Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anthus - Beja - 1/11/2020

4 participantes

Ir para baixo

Anthus - Beja - 1/11/2020 Empty Anthus - Beja - 1/11/2020

Mensagem por JP Gonçalves Sex Nov 06, 2020 11:18 am

Ambas pratensis? Uma apresenta as marcações do peito bem mais escuras e marcadas, mas não sei se é uma variação normal das pratensis...

Anthus - Beja - 1/11/2020 Dscn0622
Anthus - Beja - 1/11/2020 Dscn0623

A ave mais marcada:
Anthus - Beja - 1/11/2020 Dscn0624

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Local : Vila Viçosa | Beja

Ir para o topo Ir para baixo

Anthus - Beja - 1/11/2020 Empty Re: Anthus - Beja - 1/11/2020

Mensagem por PNicolau Sex Nov 06, 2020 3:06 pm

Sim, está dentro da variação de pratensis. Cervinus tem um barrado mais forte, flancos mais limpos, e na primeira foto vê-se o uropígio liso
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por JP Gonçalves Sex Nov 06, 2020 6:30 pm

Obrigado! Wink

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Local : Vila Viçosa | Beja

Mensagem por Gilberto Pinelas Sáb Nov 07, 2020 7:55 am

A anthus cervinus tem os flancos mais limpos??? Bom, eu julgava que era ao contrário. Dizeres que a anthus cervinus tem ou apresenta um riscado/barrado mais grosso, mais marcante, tudo bem, mas, dizeres que tem flancos mais limpos, acho que não está correto, e, assim, induzes as pessoas em erro… Smile

Anthus - Beja - 1/11/2020 COMP-1A

Anthus - Beja - 1/11/2020 COMP-2A

Anthus - Beja - 1/11/2020 COMP-3A
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais

Mensagem por PNicolau Dom Nov 08, 2020 4:49 am

Mais limpos a nível de cor, como mostram bem as tuas fotos comparativas, mas que não fazem muito sentido porque estás a misturar aves em plumagem nupcial com aves imaturas.

Mas para ser mais claro, porque tens razão que a minha afirmação pode ser induzida em erro. As marcações das cervinus nos flancos são mais "clean cut" do que as pratensis, riscas de preto mais sólido em fundo mais claro (vs pratensis que frequentemente tem os flancos alaranjados em plumagem de inverno) . Isto vê-se bem na segunda foto do comparativo do lado direito.
PNicolau
PNicolau

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Nov 09, 2020 8:41 am

Queres dizer que, excetuando o riscado/barrado, a anthus cervinus têm os flancos mais limpos a nível de cor? Hum, não me parece que seja assim tão trivial como dizes, PNicolau.

Concordo que as marcações (riscado/barrado) na anthus cervinus sejam mais “clean cut”, isso parece-me evidente em termos genéricos, agora dizeres que a anthus cervinus tem os flancos mais limpos que a anthus pratensis em termos de cor e em plumagem de inverno, não concordo, repito.

Exemplos net:

Anthus - Beja - 1/11/2020 Comp1

Anthus - Beja - 1/11/2020 Comp2

Anthus - Beja - 1/11/2020 Comp3

Exemplos/minhas fotos:

Anthus - Beja - 1/11/2020 Comp4

Anthus - Beja - 1/11/2020 Comp5
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Samuel Patinha Seg Nov 09, 2020 8:59 am

Gilberto Pinelas escreveu:Queres dizer que, excetuando o riscado/barrado, a anthus cervinus têm os flancos mais limpos a nível de cor? Hum, não me parece que seja assim tão trivial como dizes, PNicolau.

Concordo que as marcações (riscado/barrado) na anthus cervinus sejam mais “clean cut”, isso parece-me evidente em termos genéricos, agora dizeres que a anthus cervinus tem os flancos mais limpos que a anthus pratensis em termos de cor e em plumagem de inverno, não concordo, repito.

Exemplos net:

Anthus - Beja - 1/11/2020 Comp1

Anthus - Beja - 1/11/2020 Comp2

Anthus - Beja - 1/11/2020 Comp3

Exemplos/minhas fotos:

Anthus - Beja - 1/11/2020 Comp4

Anthus - Beja - 1/11/2020 Comp5

Gilberto, uma questão. Quantos cervinus já viste lado a lado com pratensis? (sem ser em nupcial)

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro

Mensagem por PNicolau Seg Nov 09, 2020 10:07 am

Eu continuo confuso porque é que o Gilberto continua a comparar cervinus 1º inverno com pratensis adultas em plumagem nupcial. Mas eu nunca disse que pratensis não podem ter os flancos brancos, eu disse que "frequentemente têm os flancos alaranjados". O que continua a ser verdade, em particular é o caso das duas aves da foto original. Eu posso meter aqui um print screen do Collins, mas acho que toda a gente tem o livro/aplicação, e basta ver a plumagem fresca de pratensis no Outono e comparar com a de 1º inverno de cervinus. Não é uma questão de concordar ou não concordar.
PNicolau
PNicolau

Tiago Pina Guerreiro e João D. Esteves gostam desta mensagem

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Nov 10, 2020 7:24 am

Quantas vi? Bom, para começar e por diversas razões, o Gilberto acha que este tipo de questionário/informação não acrescenta mais valia neste caso, mas vai fazer-te a vontade: encaixadas num bando de anthus pratensis e á borda de uma albufeira, viu duas anthus cervinus.

Satisfeita a tua curiosidade e para este caso concreto, já agora, o Gilberto também gostaria de saber o que retiras da informação prestada. Chegaste a alguma conclusão interessante?

PNicolau, invocares apenas o “Collins/ilustrações” para justificares aquilo que dizes, parece-me demasiado parco. Á semelhança dos múltiplos manuais/guias de aves existentes, extremamente uteis á identificação das aves, isso é indiscutível, este ou estes, não são uma “bíblia”, nem tão pouco conseguem corresponder a 100% á incomensurável realidade do mundo das aves, sobretudo, no que diz respeito ás suas diversas variações de cor e padrão no seio das espécies. E não estou a dizer que as anthus pratensis em determinado ciclo da sua vida, neste caso, no inverno, não têm ou não podem ter a dita plumagem mais alaranjada nos flancos, agora, dizeres taxativamente que apresentam sempre essa coloração no inverno e nos seus flancos, não é verdade, logo, em regra geral poderei aceitar o que dizes, mas nunca como regra geral.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Samuel Patinha Ter Nov 10, 2020 8:11 am

Gilberto Pinelas escreveu:Quantas vi? Bom, para começar e por diversas razões, o Gilberto acha que este tipo de questionário/informação não acrescenta mais valia neste caso, mas vai fazer-te a vontade: encaixadas num bando de anthus pratensis e á borda de uma albufeira, viu duas anthus cervinus.

Satisfeita a tua curiosidade e para este caso concreto, já agora, o Gilberto também gostaria de saber o que retiras da informação prestada. Chegaste a alguma conclusão interessante?

Ai acrescenta, acrescenta... Pode dizer ao Giberto (não gosto nada de pessoal a falar na terceira pessoa, fazem-me lembrar os jogadores de futebol e alguma falta de educação) que entendo agora o porquê dessas dúvidas todas. Com apenas duas aves vistas, acredito que a experiência no campo neste par seja próxima de zero e assim sendo não faz ideia nenhuma do que está a defender, como penso que seja o caso de muitos dos casos que já apresentou em diversos tópicos, o que dá mais uma vez a ideia de ser muito teórico (e aqui tenho de lhe dar os louros, que nota-se que estuda bastante, infelizmente não as nossas espécies) mas falta a outra parte... a experiência em campo. Essas dúvidas que está a colocar e a tentar justificar com fotos, tiradas sabe-se lá de onde, que tentam mostrar o que está erradamente a defender, não é o normal de se ver no campo. Portanto, da minha parte, agradeço a resposta e estou esclarecido.

Gilberto Pinelas escreveu:PNicolau, invocares apenas o “Collins/ilustrações” para justificares aquilo que dizes, parece-me demasiado parco....
Quando o guia mais usado pelos observadores da nossa zona resolve porquê ir pesquisar livros da Cochinchina? Para tentar baralhar as pessoas??

Samuel Patinha

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Nov 10, 2020 11:01 am

Samuel, confesso que tenho realizado um enorme esforço para lidar com alguns dos teus comentários tecidos relativamente a algumas aves, estas, sim, de terceiros, onde me incluo. No entanto, embora a tentação seja muita, ainda não é hoje que irei tecer quaisquer comentários acerca da tua ou das tuas posturas neste âmbito. Não, não é, Samuel. Lamento desiludir-te.

Relativamente á questão em observância, ao facto de ter visto apenas duas “anthus cervinus”, é óbvio que a tua resposta não me surpreende de todo, tanto mais que, a pergunta formulada pelo PNicolau, estendia, obviamente, a passadeira nesse sentido. Mesmo assim, não há que ter medo de dizer a verdade, Samuel. Quanto ao meu conhecimento e o que isso aporta ou não á questão e também á minha pessoa, também me parece óbvio que será sempre discutível, pois, nem tu, nem o PNicolau, me conhecem, nem tão pouco o meu percurso, a minha experiência e a relação que estabeleci desde criança com determinadas aves que aqui discutimos diversas vezes. É o caso desta, por acaso. Mas, também, não irei divulgar o que seja nesse sentido, muito menos, e permite-me a expressão, medir “pilas”. Talvez um dia o faça, mas, hoje, não, Samuel. Nem tão pouco irei perguntar-te quantas viste, o que viste ou coisa que o valha. Sabes porquê? Porque basta estar atento ao que cada um de nós coloca aqui e analisar os respetivos comentários/opiniões. Para mim, basta isso...

No que diz respeito á tua opinião acerca do que eu disse acerca do “Collins/ilustrações”, lamento desiludir-te novamente, mas, não só mantenho a minha opinião, como reitero as minhas palavras, Samuel: Á semelhança dos múltiplos manuais/guias de aves existentes, extremamente uteis á identificação das aves, isso é indiscutível, este ou estes, não são uma “bíblia”, nem tão pouco conseguem corresponder a 100% á incomensurável realidade do mundo das aves, sobretudo, no que diz respeito ás suas diversas variações de cor e padrão no seio das espécies.

Para terminar, e respondendo ás questões que me colocaste, apenas o seguinte: Samuel, em termos de literatura/livros neste âmbito e para além do “Collins”, há mais vida. Parece-me demasiado redutor/amador/principiante, isto para não dizer patético, que, pelo facto do “Collins” ser o manual/livro mais utilizado pelos observadores portugueses, não existiam outros livros, alguns mais técnicos, com excelente informação, com mais detalhe, etc, e que não possam ou não devam ser contemporizados/utilizados em jeito de complementaridade, que seja, pelos observadores da nossa zona, como lhes chamas. Aliás, o próprio PNicolau e o PRamalho, devem estar atónitos com esta tua brilhante visão/prespectiva. Só podem estar. Enfim…

Continuação de boas observações, e, já agora, de vez em quando, coloca aqui umas fotos para animar a coisa, para a “malta” comentar e em simultâneo desenvincilhares-te dessa amargura que dá cabo de ti, Samuel. Alinhas nisso?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Samuel Patinha Ter Nov 10, 2020 12:21 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Samuel, confesso que tenho realizado um enorme esforço para lidar com alguns dos teus comentários tecidos relativamente a algumas aves, estas, sim, de terceiros, onde me incluo. No entanto, embora a tentação seja muita, ainda não é hoje que irei tecer quaisquer comentários acerca da tua ou das tuas posturas neste âmbito. Não, não é, Samuel. Lamento desiludir-te.
Pois, parece que é unânime e recíproca esta vontade de responder...

Gilberto Pinelas escreveu:... pois, nem tu, nem o PNicolau, me conhecem, nem tão pouco o meu percurso, a minha experiência e a relação que estabeleci desde criança com determinadas aves que aqui discutimos diversas vezes. É o caso desta, por acaso. ... Nem tão pouco irei perguntar-te quantas viste, o que viste ou coisa que o valha.
Pela sua resposta no comentário anterior, a sua experiência "no caso desta" espécie não me parece assim muita vasta, mas começo a ficar confuso com tanto texto junto.
Quanto às minhas observações de Anthus cervinus, não são assim muitas (fica um apanhado dos registos que tenho no ebird), mas já vi aves suficientes para perceber o que o Nicolau está, e bem, a tentar transmitir a quem quiser aprender alguma coisa nova.
Anthus - Beja - 1/11/2020 310

Gilberto Pinelas escreveu:Sabes porquê? Porque basta estar atento ao que cada um de nós coloca aqui e analisar os respetivos comentários/opiniões. Para mim, basta isso...
cheers Finalmente alguma coisa com o que concordamos  Very Happy

Gilberto Pinelas escreveu: No que diz respeito á tua opinião acerca do que eu disse acerca do “Collins/ilustrações”, lamento desiludir-te novamente, mas, não só mantenho a minha opinião, como reitero as minhas palavras, Samuel: Á semelhança dos múltiplos manuais/guias de aves existentes, extremamente uteis á identificação das aves, isso é indiscutível, este ou estes, não são uma “bíblia”, nem tão pouco conseguem corresponder a 100% á incomensurável realidade do mundo das aves, sobretudo, no que diz respeito ás suas diversas variações de cor e padrão no seio das espécies.
Se ler com atenção, o que eu disse não foi isso. Eu sou completamente a favor de se consultar vários livros e artigos diferentes. (duas vezes a concordar consigo no mesmo post). Se bem que neste caso em concreto está-se a discutir algo um bocadinho diferente, que será uma plumagem dita "normal" e não variações, o que vem bem retratado no Collins... mas já que pede, posso colocar aqui uns recortes do Pipits por ex... que vai dar ao mesmo:

Anthus - Beja - 1/11/2020 510
Anthus - Beja - 1/11/2020 410

Gilberto Pinelas escreveu:Para terminar, e respondendo ás questões que me colocaste, apenas o seguinte: Samuel, em termos de literatura/livros neste âmbito e para além do “Collins”, há mais vida. Parece-me demasiado redutor/amador/principiante, isto para não dizer patético, que, pelo facto do “Collins” ser o manual/livro mais utilizado pelos observadores portugueses, não existiam outros livros, alguns mais técnicos, com excelente informação, com mais detalhe, etc, e que não possam ou não devam ser contemporizados/utilizados em jeito de complementaridade, que seja, pelos observadores da nossa zona, como lhes chamas. Aliás, o próprio PNicolau e o PRamalho, devem estar atónitos com esta tua brilhante visão/prespectiva. Só podem estar. Enfim…
Aqui nem vale a pena comentar... a carapuça não me serviu de todo e portanto estou novamente de acordo com o que é dito (3 vezes, deve ser um recorde pessoal  Very Happy )

Gilberto Pinelas escreveu:Continuação de boas observações, e, já agora, de vez em quando, coloca aqui umas fotos para animar a coisa, para a “malta” comentar e em simultâneo desenvincilhares-te dessa amargura que dá cabo de ti, Samuel. Alinhas nisso?
Alinho pois! O tempo para as aves não tem sido muito mas posso começar a fazê-lo de vez em quando. (só tinha este adulto aqui à mão)
Anthus - Beja - 1/11/2020 610

Boas observações!

Samuel Patinha

Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo