Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pato Eider.

+6
Rogerio
nuno dosantos
PNicolau
Carlos Pacheco
José Frade
Fernando Albino
10 participantes

Ir para baixo

Pato Eider. Empty Pato Eider.

Mensagem por Fernando Albino Sex Mar 12, 2021 7:13 am

Caros amigos, hoje pela manhã avistei um Pato Eider Real na Ria de Alvôr e lembrei-me de fazer o registo, pois tinha uma foto que tirei no ano passado e que foi visto na altura por algumas pessoas.
Como ainda não percebia bem como funcionava este site não fiz qualquer registo da ave, hoje ao vêr a ave de novo foi buscar a fotografia do ano passado para fazer o registo da ave.
Mas por isso vêm me dizer que o registo é falso.......
Não voltarei a fazer qualquer registo de aves raras !!!!!
Fernando Albino
Fernando Albino

Número de Mensagens : 57
Local : Portimão

Ir para o topo Ir para baixo

Pato Eider. Empty Re: Pato Eider.

Mensagem por José Frade Sex Mar 12, 2021 7:20 am

Se sabia que ave era, porque pediu a identificação?
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Local : Parede

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Mensagem por Carlos Pacheco Sex Mar 12, 2021 7:22 am

Boa!
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira

Mensagem por PNicolau Sex Mar 12, 2021 7:30 am

Caro Fernando, o seu post foi colocado como um pedido de identificação de uma ave cuja identidade não sabia qual era. Afinal já sabe? E afirma que a ave foi vista por várias pessoas o ano passado, mas se isso aconteceu então foi certamente na Noruega e não em Portugal. Nunca houve um registo de um eider-real adulto nestas latitudes. 

Ademais, no post original não houve nenhuma indicação acerca de mais nada e como tal houve observadores locais que se deslocaram ao local para a tentar ver. Outros observadores fizeram planos e atestaram o depósito para fazer centenas de km para ver um eider-real adulto em Portugal, algo que seria um evento único que provavelmente não se repetiria. 

Mentiras têm consequências na vida de outras pessoas neste meio, que fazem esforço para ver aves realmente raras. 

Nós sabemos que o registo é falso. Quaisquer desculpas que não sejam sinceras só servirão para nos deixar a todos ainda mais de pé atrás consigo, e sem vontade de o ajudar no futuro ou de o ter na comunidade.

Deve a todos nós um grande e sincero pedido de desculpas.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Sérgio Correia e pedrocardia gostam desta mensagem

Mensagem por Fernando Albino Sex Mar 12, 2021 7:55 am

Caros Amigos este pato foi avistado no ano passado na Ria de Alvõr e nessa altura fui informado do avistamento por um membro do grupo (Nuno dos Santos) e tive a sorte de conseguir tirar essa foto, mas como era novo nestas coisas de observação de aves e novo neste site também não fiz qualquer registo da ave.
Hoje de manhã tive a sorte de vêr de novo a ave e por isso quis fazer o registo.
Como este site é um pouco dificil de saber qual o tópico para fazer registos, foi pelo pedido de I.D.
Jamais colocaria um avistamento de algo que não vi, pois nunca fui nem serei mentiroso e sei perfeitamente que ao colocar uma noticia falsa, estaria a enganar muitos amigos que ganhei neste ultimo ano a fotografar.
Fernando Albino
Fernando Albino

Mensagem por nuno dosantos Sex Mar 12, 2021 8:14 am

Olá Fernando,
A observação de aves para as pessoas aqui do site é um assunto sério, mas mais sério para mim é a honestidade das pessoas (não estou a dizer que tu não o sejas), espero que não te estejas a referir a mim como o autor da observação no ano passado.
Abraços
nuno dosantos
nuno dosantos

Número de Mensagens : 1720

Mensagem por Rogerio Sex Mar 12, 2021 8:48 am

Fernando Albino escreveu:Caros amigos, hoje pela manhã avistei um Pato Eider Real na Ria de Alvôr e lembrei-me de fazer o registo, pois tinha uma foto que tirei no ano passado e que foi visto na altura por algumas pessoas.
Como ainda não percebia bem como funcionava este site não fiz qualquer registo da ave, hoje ao vêr a ave de novo foi buscar a fotografia do ano passado para fazer o registo da ave.
Mas por isso vêm me dizer que o registo é falso.......
Não voltarei a fazer qualquer registo de aves raras !!!!!

Há aqui alguma inconsistência nas afirmações.

Quote Fernando Albino.

Foi hoje ,por volta das 07h30 da manhã, nunca tinha visto nenhum!
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3035
Local : Estoril

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

João D. Esteves gosta desta mensagem

Mensagem por Rui Dias Pereira Sex Mar 12, 2021 10:45 am

....E ao que consta "Ele voou em direção a Sagres, não sei se ficará por muito tempo."...

Tal como o PNicolau, penso e seria desejável um pedido de desculpas formal á comunidade.

Rui Dias Pereira

Número de Mensagens : 1754

Mensagem por PNicolau Sex Mar 12, 2021 12:09 pm

O senhor Fernando Albino decidiu partilhar no Facebook que o site Aves de Portugal confirmou este seu registo como o segundo para Portugal.

É muito triste que manche o nome desta comunidade ao tentar branquear esta fraude, muito óbvia para todos nós. É ainda mais triste que continue a arrastar esta mentira, sem respeito por nenhum de nós, inclusive pelos observadores que foram lubridiados e gastaram tempo e dinheiro a procurar esta ave hoje no Alvor.

É cada vez mais claro que a foto nem foi tirada por ele, já que o exif revela que a foto foi tirada a um ecrã, e nunca a uma ave em movimento. Também não há outras fotos de sequência, estranhamente.

Eu não voltarei a contribuir para nenhum post deste senhor, ao qual procurei dar uma chance de se redimir, mas que aproveitou ainda mais para se gabar de um feito fraudulento. Não tenho qualquer respeito por este comportamento e para mim não é aqui bem-vindo de forma nenhuma.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 12, 2021 3:35 pm

Só para desfazer eventuais equívocos: o "site aves de portugal" não confirmou nada do que aqui é referido.

Pato Eider. Eider_14
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661

Pato Eider. Empty Identificação de ave

Mensagem por Fernando Albino Sáb Mar 13, 2021 5:36 am

Pato Eider. Img_2010
PARA ENCERRAR UM CASO.
SOBRE UM DESMENTIDO DE UMA PESSOA.......
Fernando Albino
Fernando Albino

Mensagem por José Frade Sáb Mar 13, 2021 6:41 am

Sim, anda lá um eider, não anda lá um eider-real, que é ave da foto que apresentou, supostamente tirada em Portugal.
José Frade
José Frade

Mensagem por Lars Gonçalves Sáb Mar 13, 2021 6:42 am

De facto esteve um eider na ria de Alvor mas foi um eider comum e não o eider real!
Lars Gonçalves
Lars Gonçalves

Número de Mensagens : 514
Local : Alvor - Portimão

Mensagem por pedrocardia Sáb Mar 13, 2021 6:46 am

"Um Eider" é substancialmente diferente de "Um Eider-real". Não são espécies idênticas.

Um Eider é isto (link para a página da espécie no eBird): Eider (Somateria mollissima)

Um Eider-real é isto (link para a página da espécie no eBird): Eider-real (Somateria spectabilis)

Em Maio de 2020 esteve presente na ria de Alvor um macho de Eider (Somateria mollissima; ver fotos no eBird AQUI) e é a essa espécie que se refere o printscreen que partilhou de uma mensagem privada.

Pedro Cardia

Última edição por pedrocardia em Sáb Mar 13, 2021 7:08 am, editado 1 vez(es)

pedrocardia

Número de Mensagens : 845

Mensagem por Fernando Albino Sáb Mar 13, 2021 7:03 am

Agradeço todo a informação que me estão a dar, pois assim aprendi mais alguma coisa.
Agora a única coisa que afirmo é que aquela foto é verdadeira.
Já agora e depois de ler tantos comentários menos corretos fiquei muito tempo a pensar sobre o assunto e lembrei-me que bem próximo existe o zoo de Lagos e até que ponto não tenha fugido de lá.
Mas pronto para mim é caso encerrado!
Fernando Albino
Fernando Albino

Mensagem por José Frade Sáb Mar 13, 2021 7:33 am

Fernando Albino escreveu:Agradeço todo a informação que me estão a dar, pois assim aprendi mais alguma coisa.
Agora a única coisa que afirmo é que aquela foto é verdadeira.
Já agora e depois de ler tantos comentários menos corretos fiquei muito tempo a pensar sobre o assunto e lembrei-me que bem próximo existe o zoo de Lagos e até que ponto não tenha fugido de lá.
Mas pronto para mim é caso encerrado!
Pois, mas acontece que no Zoo de Lagos não consta, nem nunca constou nenhum eider, nem comum, nem real... https://zoolagos.com/animais/
José Frade
José Frade

Mensagem por Fernando Albino Sáb Mar 13, 2021 7:41 am

Apenas me lembrei disso, mas nunca lá fui nem sei que aves a por lá.
Mas como disse anteriormente não que ouvir mais falar sobre este tema.
Fernando Albino
Fernando Albino

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 13, 2021 7:54 am

Fernando Albino escreveu:Mas como disse anteriormente não que ouvir mais falar sobre este tema.

Estás no teu direito de não querer ouvir falar mais do tema, acontece que isto é um Forum, e um Forum é um espaço onde os membros podem exprimir a sua opinião. Portanto podes não querer falar mais do assunto mas não podes impedir que outros membros da comunidade se pronunciem acerca disto.

Quando alguém coloca voluntariamente uma imagem aqui no Forum, sujeita-se ao escrutínio por parte dos membros. É natural e até saudável que as pessoas questionem o rigor da informação apresentada.

Esta imagem que colocaste e toda a narrativa que a rodeia apresenta diversas incongruências que permanecem por explicar.

Assim como não percebo onde foste buscar a ideia de que o site aves de portugal confirmou o segundo registo para Portugal, conforme Print Screen que coloquei acima.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661

Mensagem por nuno dosantos Sáb Mar 13, 2021 7:55 am

Fernando Albino escreveu:Pato Eider. Img_2010
PARA ENCERRAR UM CASO.
SOBRE UM DESMENTIDO DE UMA PESSOA.......

Boas Fernando,

Como disse o Frade, o Lars e o Pedro esse Éider (Somateria mollissima) realmente andou lá em Maio do ano passado e sim eu avisei-te em relação a essa ave, foi mais uma boa descoberta do Guillaume.
A ave a que tu te referes, como já aqui foi dito é uma espécie diferente e essa eu não te avisei, logo não desmentes nada.
Confesso que nunca pensei que por avisar alguém sobre uma ave me iria trazer algum transtorno.

Para que fique claro eu tentei ver esse Éider (Somateria mollissima) algumas vezes, mas sem sucesso.
nuno dosantos
nuno dosantos

Número de Mensagens : 1720

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo