Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falco subbuteo

+8
mfachada
João Ferreira
Alexandre_Leitão
António A Gonçalves
Filipe Canário
Samuel Duarte
Gonçalo Elias
pedro121
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Qua Jun 30, 2010 3:14 pm

Boa noite
Uma das espécies que me falta ver em Portugal é a Ógea, dada a baixa densidade de ocorrência tenho tido dificuldade em conseguir encontra-los, alguém tem conhecimento de um território ocupado? Atenção que eu não quero saber da localização de nenhum ninho, pretendo apenas saber de zonas específicas onde a probidade de encontrar os adultos a caçar seja favorável, se alguém souber de algo peço que me enviem por mensagem privada.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 02, 2010 3:48 am

Olá Pedro,

A espécie é mais frequente na Beira Litoral e na Beira Alta.

Como locais de ocorrência regular ocorrem-me:
- Baixo Mondego (pauis?)
- zona de Celorico da Beira
- Serra da Estrela (no mês passado foram vistos regularmente na zona de Piornos)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Samuel Duarte Sex Jul 02, 2010 4:37 am

Bom dia Pedro
Para além do que o Gonçalo referiu. É costume observar-se Falco subbuteo na Serra da Estrela ao longo da estrada que liga Gouveia-Vale do Rossim, depois da Cabeça do Velho (EN 232).

Cumprimentos

Samuel

Samuel Duarte

Número de Mensagens : 7
Idade : 37
Local : Gouveia (Serra da Estrela)
Data de inscrição : 24/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Filipe Canário Sex Jul 02, 2010 5:40 am

Olá

Na zona de Sagres durante o período de Outono é certinho. Tem é a desvantagem de quase só se verem juvenis.
Fora de Sagres, os últimos que vi foram em Montesinho (perto de Mofreita) e na Serra de Montemuro (perto de Gosende).

Filipe
Filipe Canário
Filipe Canário

Número de Mensagens : 71
Idade : 50
Local : Lisboa
Data de inscrição : 06/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Sex Jul 02, 2010 7:12 am

Boas

Antes de mais obrigado a todos os que até agora deram indicações seja por MP ou no tópico.
Gonçalo e Samuel, obrigado pelas indicações, varias pessoas indicaram Celorico da Beira e Gouveia-Rossim como zonas a pesquisar, parecem-me efectivamente boas apostas.

Filipe, é verdade que Sagres será uma boa opção, mas eu preferia ver adultos a caçar o que em Sagres será mais difícil, mas lá estarei em Setembro á espera deles se não os vir mais cedo, Montesinho é uma boa dica, tanto mais que eu vou ao norte do Pais atrás do Picanço de dorso ruivo e da Escrevedeira de cabeça amarela.
Mais uma vez agradeço pelas dicas dadas, e se mais alguém quiser sugerir locais agradeço.


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 02, 2010 8:20 am

Há mais um local onde em 2008 vimos bastantes: a zona de Aldeia da Ponte (Sabugal) e também o vale da ribeira das Cabras na estrada N16 entre Guarda e Vilar Formoso.

De uma forma geral eu diria que naquela região estes falcões podem ser vistos com alguma frequência a caçar insectos nos vales dos rios (Mondego, Coa e afluentes), embora também apareçam longe de água.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Seg Jul 05, 2010 4:46 am

Gonçalo Elias escreveu:Há mais um local onde em 2008 vimos bastantes: a zona de Aldeia da Ponte (Sabugal)

Boas

Sim, eu o ano passado andei pela zona, mas só de passagem e não tive sorte, mas pareceu-me muito prometedora.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por António A Gonçalves Seg Jul 05, 2010 3:51 pm

Outra zona onde costumava observar a espécie com alguma regularidade era na serra da Lousã, concelho de Miranda do Corvo, onde cheguei a encontrar 1 casal com juvenis, 3 anos consecutivos (de 1995 a 1997), num eucaliptal isolado. Desde aí, deixei de observar a espécie com regularidade na área, mas há 2 anos e o ano passado no início do Verão, voltei a encontrar 1 ind no alto da Serra.

Saudações
António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 05, 2010 4:18 pm

Já agora mais um sítio: no concelho de Vila Nova de Paiva, observei a espécie no que considero ser um habitat favorável: zonas de matos com pinheiros grandes e dispersos (onde suspeito que nidifiquem).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Ter Jul 06, 2010 4:20 am

Bem, aparentemente a melhor zona, ou pelo menos a zona com mais "apoiantes é o triangulo Seia - Vale do rossim - Celorico da Beira.

Não deixa de ser para mim surpreendente que ninguém tenha sugerido zonas húmidas costeiras, todas as sugestões foram para localizações no interior, com predominância para zonas de serras e várzeas adjacentes as mesmas, a questão das serras surpreendeu-me em particular já que não tinha a ideia que fosse um habitat preferencial para esta espécie em Portugal.

Espero que este tópico seja útil para outros observadores que como eu ainda não tenham conseguido observar aquele que é para mim o mais bonito dos falcões portugueses.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Alexandre_Leitão Ter Jul 06, 2010 3:20 pm

a minha achega:

na Lagoa de Santo André, junto aos poços, era certinho até há dois anos atrás (ponho aqui «era certinho», porque há dois anos que não vou ao sítio durante a época de reprodução...mas presumo que ainda lá criem).

Em Chaves, num planalto imediatamente a sul da Veiga, existem pelo menos dois territórios ocupados, e é frequente vê-los lá.

Atenção Pedro: em Sagres vêem-se algumas vezes, adultos a caçar, e juvenis também...aliás, vêem-se exemplares desta espécie bastante regularmente a caçar.

Finalmente, recordo-me do Henk Feith me contar que, «todos os dias que procurava por eles» (passo o exagero...), via Falco subbuteo a passar na Foz do Zêzere, em Constância e a caçar, durante a época de reprodução - na única vez que estive em Constância á procura deles, vi um Falco subbuteo a caçar andorinhas. Se a teoria das probabilidade funcionasse com n=1, então diria que ali é mais que certo!!!

Abraços
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Qua Jul 07, 2010 1:06 pm

Boa noite Alexandre


Alexandre_Leitão escreveu:

Finalmente, recordo-me do Henk Feith me contar que, «todos os dias que procurava por eles» (passo o exagero...), via Falco subbuteo a passar na Foz do Zêzere, em Constância e a caçar, durante a época de reprodução - na única vez que estive em Constância á procura deles, vi um Falco subbuteo a caçar andorinhas. Se a teoria das probabilidade funcionasse com n=1, então diria que ali é mais que certo!!!

Humm, esta é interessante, pela proximidade vale a pena sem duvida a visita, eu de qualquer modo vou ás localizações na Serra já que quero ver o melro de agua com calma, e posso portanto posso combinar as duas espécies, mas Constância e os locais mais a sul que me indicaram são boas opções para o regresso se não os vir na serra. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por João Ferreira Sex Jul 09, 2010 6:08 am

No Salto em Valongo também nidifica um casal, apesar da zona ser praticamente uma pista de motocros e motos4. Eles lá se vão mantendo, quase todos os anos os vejo por lá.
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por mfachada Seg Jul 12, 2010 9:22 am

Olá,

Têm sido observados na veiga de Chaves, bem como na sua extensão para norte na Galiza, ao longo do vale do Tâmega. Se vem à procura do Picanço-dorso-ruívo e da Escrevedeira, também os encontra vale com grande probabilidade. Aliás, houve uma citrinella capturada este ano (em Fevereiro) no lado galego, onde há inúmeras observações desta espécie. É tempo desta zona ser colocada "no mapa" dos ornitólogos...entre outros, vá. Falco subbuteo Icon_surprised
mfachada
mfachada

Número de Mensagens : 31
Idade : 51
Local : Chaves
Data de inscrição : 02/07/2007

http://www.rotasdaterra.com

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Ter Jul 13, 2010 4:56 am

mfachada escreveu:Olá,

Têm sido observados na veiga de Chaves, bem como na sua extensão para norte na Galiza, ao longo do vale do Tâmega. Se vem à procura do Picanço-dorso-ruívo e da Escrevedeira, também os encontra vale com grande probabilidade. Aliás, houve uma citrinella capturada este ano (em Fevereiro) no lado galego, onde há inúmeras observações desta espécie. É tempo desta zona ser colocada "no mapa" dos ornitólogos...entre outros, vá. Falco subbuteo Icon_surprised

Boas

Very Happy , infelizmente o tempo não chega para tudo, especialmente quando se vai de ferias com os amigos, os meus planos para esta semana prevem mesmo isso, tenho um dia só para mim, e esse vou “gasta-lo” á procura do Ogea na serra da Estrela-Celorico da Beira, e nas localizações mais a sul, na sexta feira vou então de ferias para o Geres com pessoal que não é muito dado a aves, por isso tenho que gerir o tempo livre, felizmente que é tudo malta que gosta de acordar tarde, portanto tenho as madrugadas por minha conta, vou atrás da Escrevedeira e do Picanço nos locais tradicionais, nomeadamente em Pitões das Junias, mas também vou á procura do Dom Fafe e do Pombo bravo, e quem sabe, posso sempre tropeçar num Cruza bico, infelizmente tentar coordenar a observação de aves com actividades mais de agrado do grupo torna difícil que eu me desloque para fora das zonas “programadas”, por isso a zona de chaves vai ter que ficar de forra, embora esteja nos planos passar por lá a caminho do parque de Montesinho, mas enfim penso que com “algum” esforço e um pouco de sorte vou conseguir nos próximos 7 dias pelo menos 5 dos meus alvos, o Pombo bravo provavelmente será difícil, e o Cruza bico requer maior conhecimento do terreno e das zonas ocupadas num dado ano, mas se conseguir as 5 já fico muito satisfeito . Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Filipe Martins Qui Jul 15, 2010 3:33 am

Pedro,

Enquanto andares pela serra presta atenção aos Cruza-bicos que este ano nidificaram por cá. Na zona onde te referi a ógea e em toda a área florestal até às Penhas Douradas foram já feitas diversas observações.

Abraço
Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Qui Jul 29, 2010 4:34 am

Retomo este tópico para deixar um relato das minhas “aventuras” em busca do Ogea.
Comecei mal, logo com uma alteração de planos, não tendo podido ir dar uma volta á serra da estrela no dia 15, mas a coisa animou quando segui para o norte no dia seguinte, o destino era Tourem, mas passando pela Portela do Homem e entrado pelo lado Espanhol, tive sorte e apanhei duas ogeas, a caçar e pousadas num poste de alta tensão, infelizmente ambas foram apanhadas no lado espanhol da fronteira…, no dia seguinte a exploração da zona entre Tourem e Pitões produziu os suspeitos do costume, especialmente agradável foi ter encontrado Dom Fafe perto de Tourem, mas Ogeas nada, Nos dias seguintes fui explorando a zona até Montesinho, com as limitações de estar com um grupo, não foi propriamente um passeio para observação puro e duro mas fiz o que consegui., Na volta consegui convencer os restantes elementos da “expedição” a vir por Celorico da Beira, Dei uma voltas pela zona, e fiz algumas paragens entre Celorico e Seia, mas nada, por fim segui para Avo, para ver o melro de Agua, para uma espécie tão esquiva este foi sem duvida o melhor sitio que vi até hoje, as minhas observações da espécie tinham sido sempre de indivíduos em fuga, mas aqui não vindo propriamente comer á mão, o casal é extremamente confiante, permitindo aproximações a poucos metros, sem duvida um local de eleição para a observação desta espécie.
Cheguei a casa satisfeito com mais 3 espécies vistas e com o melro de agua finalmente observado em condições.
Mas o ogea ainda me faltava, no fim de semana passado aproveitei e fui á serra da estrela ao sitio indicado pelo Filipe, e no caminho passei por Constância, em Constância devido ao tardar da hora não havia actividade, mas no dia seguinte as 7 da manha estava no topo da serra, 3 horas depois, nem ogea nem cruza bicos, mas pragas de tordoveias, bandos de felosas de bonelis, melros da rocha por todo o lado (se tivesse ido lá para os ver aposto que nem, 1 aparecia), enfim uma manha bem passada, no final do dia, na viagem de retorno passei outra vez por Constancia, continuava muito calor e de Ogeas nem sinal, enfim, pelos vistos vou ter mesmo que esperar por elas em Sagres.


Mais uma vez obrigado a tudos aqueles que me ajudaram.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedrocardia Qui Jul 29, 2010 5:38 am

Olá,

Foi pena os F. subbuteo não terem aparecido em Tourém. Lembro-me que durante as campanhas de anilhagem eles dormiam por baixo da ponte sobre a albufeira do rio salas, junto a um dos pilares. Era espectáculo garantido de manhã cedo ou ao entardecer...

Boa sorte para as próximas tentativas!

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 29, 2010 6:46 am

Obrigado pelo relato.

Só não percebi esta parte:

pedro121 escreveu:infelizmente ambas foram apanhadas no lado espanhol da fronteira

atão por serem galegos valem menos???

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Qui Jul 29, 2010 7:19 am

Gonçalo Elias escreveu:Obrigado pelo relato.

Só não percebi esta parte:

pedro121 escreveu:infelizmente ambas foram apanhadas no lado espanhol da fronteira

atão por serem galegos valem menos???

Very Happy Very Happy Very Happy

Não, até porque pela distancia que estavam da fronteira, o território deveria com certeza incluir Portugal, mas já sabes como eu sou, uma das facetas da observação de aves que mais me interessa é a minha lista das aves vistas em Portugal continental, e como a Galiza não é Portugal, continuo a precisar deles para a lista Portuguesa. Embarassed
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Qui Jul 29, 2010 7:26 am

pedrocardia escreveu:Foi pena os F. subbuteo não terem aparecido em Tourém. Lembro-me que durante as campanhas de anilhagem eles dormiam por baixo da ponte sobre a albufeira do rio salas, junto a um dos pilares. Era espectáculo garantido de manhã cedo ou ao entardecer...

Boas

O pessoal de lá ainda se lembra dessas campanhas de anilhagem, eu fiquei em Tourém e quando disse que ia observar aves varias pessoas me falaram dos anilhadores que lá costumavam ir.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 29, 2010 7:43 am

pedro121 escreveu:Não, até porque pela distancia que estavam da fronteira, o território deveria com certeza incluir Portugal, mas já sabes como eu sou, uma das facetas da observação de aves que mais me interessa é a minha lista das aves vistas em Portugal continental, e como a Galiza não é Portugal, continuo a precisar deles para a lista Portuguesa. Embarassed

Ah bom, então tens uma boa justificação. Mas isso em geral resolve-se assim: passas para o lado de lá da fronteira e tentas enxotar os bichos para tugaland Laughing

(normalmente não dá resultado nenhum, mas se um tipo não tentar é que não consegue nada What a Face)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Qui Jul 29, 2010 8:06 am

Gonçalo Elias escreveu:

Ah bom, então tens uma boa justificação. Mas isso em geral resolve-se assim: passas para o lado de lá da fronteira e tentas enxotar os bichos para tugaland Laughing

(normalmente não dá resultado nenhum, mas se um tipo não tentar é que não consegue nada What a Face)

Sim, eu na altura lembrei-me disso mesmo, mas não sei porque acho que não daria resultado Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Helder Vieira Qui Jul 29, 2010 10:06 am

pedro121 escreveu: por fim segui para Avo para ver o melro de Agua, para uma espécie tão esquiva este foi sem duvida o melhor sitio que vi até hoje

O nome da terrinha é Avo??... ou Avô??

Então e essas fotos?!?! Falco subbuteo Icon_redface Falco subbuteo Icon_redface ...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por pedro121 Qui Jul 29, 2010 10:13 am

Helder Vieira escreveu:

O nome da terrinha é Avo??... ou Avô??

Então e essas fotos?!?! Falco subbuteo Icon_redface Falco subbuteo Icon_redface ...

Boas

Avô, é o nome da terra, a praia fluvial é esta, os melros andam nas zonas mais afastadas dos banhistas

http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=40.295108,-7.90601&spn=0.002921,0.004823&t=h&z=18

eu observei-os nesta zona, mas se fores cedo eles devem andar nas cascatas dos açudes

http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=40.29546,-7.906881&spn=0.001461,0.002411&t=h&z=19

Fotos? fotos é para os fotógrafos, eu tiro registos fotográficos, e nada mais. Very Happy Very Happy Embarassed
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco subbuteo Empty Re: Falco subbuteo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos