Rapinas diurnas do mundo
+6
José Frade
Pedro Maia
Rogerio
pcaseirito
Gonçalo Elias
Paulo Alves
10 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves do Mundo
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
Rapinas diurnas do mundo
Tópico para ir acumulando rapinas diurnas.
Águia-gavião-javanesa (Nisaetus bartelsi)
Endémica da ilha de Java, tem o estatuto de em Perigo, estando a população selvagem estimada nuns míseros 300-500 indivíduos adultos.
Para além da perda de habitat a captura ilegal é também um enorme factor de ameaça para esta impressionante rapina.
Águia-gavião-javanesa (Nisaetus bartelsi)
Endémica da ilha de Java, tem o estatuto de em Perigo, estando a população selvagem estimada nuns míseros 300-500 indivíduos adultos.
Para além da perda de habitat a captura ilegal é também um enorme factor de ameaça para esta impressionante rapina.
Última edição por Paulo Alves em Qua Dez 09, 2020 3:56 pm, editado 4 vez(es)
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Re: Rapinas diurnas do mundo
Bútio-de-cauda-vermelha
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Pigargo-europeu / Águia-rabalva
Uma das poucas águias grandes europeias que não ocorre em Portugal, e uma espécie que tenho o prazer de ver muito regularmente (e tenho da minha window list )
Uma das poucas águias grandes europeias que não ocorre em Portugal, e uma espécie que tenho o prazer de ver muito regularmente (e tenho da minha window list )
Essa última na Noruega é mato, não?
[quote="José Frade"]
Onde é que vês os nomes em português? Na wikipédia muitas vezes são em brasileiro e por isso fui ver à avibase, que tem nomes em português de portugal e do Brasil.
Pedro Maia escreveu:
Não, esse que tu meteste é o bútio-preto-grande.
Onde é que vês os nomes em português? Na wikipédia muitas vezes são em brasileiro e por isso fui ver à avibase, que tem nomes em português de portugal e do Brasil.
Pedro Maia- Número de Mensagens : 1473
Não há para a grande maioria das espécies, mas dentro de pouco tempo (espero) vais ter novidadesPedro Maia escreveu:José Frade escreveu:Pedro Maia escreveu:
Pedro Maia gosta desta mensagem
Esta é um dos casos de maior sucesso de recuperação de uma espécie.Gonçalo Elias escreveu:Essa última na Noruega é mato, não?
Pedro Maia escreveu:José Frade escreveu:Pedro Maia escreveu:
As listas de nomes que existem são um bocado confusas porque:
- não há uma lista de nomes portugueses para as aves de todo o mundo
- as listas existentes (necessariamente incompletas) misturam nomes portugueses, brasileiros e, por vezes, africanos
- há muitas discrepâncias entre as várias listas
Como o Frade referiu, em breve haverá novidades (talvez dentro de 3 ou 4 meses, vamos ver).
PNicolau e Pedro Maia gostam desta mensagem
Basicamente. No norte da Noruega pode ser localmente bastante comum, mas na altura da nidificação ficam mais secretivas. No inverno, é basicamente esperar num fiorde até que as gaivotas comecem a ficar malucasGonçalo Elias escreveu:Essa última na Noruega é mato, não?
O Secretário é uma ave espectacular, uma das que está na minha most wanted list
Infelizmente nunca fui a África
Qual é a época de nidificação delas? É que estive lá em Maio e não foi nada difícil de as verPNicolau escreveu:Basicamente. No norte da Noruega pode ser localmente bastante comum, mas na altura da nidificação ficam mais secretivas. No inverno, é basicamente esperar num fiorde até que as gaivotas comecem a ficar malucasGonçalo Elias escreveu:Essa última na Noruega é mato, não?
Sim, isso depende das zonas, a Noruega é um país de 2000 km de extensão. Há sempre aves não reprodutoras um pouco por todo o lado, mas em zonas onde não nidificam elas desaparecem um bocado na época reprodutora. Em Tromsø eu só vejo adultos basicamente no Outono e Inverno, por exemplo. E nessas alturas vêem-se quase todos os dias. Mas se fores para algumas zonas com densidades muito elevadas então devem ser mesmo mato. Na viagem que eu fiz ao Cabo Norte em Junho vi aos montes. Mas aí as densidades são realmente elevadas.José Frade escreveu:Qual é a época de nidificação delas? É que estive lá em Maio e não foi nada difícil de as verPNicolau escreveu:Basicamente. No norte da Noruega pode ser localmente bastante comum, mas na altura da nidificação ficam mais secretivas. No inverno, é basicamente esperar num fiorde até que as gaivotas comecem a ficar malucasGonçalo Elias escreveu:Essa última na Noruega é mato, não?
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4