Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lista das espécies de aves em Portugal

+2
António A Gonçalves
Georg Schreier
6 participantes

Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Georg Schreier Seg Jun 21, 2010 4:58 am

Existe uma lista atualizada de todas as espécies de aves já registrada em Portugal? Publicado ?

Georg

Georg Schreier

Número de Mensagens : 87
Local : Faro
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.birdwatching-algarve.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por António A Gonçalves Seg Jun 21, 2010 3:08 pm

A última lista das aves de Portugal Continental que eu tenho conhecimento, foi publicada com o título: Lista sistemática das Aves de Portugal Continental, no Anuário Ornitológico 5, pp74-132 (2007).

António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 22, 2010 3:39 am

Olá Georg,

No portal avesdeportugal.info encontras a lista de todas as espécies mas estão ordenadas alfabeticamente e não por ordem taxonómica.

Vou ver se consigo disponibilizar lá a lista de espécies actualizada, num formato disponível para download.

Gruss,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Georg Schreier Qua Jun 23, 2010 3:35 pm

Obrigado António e Gonçalo, vou ver. Uma lista por ordem alfabeticamente (se-calhar, por novo ordem...) e disponivel para download seria optimo... Lista das espécies de aves em Portugal Icon_exclaim

Georg

Georg Schreier

Número de Mensagens : 87
Local : Faro
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.birdwatching-algarve.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 01, 2017 7:58 am

Lá diz o ditado: mais vale tarde que nunca. Very Happy

Sete anos depois de apresentado o pedido, está finalmente disponível uma lista completa e actualizada das espécies de aves registadas em Portugal Continental.

Para consultar a lista ou fazer download basta clicar aqui.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por PNicolau Sáb Jul 01, 2017 9:30 am

Aquila nipalensis?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por PNicolau Sáb Jul 01, 2017 9:36 am

Gyps africanus?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 01, 2017 9:36 am

PNicolau escreveu:Aquila nipalensis?

Está no apêndice 1.

PNicolau escreveu:Gyps africanus?

Idem.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por PNicolau Sáb Jul 01, 2017 9:38 am

Ok vi agora. Eu discordo com o estatuto do Gyps africanus pelo menos.
Mas então Tadornas ferruginea também lá devia estar.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 01, 2017 9:43 am

PNicolau escreveu:Ok vi agora. Eu discordo com o estatuto do Gyps africanus pelo menos.

Sim, é discutível - mas se pusesse na lista principal também era discutível...  Very Happy

Seja como for, esta lista pode ser actualizada sempre que se justifique (uma vez feita a base, as actualizações são relativamente simples, tal como acontece com as listas distritais).

PNicolau escreveu:Mas então Tadornas ferruginea também lá devia estar.

Tadorna ferruginea pertence à categoria B (já nidificou no passado, nomeadamente no Guadiana), e é por isso que aparece na lista principal, tal como aliás o Tetrao urogallus, o Gypaetus barbatus, a Haliaaetus albicilla, o Turnix sylvaticus, o Asio capensis e a Chersophilus duponti.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por PNicolau Sáb Jul 01, 2017 9:44 am

Ahhh muito interessante, não sabia do Tadorna. Fixe
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 01, 2017 9:47 am

Cito do Big Book:

• Pato-casarca Tadorna ferruginea
Pato-ferrugíneo, Pato-pintado

Acidental, nidificante extinto

O pato-casarca terá sido, em tempos, relativamente comum nalgumas regiões do centro e sul da Península Ibérica (Bernis 1966) e, nos finais do século XIX, nidificava ainda em Portugal, nas ilhotas um pouco a montante da foz do Guadiana (Carlos de Bragança 2002). Aliás, nas colecções do Aquário Vasco da Gama existem, actualmente, três exemplares (dois machos adultos e um indivíduo juvenil), capturados naquela zona em Maio de 1888 (Carlos de Bragança 1903a, Reiner 1975). Para além da informação relativa à nidificação da espécie, D. Carlos menciona também ter obtido um exemplar no estuário do Sado, em Agosto de 1887. Posteriormente, no início do século XX, Tait (1924) refere-se à espécie como sendo muito rara, não mencionando a sua nidificação, e assinala a existência de um exemplar no Museu Politécnico de Lisboa e de três no Museu da Liga Naval Portuguesa (os mesmos que, actualmente, estão no Aquário Vasco da Gama). Desde essa época, não se conhecem observações da espécie até aos anos 1990.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por PNicolau Sáb Jul 01, 2017 11:54 am

Alguns comentários:
Anas strepera - Pouco comum?
Diomedea exulans? Não sei que validade tem este registo mas considerando que não está aceite pelo CPR, não tem página no portal e aos anos a que foi feito, com a quantidade tremenda de espécies passíveis de serem confundidas, parece-me que não tem qualquer credibilidade.
Puffinus baroli - pelo menos um estudo mostra que é uma invernante regular nas nossas águas, não é acidental.
Circus cyaneus - residente? Não me parece que haja quaisquer evidências nesse sentido.
Accipiter nisus - pouco comum? (difícil de detectar =/= pouco comum)
Pandion - estival também..
Fulica americana - na minha opinião, este registo não conta.
Actitis hypoleucos - pouco comum?
Sterna hirundo - comum? (não que não ache que seja comum, mas em comparação com outras pouco comuns então é bastante escassa até)
Larus genei - rara? A espécie actualmente não é rara, mais fácil de ver do que Sterna hirundo
Columba livia - comum? E que tal raro? Smile
Coruja-do-nabal - rara?
Anthus cervinus - cada vez para mais invernante, e já há suspeitas disso há bastante tempo
Locustella luscinioides - como é que é mais rara do que naevia? Para mim ela é localmente comum
Rouxinol-dos-caniços - Pouco comum?


Custa-me um bocado este sistema de comum/pouco comum/raro, é demasiado básico e arbitrário.
Pelo menos Muito comum/Comum/(Escasso)/Raro ou talvez Localizado

Assim tens coisas como Actitis e strepera com o mesmo grau de raridade como Mergus serrator e Locustella naevia.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 01, 2017 12:13 pm

Obrigado pelos pertinentes comentários. Responderei oportunamente.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por pedro121 Sáb Jul 01, 2017 12:27 pm

PNicolau escreveu:
Diomedea exulans? Não sei que validade tem este registo mas considerando que não está aceite pelo CPR, não tem página no portal e aos anos a que foi feito, com a quantidade tremenda de espécies passíveis de serem confundidas, parece-me que não tem qualquer credibilidade.

E os splits...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por pedro121 Sáb Jul 01, 2017 12:28 pm

PNicolau escreveu:
Puffinus baroli - pelo menos um estudo mostra que é uma invernante regular nas nossas águas, não é acidental.

Eu estou de acordo que não é acidental, mas nestas espécies marítimas classificações como invernantes/estivais/residentes são muito enganosas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por pedro121 Sáb Jul 01, 2017 12:29 pm

PNicolau escreveu:

Custa-me um bocado este sistema de comum/pouco comum/raro, é demasiado básico e arbitrário.
Pelo menos Muito comum/Comum/(Escasso)/Raro ou talvez Localizado

Sistema americano...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por pedro121 Sáb Jul 01, 2017 12:30 pm

Gonçalo Elias escreveu:Lá diz o ditado: mais vale tarde que nunca. Very Happy

Sete anos depois de apresentado o pedido, está finalmente disponível uma lista completa e actualizada das espécies de aves registadas em Portugal Continental.

Para consultar a lista ou fazer download basta clicar aqui.

Fixe!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por pedro121 Sáb Jul 01, 2017 12:42 pm

PNicolau escreveu:
Circus cyaneus - residente? Não me parece que haja quaisquer evidências nesse sentido.

Tendo em conta que é um reprodutor muito escasso. Não?

http://www.icnf.pt/portal/naturaclas/rn2000/resource/docs/rn-plan-set/aves/circ-cyaneus
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 01, 2017 12:46 pm

Atenção que residente não é sinónimo de sedentário.

Residente significa que ocorre ao longo de todo o ano numa determinada zona (não necessariamente os mesmos indivíduos).
Sedentário significa que não migra.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por PNicolau Sáb Jul 01, 2017 1:36 pm

Gonçalo Elias escreveu:Atenção que residente não é sinónimo de sedentário.

Residente significa que ocorre ao longo de todo o ano numa determinada zona (não necessariamente os mesmos indivíduos).
Sedentário significa que não migra.
Mas repara que para algumas espécies tens Estival/Invernante. Qual é a diferença?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jul 01, 2017 1:46 pm

Isso só acontece no caso do garçote, mas agora que penso melhor nisso talvez devesse ficar Estival / Invernante ou então apenas Estival, já que a população invernante é residual.

Já agora respondo também a esta parte:

PNicolau escreveu:Custa-me um bocado este sistema de comum/pouco comum/raro, é demasiado básico e arbitrário.
Pelo menos Muito comum/Comum/(Escasso)/Raro ou talvez Localizado

Tens alguma razão, mas qualquer que seja o sistema que uses, vais ter sempre imensos casos de fronteira entre duas categorias nos quais terás de decidir por uma ou por outra. E tens sempre vários casos que não parecem encaixar em categoria nenhuma. Podes fazer o exercício, mas não é fácil.

As questões das espécies que colocaste aqui eu responderei mais tarde.

Já agora, podem continuar a usar este tópico para apresentar ideias e sugestões para a lista, a minha ideia é ir fazendo revisões regulares da mesma e isso poderá incluir alterações de categorias de abundância, por exemplo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Luis Silva Dom Jul 02, 2017 3:00 am

O Numenius tenuirostris não faz sentido colocar também como extinto? há quantos anos foi o ultimo registo em pt?...isto assumindo que ainda existe algum

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Luis Silva Dom Jul 02, 2017 3:02 am

O Anthus trivialis durante a passagem outonal não é comum em todo o pais?

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das espécies de aves em Portugal Empty Re: Lista das espécies de aves em Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos