Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Puffinus sp. - Ajuda na identificação

3 participantes

Ir para baixo

Puffinus sp. - Ajuda na identificação Empty Puffinus sp. - Ajuda na identificação

Mensagem por António A Gonçalves Seg Jul 05, 2010 3:38 pm

Na saída de barco às Berlengas, este Sábado, onde destaco a observação de dezenas de Puffinus mauretanicus, Calonectris diomedea, cerca de uma dezena de Hydrobates pelagicus, 6 ou 7 Sterna sp (algumas pareceram-me Sterna paradisaea, mas na altura estava mais ocupado em não cair borda fora e não consegui 100% de segurança Puffinus sp. - Ajuda na identificação Icon_eek e 4 Catharacta skua, observei também este indivíduo que me pareceu um P. griseus.
Deixo esta foto em que que as dimensões e o formato mais estreito e pontiagudo das asas e da cauda parece-me característica da espécie, mas que também poderá ser efeito da muda evidente deste indivíduo. A primeira coisa que me chamou a atenção foi o facto de me parecer homogeneamente escuro, mas não consegui uma boa observação das partes inferiores e as dimensões totais do bicho, também me deixaram algumas dúvidas... O que vos parece?

Puffinus sp. - Ajuda na identificação Puffinussp
Uploaded with ImageShack.us

Obrigado

António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. - Ajuda na identificação Empty Re: Puffinus sp. - Ajuda na identificação

Mensagem por pedro121 Seg Jul 05, 2010 4:49 pm

Bem, esta não é fácil, o facto da ave ter a plumagem desgastada faz com que parece mais clara, mas por outro lado as novas penas parecem certas para griseus, nesse dia antes de vocês saírem do porto passou uma griseus pelo Cabo, isso e a estrutura da ave levam-me a achar que pode ser, é pena não teres uma foto das partes inferiores para tirarmos as duvidas, mas a estrutura parece-me de griseus, as asas são demasiado compridas e estreitas para ser mauretanicus, e não vejo os pés.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Puffinus sp. - Ajuda na identificação Empty Re: Puffinus sp. - Ajuda na identificação

Mensagem por Alexandre_Leitão Ter Jul 06, 2010 3:01 pm

Caros amigos:

A proporções de asa, cabeça e bico, são bastante coincidentes com aquelas para Puffinus griseus. As pardelas uniformemente escuras (e que criam em cascos de rolha...), ou têm o bico claro (que não se vê nesta foto) ou o bico proporcionalmente mais pequeno relativamente à cabeça, face ao que se vê aqui - para além do facto óbvio de não se ver projecção de pernas para além da cauda.

Curiosa é a história da muda. Enquanto uma bibliografia refere a muda de adultos durante o período de reprodução, outros referem-na para o período entre Maio e Agosto (já nas áreas de invernada)...da minha parte, só me recordo de ver uma ave desta espécie em muda, e foi em Agosto (na verdade, as observações também não são muitas, dado que esta espécie é pouco comum, senão mesmo rara, nas nossas águas).

Abraços

Alexandre

PS: obrigado, Gonçalo, pelo «reminder»
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo