claro.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por Paulo Alves Qua Ago 12, 2020 10:34 am

João Tomás escreveu:
Paulo Alves escreveu:Na minha opinião é bem possível que seja um casal reprodutor. Na minha zona as crias ainda não saíram do ninho, mas está para breve.

Mas é o primeiro que registas aí reprodução?

Não, mas como referes na primeira mensagem que achavas que estavam de passagem, era para te dar uma ideia que há ainda casais com crias no ninho por cá.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por Paulo Alves Qua Ago 12, 2020 10:43 am

João Tomás escreveu:
Paulo Alves escreveu:Uma entrada fulminante na zona florestada? A rasar a vegetação mais baixa? É um comportamento típico de entrada na zona do ninho.

Exacto Paulo. A questão é que o local é mesmo encostado ao IC2 (ruído com força). Ontem vi a fêmea mas hoje à hora do almoço, em duas horas não observei nenhum dos indivíduos.

Pode não significar nada.
Eles partem muito cedo em busca de alimento, 7h da manhã é normal, e passam imenso tempo em busca de vespeiros, pode significar apenas que não foram ao ninho durante o tempo que lá estiveste, ou como disse antes, o comportamento de entrada no ninho é rasteirinho e dissimulado. Podem muito bem entrar e sair sem serem vistos.

Quanto à localização perto de uma via movimentada, não tenho termo de comparação.

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por HL Qua Ago 12, 2020 1:52 pm

João Tomás escreveu:Exacto Paulo. A questão é que o local é mesmo encostado ao IC2 (ruído com força). Ontem vi a fêmea mas hoje à hora do almoço, em duas horas não observei nenhum dos indivíduos.

Paulo Alves escreveu:Quanto à localização perto de uma via movimentada, não tenho termo de comparação.

Há espécies consideradas super sensíveis à perturbação, e lembro-me pelo menos de 1 ninho de imperial e 1 de cegonha-preta em locais movimentados, o primeiro perto de uma estrada nacional e o segundo perto de um IC.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 12, 2020 2:28 pm

HL escreveu:Há espécies consideradas super sensíveis à perturbação, e lembro-me pelo menos de 1 ninho de imperial e 1 de cegonha-preta em locais movimentados, o primeiro perto de uma estrada nacional e o segundo perto de um IC.

Hugo acho que não acompanhei o teu raciocínio... se estão junto a estradas movimentadas, como é que são super sensíveis?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por PNicolau Qua Ago 12, 2020 2:34 pm

Gonçalo Elias escreveu:
HL escreveu:Há espécies consideradas super sensíveis à perturbação, e lembro-me pelo menos de 1 ninho de imperial e 1 de cegonha-preta em locais movimentados, o primeiro perto de uma estrada nacional e o segundo perto de um IC.
Hugo acho que não acompanhei o teu raciocínio... se estão junto a estradas movimentadas, como é que são super sensíveis?
O raciocínio é que mesmo espécies que são consideradas muito sensíveis podem nidificar em locais movimentados.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por HL Qua Ago 12, 2020 2:38 pm

Gonçalo Elias escreveu:
HL escreveu:Há espécies consideradas super sensíveis à perturbação, e lembro-me pelo menos de 1 ninho de imperial e 1 de cegonha-preta em locais movimentados, o primeiro perto de uma estrada nacional e o segundo perto de um IC.

Hugo acho que não acompanhei o teu raciocínio... se estão junto a estradas movimentadas, como é que são super sensíveis?

Tal como diz o Pedro Nicolau. Basicamente há excepções à regra.

EDIT:
Contudo, não sei o desfecho da época reprodutora, mas que estavam no ninho estavam.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por João Tomás Qua Ago 12, 2020 2:56 pm

Paulo Alves escreveu:Não, mas como referes na primeira mensagem que achavas que estavam de passagem, era para te dar uma ideia que há ainda casais com crias no ninho por cá.

Ok ok. Sim, eu tenho noção que é durante a primeira quinzena de Agosto que a maioria dos juvenis começa a fazer o primeiros voos. Espero que estes sigam a regra porque para a semana já será impossível vê-los Sad

Paulo Alves escreveu:Pode não significar nada.
Eles partem muito cedo em busca de alimento, 7h da manhã é normal, e passam imenso tempo em busca de vespeiros, pode significar apenas que não foram ao ninho durante o tempo que lá estiveste, ou como disse antes, o comportamento de entrada no ninho é rasteirinho e dissimulado. Podem muito bem entrar e sair sem serem vistos.

Quanto à localização perto de uma via movimentada, não tenho termo de comparação.

Bate certo com um dos dias. Cheguei lá às 8h e já vinha a fêmea com algo nas garras. Deve ter saído bem cedo e além disso estava bastante nevoeiro.
Quanto ao ic2 e a perturbações, de facto há espécies e indivíduos que não ligam muito a isso. Mais do que a variabilidade de tolerância entre espécies, haverá muita entre indivíduos.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 12, 2020 3:45 pm

HL escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
HL escreveu:Há espécies consideradas super sensíveis à perturbação, e lembro-me pelo menos de 1 ninho de imperial e 1 de cegonha-preta em locais movimentados, o primeiro perto de uma estrada nacional e o segundo perto de um IC.

Hugo acho que não acompanhei o teu raciocínio... se estão junto a estradas movimentadas, como é que são super sensíveis?

Tal como diz o Pedro Nicolau. Basicamente há excepções à regra.

Entendi. Mas há várias formas de perturbação e nem todas serão igualmente más.

Explicando: perturbação por pessoas e perturbação por ruído / carros são coisas muito diferentes. As pessoas são vistas como uma ameaça, os veículos nem tanto. Sendo junto a uma via rápida onde passem muitos veículos e poucas pessoas (a pé), a ave pode considerar que o local tem risco reduzido. Neste sentido, as situações descritas não seriam necessariamente excepções, configurando antes a adaptação a um tipo diferente de perturbação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por Ricardo Melo Qui Ago 13, 2020 2:01 am

João Tomás escreveu:
Paulo Alves escreveu:Não, mas como referes na primeira mensagem que achavas que estavam de passagem, era para te dar uma ideia que há ainda casais com crias no ninho por cá.

Ok ok. Sim, eu tenho noção que é durante a primeira quinzena de Agosto que a maioria dos juvenis começa a fazer o primeiros voos. Espero que estes sigam a regra porque para a semana já será impossível vê-los Sad

No ano passado um casal de Pernis apivorus nidificou aqui pelo Noroeste e as crias, no dia 11 de setembro, ainda estavam no ninho sem voar. Creio que o fizeram nos dias seguintes...
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por HL Qui Ago 13, 2020 8:38 am

Gonçalo Elias escreveu:
HL escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
HL escreveu:Há espécies consideradas super sensíveis à perturbação, e lembro-me pelo menos de 1 ninho de imperial e 1 de cegonha-preta em locais movimentados, o primeiro perto de uma estrada nacional e o segundo perto de um IC.

Hugo acho que não acompanhei o teu raciocínio... se estão junto a estradas movimentadas, como é que são super sensíveis?

Tal como diz o Pedro Nicolau. Basicamente há excepções à regra.

Entendi. Mas há várias formas de perturbação e nem todas serão igualmente más.

Explicando: perturbação por pessoas e perturbação por ruído / carros são coisas muito diferentes. As pessoas são vistas como uma ameaça, os veículos nem tanto. Sendo junto a uma via rápida onde passem muitos veículos e poucas pessoas (a pé), a ave pode considerar que o local tem risco reduzido. Neste sentido, as situações descritas não seriam necessariamente excepções, configurando antes a adaptação a um tipo diferente de perturbação.

Quando falei de excepções à regra referia-me a indivíduos da mesma espécie, uns mais tolerantes que outros.
A causas de perturbação podem ser diversas, tais como os exemplos que referes (por exemplo ver González et al. 2006). As aves podem considerar que o local tem risco reduzido, ou que pode ser o único local disponível para nidificar e vale a pena o risco (não conheço a área). Há com certeza mais factores que influenciam a escolha do local de nidificação.

González, L.M., Arroyo, B.E., Margalida, A., Sánchez, R., Oria, J., 2006. Effect of human activities on the behaviour of breeding Spanish imperial eagles (Aquila adalberti): management implications for the conservation of a threatened species. Animal Conservation 9, 85–93. https://doi.org/10.1111/j.1469-1795.2005.00016.x
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida de nidificação de Pernis apivorus Empty Re: Dúvida de nidificação de Pernis apivorus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos