Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que espécie de gaivota é esta?

+4
Carlos Patrício
pedro121
barrento
SaraCarvalho
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por SaraCarvalho Qui Jun 24, 2010 1:50 pm

Olá,
aqui estou eu com mais uma duvida!
Que espécie de gaivota é esta?

Que espécie de gaivota é esta? Seagull_1_by_Saritita

Beijinhos,
Sara
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por SaraCarvalho Sex Jun 25, 2010 5:50 am

Já tive 61 visitas e ninguem sabe qual é?
Deve ser muito rara!Laughing
Tou a brincar Razz
Gostava mesmo de saber que especie é esta, ja vi todas as gaivotas no avesdeportugal.info e nada Sad
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por barrento Sex Jun 25, 2010 6:21 am

Olá Sara,
Não serei a pessoa mais indicada para responder. As gaivotas são difíceis de identificar, especialmente nos primeiros anos de vida, em que têm várias plumagens diferentes, como é o caso. Ainda por cima estará na muda da pena. Arrisco a gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis) mas será melhor esperares pela resposta dos cracks aqui do site... Smile
Beijinhos,
Eduardo
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por pedro121 Sex Jun 25, 2010 6:41 am

Boas

Eu concordo, é uma gaivota de pata amarelas a fazer a muda para 2º inv. (ou será 2º verão?...algo confuso...Smile )
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por SaraCarvalho Sex Jun 25, 2010 6:46 am

A minha teoria era:

ser um jovem de Gaivota-d'asa-escura, isto porque o bico é escuro como os dos jovens de Gaivota-d'asa-escura mas na vedade não sei até que ponto o bico da Gaivota-de-patas-amarelas (ou Gaivota-argêntea como gosto mais de lhe chamar) jovem não será igualmente escuro.

Rolling Eyes grande confusão...

mas na verdade ainda não percebo muito disto Neutral
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por SaraCarvalho Sex Jun 25, 2010 6:47 am

Mas deve ser uma Gaivota-argêntea! Very Happy Very Happy
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por Carlos Patrício Sex Jun 25, 2010 7:19 am

Na minha opinião é uma gaivota-de-patas-amarelas Que espécie de gaivota é esta? Icon_smile

Cumprimentos,
Carlos Patrício
Carlos Patrício
Carlos Patrício

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Local : Amadora
Data de inscrição : 18/08/2008

http://www.flickr.com/photos/carlosp17

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por pedro121 Sex Jun 25, 2010 1:26 pm

SaraCarvalho escreveu:
ser um jovem de Gaivota-d'asa-escura, isto porque o bico é escuro como os dos jovens de Gaivota-d'asa-escura mas na vedade não sei até que ponto o bico da Gaivota-de-patas-amarelas (ou Gaivota-argêntea como gosto mais de lhe chamar) jovem não será igualmente escuro.
Rolling Eyes grande confusão...

Boas

De facto ambas as especies nesta idade apresentam o bico escuro, a diferença entre ambas nesta idade tambem é dificil de avaliar pelo padrão das penas porque para alem da semelança inicial, as penas nesta altura do ano estão bastante desgastadas nas aves de 1 ano, mas os juvenis de gaivotas de patas amarelas são por norma mais claros que os de asa escura, principalmente na cabeça e nas partes inferiores.

Mas lá está, as gaivotas é daqueles grupos em que a experiencia conta (eu ainda preciso de mais alguns anos para perceber mais algumas coisas) e acima de tudo é necesario aves tipo para podermos comparar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por SaraCarvalho Sex Jun 25, 2010 4:59 pm

Bom, esta é espintalgada até dizer chega mas vamos acreditar que é uma gaivota de patas amarelas (ou argentea não sei porque não a chamam assim).
Obrigada a todos!
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 28, 2010 12:50 pm

SaraCarvalho escreveu:Bom, esta é espintalgada até dizer chega mas vamos acreditar que é uma gaivota de patas amarelas (ou argentea não sei porque não a chamam assim).

O nome gaivota-argêntea é a meu ver o mais correcto e era assim que a espécie era conhecida até 1990 (aproximadamente).

Quando se deu o "split" de Larus argentatus e L. cachinnans, os ingleses mantiveram o nome Herring Gull para a Larus argentatus (que, veja-se bem, significa gaivota-dos-arenques!) e inventaram o nome Yellow-legged Gull para a L. cachinnans (depois michahellis). Ora acontece que nós sempre conhecemos as "nossas" gaivotas pelo nome gaivota-argêntea, por isso não vejo razão para mudar, já que as aves são as mesmas que cá havia antes!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por SaraCarvalho Seg Jun 28, 2010 1:34 pm

É isso mesmo Gonçalo! Para mim vai continuar a ser Argêntea! Very Happy
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por pedro121 Seg Jun 28, 2010 3:04 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Quando se deu o "split" de Larus argentatus e L. cachinnans, os ingleses mantiveram o nome Herring Gull para a Larus argentatus (que, veja-se bem, significa gaivota-dos-arenques!) e inventaram o nome Yellow-legged Gull para a L. cachinnans (depois michahellis). Ora acontece que nós sempre conhecemos as "nossas" gaivotas pelo nome gaivota-argêntea, por isso não vejo razão para mudar, já que as aves são as mesmas que cá havia antes!

Boas

Bem, embora eu concorde com o principio, neste caso em particular tenho dois pequenos problemas, o primeiro é que o meu guia é em inglês e por isso sou influenciado para as patas amarelas Very Happy (mas claro o problema é meu) , a outra questão é de ordem mais pratica, argêntea quer dizer prateada (certo?) e como nos chamamos á Larus argentatus Prateada...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 28, 2010 3:46 pm

pedro121 escreveu:Bem, embora eu concorde com o principio, neste caso em particular tenho dois pequenos problemas, o primeiro é que o meu guia é em inglês e por isso sou influenciado para as patas amarelas Very Happy (mas claro o problema é meu)

Totalmente de acordo, especialmente com o que está entre parêntesis Que espécie de gaivota é esta? Fresse

pedro121 escreveu:a outra questão é de ordem mais pratica, argêntea quer dizer prateada (certo?) e como nos chamamos á Larus argentatus Prateada...

Parece-me que estás a ver as coisas do fim para o princípio. Na minha opinião, primeiro temos de arranjar nomes para os nossos bichos e só depois para os dos outros... Que espécie de gaivota é esta? Suspect

Nota que o nome gaivota-de-patas-amarelas é potencialmente confuso, pois a outra espécie que por cá aparece em grandes números (a L. fuscus) tem as patorras... amarelas! Que espécie de gaivota é esta? Icon_basketball
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por pedro121 Seg Jun 28, 2010 4:34 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Nota que o nome gaivota-de-patas-amarelas é potencialmente confuso, pois a outra espécie que por cá aparece em grandes números (a L. fuscus) tem as patorras... amarelas! Que espécie de gaivota é esta? Icon_basketball

Sim, sem duvida, terei que repensar a questão. Mas para já... uma coisa é certa gaivota-de-patas-amarelas é demasiado grande para uma espécie tão comum, normalmente quanto mais comum mais curto é o nome.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por SaraCarvalho Ter Jun 29, 2010 4:10 pm

Coitada a Gaivota-Argentea!Sad
Qualquer dia vamos lhe chamar apenas Gaivota não? Suspect

Isto é a minha opinião, que nada tem de científico ou ornitológico, a nossa Gaivota era e sempre foi a Gaivota-Argentea, então que se mantenha assim ela não mudou, se calhar "patas amarelas" é mais simples de dizer, mas quanto a mim um nome que passa de "prateado" para "amarelo" é um pouco... menosprezar a espécie.
Já que o nome Argentea não parece muito pouco pratico, já ouvi a versão de "Gaivota-Prateada" parece me simples e dignificante, só não sei se é ornitologicamente correcto.
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por thysvalkenburg Qua Jun 30, 2010 1:42 pm

Olá a todos,

E como vamos chamar ás Larus argentatus que aparecem cá bastantas (quando se olha para as gaivotas, com olhos de ver claro).

Eu acho bastante apropriado o nome (patas amarelas), porque é uma caracteristica bastante distinta da sua prima argentatus.

Abraços
Thijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 30, 2010 2:08 pm

thysvalkenburg escreveu:
E como vamos chamar ás Larus argentatus que aparecem cá bastantas (quando se olha para as gaivotas, com olhos de ver claro).

Para mim a resposta é simples: gaivota-de-patas-rosadas Que espécie de gaivota é esta? Icon_cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por pedro121 Qua Jun 30, 2010 3:08 pm

Gonçalo Elias escreveu:
thysvalkenburg escreveu:
E como vamos chamar ás Larus argentatus que aparecem cá bastantas (quando se olha para as gaivotas, com olhos de ver claro).

Para mim a resposta é simples: gaivota-de-patas-rosadas Que espécie de gaivota é esta? Icon_cool

Very Happy Very Happy Very Happy , o problema com essa ideia é que as argentatus que cá aparecem são normalmente juvenis e portanto......tem as patas tão rosadas como as michaelis da mesma idade.... Very Happy

Se os ornitologos não estivesem sempre a fazer spliting não havia estes problemas. Twisted Evil

Já pensaram se alguem se lembra de separar estas duas da especie nominal?

Larus cachinnans atlantis
Larus cachinnans lusitanius

Enfim a vida era tão mais simples quando eu apenas sabia que havia os Guinchos e as Gaivotas (que era um saco onde entrava desde a marinus até á fuscus).
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 02, 2010 3:45 am

pedro121 escreveu:Very Happy Very Happy Very Happy , o problema com essa ideia é que as argentatus que cá aparecem são normalmente juvenis e portanto......tem as patas tão rosadas como as michaelis da mesma idade.... Very Happy

Pois, e os adultos têm as patas amarelas... como as fuscus

pedro121 escreveu:Já pensaram se alguem se lembra de separar estas duas da especie nominal?

Larus cachinnans atlantis
Larus cachinnans lusitanius

Bem, elas já foram separadas, agora chamam-se Larus michahellis...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por pedro121 Sex Jul 02, 2010 4:07 am

Gonçalo Elias escreveu:
Bem, elas já foram separadas, agora chamam-se Larus michahellis...

Boas

Embarassed Embarassed Embarassed , falta de atenção ao que estava a fazer, quando se faz copy/paste é conveniente ter mais atenção...Embarassed

O que eu queria dizer era, se separam a Larus michahellis atlantis e a Larus michahellis lusitanius da Larus michahellis michahellis
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por Paulo Alves Sáb Jul 03, 2010 3:46 pm

O que eu queria dizer era, se separam a Larus michahellis atlantis e a Larus michahellis lusitanius da Larus michahellis michahellis

Que confusão! Que espécie de gaivota é esta? Icon_eek
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por Alexandre_Leitão Ter Jul 06, 2010 3:53 pm

Este bicho tem todas as características de uma Larus michahellis. Em termos gerais, é bastante mais pálida que um exemplar de Larus fuscus, a caminho da segunda plumagem...embora haja variações que nos fazem duvidar bastante.

Neste caso, a ser uma Larus fuscus, deveria ter tons mais para o acinzentado ou castanho escuro, nas parte inferior das asas, em vez deste castanho mais clareado, assim como o bico deveria ser bicolor, em vez de totalmente escuro...ele há variações individuais, e muda retidas, e aves que se atrasam nas mudas por doenças, etc., por isso, será sempre importante ver as proporções de bico, cabeça, asas, e os padrões na parte superior das asas, manto e cauda.

E, para mandar a minha bicada: a Gaivota-argêntea era o nome-comum português para a espécie cujo nome em latim era Larus argentatus. Esta espécie não deixou de ser considerada, e o seu nome em latim ainda é válido, muito embora não diga respeito às populações que ocorrem na nossa costa, como reprodutoras. Logo por isso, o nome «Gaivota-argêntea» deveria ser considerado para a espécie Larus argentatus...claro que, na mesma ordem de ideias deveriamos mudar o nome da Felosa-pálida, do Picanço-real, e por aí fora...

Entropia? Certamente que sim.

Enquanto houver nomes científicos e vocabulário para descrever oralmente as espécies, acho que estamos bem...quando deixar de haver, ou deixar de fazer sentido utilizar os nomes científicos, aí estamos obrigados a entender-nos e aceitar uma oficialização dos nomes comuns. Como ainda estamos longe longe desse dia...

Pessoalmente, acho os nomes regularmente aceites para gaivotas pouco adequados, para dizer o mínimo. Sinto-me mais próximo do nome castelhano «patiamarilla», do que da nossa tendência para a complicação e hifenização...

Cumprimentos
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por SaraCarvalho Qua Jul 07, 2010 6:05 am

E assim teriamos uma "patamarela"! Parece me bem (a mim que ainda não percebo nada disto Embarassed)
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por SaraCarvalho Seg Ago 16, 2010 3:18 pm

SaraCarvalho escreveu:Já que o nome Argentea não parece muito pouco pratico, já ouvi a versão de "Gaivota-Prateada" parece me simples e dignificante, só não sei se é ornitologicamente correcto.

Há uns tempos tinha vos dito isto, hoje nas Azenhas do Mar vi esta informação:

Que espécie de gaivota é esta? DSC_0722

Larus cachinans????? affraid
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 16, 2010 3:26 pm

Olá Sara,

Por favor vê o meu post de 2 de Julho neste mesmo tópico - o nome Larus cachinnans corresponde à designação antiga. O painel está um pouco desactualizado, isto partindo do princípio que não estão a adoptar uma taxonomia mais conservadora...

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que espécie de gaivota é esta? Empty Re: Que espécie de gaivota é esta?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos