Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abelharucos sem a pena saliente da cauda

3 participantes

Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por João Dias Sáb Ago 07, 2010 5:23 am

Bons dias,

Eu ontem fui dar um passeio à Vala Real de Salvaterra, e deparei-,me com pequenos bandos de Abelharucos. Ao total ainda eram alguns, fiquei um tempo a observa-los. Mas eu não vi nenhum Abelharuco com aquela pena saliente do rabo, característica deles. Agora pergunto, eram todos juvenis?

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Re: Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por João Dias Seg Ago 09, 2010 4:22 am

Ninguém sabe?

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Re: Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por Paulo Alves Seg Ago 09, 2010 6:41 pm

Olá João,
é provável que sejam juvenis.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Re: Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por João Dias Ter Ago 10, 2010 4:51 am

Então era uma colónia deles, estranhei não haver nenhum adulto.

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Re: Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 10, 2010 5:21 am

Podia não ser uma colónia (no sentido de estarem a criar), mas sim uma concregação pós-nupcial, que é como quem diz, estão a juntar-se para a migração Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Re: Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por João Dias Ter Ago 10, 2010 6:03 am

Então estão prontos para ir embora. Podiam era ficar a fazer companhia no Inverno. Não sei se lá mais para Sul, hajam alguns indivíduos que invernem, mas se houver deve ser um caso esporádico.

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Re: Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 10, 2010 9:49 am

Olá João,

Poder podiam, mas o mais certo era morrerem à fome, pois cá em Portugal (e no resto da Europa) há poucos insectos durante a estação fria. No

Sabes que os bichos insectívoros (abelharucos, mas também andorinhas, muitas toutinegras, felosas, papa-moscas, andorinhões, rouxinóis...) são quase todos migradores de longa distância e passam os meses de Outono e Inverno na África tropical, onde mais facilmente encontram alimento, o que lhes permite sobreviver durante esse período. Em Portugal há alguns registos isolados de bichos no Inverno, mas são realmente excepcionais - podes ver os registos em http://chegadas.avesdeportugal.info/cheg-merapi

Agora aqui fica uma pergunta de algibeira: então mas se as condições lá em África são assim tão boas, porque é que eles não ficam por lá o ano todo? What a Face

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Re: Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por João Dias Ter Ago 10, 2010 10:57 am

Não fazia a mínima que o alimento escasseava no Inverno. Claro que a abundância diminuiria, mas não pensei assim tanto.

Agora a pergunta não é fácil. Podem vir atrás do alimento, ou melhores temperaturas...

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Re: Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 10, 2010 11:58 am

É mais uma questão alimentar, as aves migradoras que nos visitam vêm explorar a abundância de insectos que por cá existe nos meses mais quentes.

Se ficassem por África, teriam de competir com as aves residentes desse continente, nomeadamente na luta por territórios e recursos alimentares durante a época de reprodução. Ou seja, teriam de lutar pelo seu espaço num continente onde a diversidade de espécies é já muito elevada (só de abelharucos, por exemplo, há mais de 15 espécies diferentes em África).

Face a esta situação, muitas espécies de aves optam por migrar na Primavera para outras paragens, onde existam condições óptimas para se reproduzirem. Assim, o custo (esforço) associado à migração é compensado pela maior abundância (sazonal) de recursos alimentares disponíveis nas zonas visitadas. A estratégia deve compensar, caso contrário teria deixado de ser utilizada.

Nota que as espécies granívoras são quase todas residentes, pois não estão sujeitas às mesmas contingências das insectívoras (têm mais facilidade em encontrar alimento em qualquer época do ano). Há ainda algumas espécies (por exemplo tordos, certas toutinegras), que na Primavera e no Verão se alimentam de insectos e outros invertebrados e que no Outono mudam de regime, passando a alimentar-se de frutos e bagas. Neste caso a estratégia de sobrevivência passa por mudar de ementa Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Re: Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por João Dias Ter Ago 10, 2010 12:54 pm

Ok então a razão sempre é a comida. Também eu o faria! Abelharucos sem a pena saliente da cauda Icon_lol

Eu por acaso nunca tinha reparado que a quantidade de granivoras se mantinham no Inverno era muito superior às Insectívoras. Sabia também que alguns insectivoros no Inverno também mudam o seu regime alimentar devido à fraca abundância de insectos. Os granívoros na Primavera também debicam as larvinhas. Não são parvos, a quantidade de proteínas deve ser mais elevada, penso eu, e se calhar mais saborosa.

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abelharucos sem a pena saliente da cauda Empty Re: Abelharucos sem a pena saliente da cauda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos