Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

5 participantes

Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Miguel Figueiredo Sex Ago 20, 2010 12:47 pm

Viva,

Ando a estudar a compra do meu primeiro spotting scope...

Como se trata do primeiro e não percebo nada do assunto, a ideia seria começar com um produto de gama baixa, de alguma marca razoavelmente conhecida, algo que, pelo que vi, rondaria os 250 - 350 euros, para lentes não ED, de zoom entre 20 e 60x.

Porém, encontrei também um produto ao preço da chuva:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/language/en/info/p1435_Spektiv-38-114fach-Oeffnung-70mm----kompakte-Maksutov-Optik.html

Alguém me pode dar uma opinião sobre este equipamento?

Será que isto servirá para alguma coisa ou mais vale usar uma lupa? Smile


Miguel

Miguel Figueiredo

Número de Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por RuiCaratao Sex Ago 20, 2010 8:10 pm

Nao tenho muita experiencia com este tipo de telescopios, sao chamados de Maksutov - Cassegrain, e conjugam lentes com espelhos.
Durante muitos anos, um telescopio deste genero foi considerado referencia na qualidade de imagem, e era muito usado, por Birdwatchers americanos, o Questar Birder...hoje custa um balurdio.


Eu optava pelo modelo da Celestron, o C70 mini mak, ja que o C90 foi descontinuado..... por varias a razoes: a marca e a sua historia, e garantia.
http://www.celestron.com/c3/product.php?CatID=86&ProdID=513
Tem um zoom, mais utilizavel 25-75x, e acredito que de melhor qualidade. Tem mais uma vantagem, a de poder ser feito o upgrade do telescopio, comprando oculares de ampliaçao fixa 1.25", de qualidade, que lhe vao aumentar garantidamente a qualidade de imagem, muitas custam mais do que o telescopio, mas garantem a diferença.

E pesa menos de 1 kg............depois tem que comprar um tripe razoavel


http://www.astroshop.eu/celestron-baader-planetarium--spotting-scope--c70-mini-mak/p,16074#tab_bar_1_select

Resumindo, acho que pelo preço e uma boa compra, e nao vai ficar desiludido...a nao ser que o compare logo de seguida com um spotting scope de 2000 Euros Smile

cumps,
Rui




RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Miguel Figueiredo Sáb Ago 21, 2010 7:58 am

Obrigado Rui.

Entretanto, para meu grande espanto, descobri que minha filha mais velha recebeu como prenda de anos de um tio, há já dois anos atrás, um telecópio celeron 50 AZ, com oculares para 30x, 50x e 150x

Na verdade ela nunca usou aquilo, estava guardado a um canto.

Vem com um tripe que me parece ok e é relativamente leve - 2.7kg.

Pena que é um bocado comprido, está vocacionado para a observação celeste:

http://www.celestron.com/c3/product.php?CatID=5&ProdID=495

Será aplicável na observação de pássaros?


Miguel

RuiCaratao escreveu:Nao tenho muita experiencia com este tipo de telescopios, sao chamados de Maksutov - Cassegrain, e conjugam lentes com espelhos.
Durante muitos anos, um telescopio deste genero foi considerado referencia na qualidade de imagem, e era muito usado, por Birdwatchers americanos, o Questar Birder...hoje custa um balurdio.


Eu optava pelo modelo da Celestron, o C70 mini mak, ja que o C90 foi descontinuado..... por varias a razoes: a marca e a sua historia, e garantia.
http://www.celestron.com/c3/product.php?CatID=86&ProdID=513
Tem um zoom, mais utilizavel 25-75x, e acredito que de melhor qualidade. Tem mais uma vantagem, a de poder ser feito o upgrade do telescopio, comprando oculares de ampliaçao fixa 1.25", de qualidade, que lhe vao aumentar garantidamente a qualidade de imagem, muitas custam mais do que o telescopio, mas garantem a diferença.

E pesa menos de 1 kg............depois tem que comprar um tripe razoavel


http://www.astroshop.eu/celestron-baader-planetarium--spotting-scope--c70-mini-mak/p,16074#tab_bar_1_select

Resumindo, acho que pelo preço e uma boa compra, e nao vai ficar desiludido...a nao ser que o compare logo de seguida com um spotting scope de 2000 Euros Smile

cumps,
Rui





Miguel Figueiredo

Número de Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por RuiCaratao Sáb Ago 21, 2010 11:25 am

Ola Miguel,

O telescopio de que fala ja e completamente diferente, apesar de ser de astronomia funciona como um spotting scope, pois ´´e do tipo Refractor.
Neste tipo de telescopios, o preço dita a qualidade do mesmo, pois as lentes por serem concavas e convexas necessitam de ser de elevada qualidade, para manifestarem o minimo de aberraçoes cromaticas etc. etc.....e dai veem os modelos com designaçoes HD ou ED

Os catadioptricos, entre os quais os Matsukov-Cassegrain, usam espelhos, e estes por nao terem curvatura de lentes e prismas, sao isentos de aberraçoes cromaticas.

Será aplicável na observação de pássaros?

Se quer a minha opiniao, e bom para ter junto a uma janela em casa, demasiado grande comprido, para levar para o campo, e muito menos para andar pelo campo ´´as costas.
A imagem deve ser um pouco sofrivel, e nao acredito que veja grande coisa com a ocular de 150x, ou mesmo com a de 75x
Depende do uso que lhe quiser dar, mas se for para ir uma vez ou outra ver um bando de flamingos, na zona do Parque das naçoes, serve perfeitamente para o efeito.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Ago 21, 2010 2:59 pm

RuiCaratao escreveu:Neste tipo de telescopios, o preço dita a qualidade do mesmo, pois as lentes por serem concavas e convexas necessitam de ser de elevada qualidade, para manifestarem o minimo de aberraçoes cromaticas etc. etc.....e dai veem os modelos com designaçoes HD ou ED

Os catadioptricos, entre os quais os Matsukov-Cassegrain, usam espelhos, e estes por nao terem curvatura de lentes e prismas, sao isentos de aberraçoes cromaticas.

Em complemento ao que o Rui referiu, e para quem esteja menos dentro do tema, gostaria de esclarecer o seguinte aspecto:
- nos telescópios refractores (que usam lentes e prismas) existem aberrações cromáticas, que são causadas pelo facto de o ângulo de refracção da luz variar em função do comprimento de onda; como a luz visível é composta por diferentes comprimentos de onda, o resultado é que as várias cores têm ângulos de refraçção diferentes, o que contribui para degradar a qualidade de imagem;
- nos telescópios reflectores o problema não acontece, uma vez que o ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência, para todos os comprimentos de onda.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por RuiCaratao Dom Ago 22, 2010 6:00 am

Sim , Gonçalo, ´´e isso mesmo, mas no caso destes Maksutov-Cassegrain, combinam lentes com espelhos, e por isso sao chamados de Catadioptricos, e nao sao verdadeiros Reflectores. Por terem lentes, continuam a ter alguma quantidade de aberraçoes.

Claro que nem tudo sao maravilhas, se assim o fosse as grandes marcas, direccionadas ao birdwatching, ja tinham no mercado telescopios deste genero, e por isso se continuam a fazer spotting scopes, do genero reflector. Nao e facil fazer maksutov´´s estanques, teem angulos de visao pequenos, e sao potencialmente menos duraveis no campo do que um bom reflector.

A Celestron tinha ou tem um modelo muito apelativo, pouco conhecido na Europa, o C90, http://www.celestron.com/c3/product.php?ProdID=203, que era waterproof, e que por um preço de cerca de 250 Euros aproximadamente, tinha uma melhor resoluçao do que o Nikon Fieldscope ED de 60 mm, e equiparava-se lado a lado com o os telescopios ED, de 77 e 80 mm.

cumps,
Rui

P.S. Desculpem a pontuaç~~ao, ou a falta dela, mas o teclado anda marado Smile
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Ago 22, 2010 6:57 am

RuiCaratao escreveu:
Claro que nem tudo sao maravilhas, se assim o fosse as grandes marcas, direccionadas ao birdwatching, ja tinham no mercado telescopios deste genero, e por isso se continuam a fazer spotting scopes, do genero reflector.

Não querias dizer refractor?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por RuiCaratao Dom Ago 22, 2010 7:50 am

Sim. Obrigado pela correçao

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Helder Vieira Qui Set 30, 2010 9:30 am

RuiCaratao escreveu:

Eu optava pelo modelo da Celestron, o C70 mini mak, ja que o C90 foi descontinuado.....

Descobri hoje que ainda se consegue comprar (cá em Portugal) novo.

RuiCaratao escreveu:

Tem mais uma vantagem, a de poder ser feito o upgrade do telescopio, comprando oculares de ampliaçao fixa 1.25''

Peço desculpa (sou um nabo nesta área!), uma ocular 1,25'', suponho que é o mesmo que 32mm. Dependendo da distância focal, vai-nos dar a ampliação correspondente. É assim?? Corrijam-me p.f. se estiver errado.
O que me deixa dúvidas é o porquê da referência (como vantagem) a esta ocular fixa. Não existem outras fixas? Esta é geralmente a preferida no que toca a birdwatching?

Quero comprar um spotting scope, para já não quero investir muito. Confesso que estou inclinado para um destes dois. (C70 Mini MAK ou C90)
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por ACarvalho Qui Set 30, 2010 6:39 pm

Helder Vieira escreveu:
RuiCaratao escreveu:

Eu optava pelo modelo da Celestron, o C70 mini mak, ja que o C90 foi descontinuado.....

Descobri hoje que ainda se consegue comprar (cá em Portugal) novo.

RuiCaratao escreveu:

Tem mais uma vantagem, a de poder ser feito o upgrade do telescopio, comprando oculares de ampliaçao fixa 1.25''

Peço desculpa (sou um nabo nesta área!), uma ocular 1,25'', suponho que é o mesmo que 32mm. Dependendo da distância focal, vai-nos dar a ampliação correspondente. É assim?? Corrijam-me p.f. se estiver errado.
O que me deixa dúvidas é o porquê da referência (como vantagem) a esta ocular fixa. Não existem outras fixas? Esta é geralmente a preferida no que toca a birdwatching?

Quero comprar um spotting scope, para já não quero investir muito. Confesso que estou inclinado para um destes dois. (C70 Mini MAK ou C90)

1,25" (lê-se 1 polegada e um quarto), e um diâmetro standard de oculares.
Também as há de 2 polegadas (mais caras, melhores e para telescópios maiores).

32 mm. é a distância focal de uma ocular. Dividindo a distância focal da objectiva pela distância focal da ocular, dá a ampliação.
No caso da C90: 1200:32 = 37,5x (no site arredondado para 38x).

A C70, tem 750 mm, e a ampliação da ocular zoom, é de 25-75x. Portanto sei que a distância focal da ocular varia de 30 a 10 mm.

O modelo de ocular zoom, que vem com a C70, deve ser de qualidade inferior a uma ocular fixa (por várias razões, que julgo óbvias). Mas permite usar oculares fixas. No site refere que tem um adaptador, mas no modelo em causa, não sei ao certo como se processa essa adaptação.
Não deixa de ter uma vantagem: Podes por exemplo ver com 25x, um grupo de aves poisadas ao longe e se quiseres ver alguma em especial, rapidamente amplias a imagem (não sei como será a qualidade com 75x).

Helder:
Interessante a tua descoberta.
Podes indicar onde se pode comprar a C90? Ainda recebem, têm stock, quanto custa?

Cumpr.,
Alberto
ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 01, 2010 2:31 am

ACarvalho escreveu:
32 mm. é a distância focal de uma ocular.

Alberto, parece-me que neste caso é mesmo o diâmetro da ocular.

Dantes usavam-se muito as de 0,96" (24 mm), depois as de 1 1/4" (32mm) passaram a ser o diâmetro padrão.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Helder Vieira Sex Out 01, 2010 6:44 am

Obrigado pelas respostas

ACarvalho escreveu:

Helder:
Interessante a tua descoberta.
Podes indicar onde se pode comprar a C90? Ainda recebem, têm stock, quanto custa?

Cumpr.,
Alberto

Posso, claro. Agora não tenho comigo a informação (quer revendedor, quer preço). Logo à noite envio-te MP, ou, se não houver inconveniente (não me lembro se é permitido ou não pelas regras do forum Embarassed ), coloco aqui neste tópico.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 01, 2010 7:07 am

Olá Helder,

Não há qualquer problema em colocares aqui a informação sobre revendedor / preço, uma vez que estás a responder a uma questão que foi colocada no Forum.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por ACarvalho Sex Out 01, 2010 1:27 pm

Gonçalo Elias escreveu:
ACarvalho escreveu:
32 mm. é a distância focal de uma ocular.

Alberto, parece-me que neste caso é mesmo o diâmetro da ocular.

Dantes usavam-se muito as de 0,96" (24 mm), depois as de 1 1/4" (32mm) passaram a ser o diâmetro padrão.


Neste caso foi coincidência.
Os 32mm., referidos é a distância focal da ocular que vem com o C90. Que tem diâmetro de oculares de 1,25".

Alguém sabe como se processa a troca de oculares no C70? É só tirar a ocular de origem e colcar outra? No site referem que vem com um adaptador.

Cumpr.,
Alberto
ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Helder Vieira Sex Out 01, 2010 2:37 pm

Ok Gonçalo, tem lógica. Obrigado.

Pois então o representante/revendedor da Celestron em Portugal (é o único que aparece no site da marca) fica no centro do país, sob o nome de Brightstar.

Confirma-se a existência do C90, que no site da Celestron aparece como descontinuado Suspect ...
Acabei por encomenda-lo, pelo preço de 235,95€. Já agora, o C70 fica por 121€.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por RuiCaratao Sex Out 01, 2010 5:30 pm

Existem outras distancias focais para oculares de 1.25", que podem ser usadas no C90, para alem da de 32mm, tal como o Alberto explicou. Desde que tenham 1.25" de diametro qualquer ocular de qualquer marca sera compativel.

http://www.bs-astro.com/pt/loja?page=shop.browse&category_id=96

Alguém sabe como se processa a troca de oculares no C70? É só tirar a ocular de origem e colcar outra? No site referem que vem com um adaptador.

Na mesma pagina da Celestron vem um manual em PDF onde explica a forma de o fazer, desenrosca-se a ocular zoom e enrosca-se o adaptador para oculares de 1.25"


Confirma-se a existência do C90, que no site da Celestron aparece como descontinuado ...
Acabei por encomenda-lo, pelo preço de 235,95€. Já agora, o C70 fica por 121€.

Sei que nos States esta dificil de arranjar, pode ser que a BS astro /Brightstar tenham em stock ainda alguns. Confirmaste por email, Helder????

abraço,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por ACarvalho Sáb Out 02, 2010 6:48 am


Helder: Obrigado pela indicação, e parabéns pela compra.

Rui: Obrigado. Já vi o manual PDF.

Abraço,
Alberto
ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Out 02, 2010 6:56 am

ACarvalho escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
ACarvalho escreveu:
32 mm. é a distância focal de uma ocular.

Alberto, parece-me que neste caso é mesmo o diâmetro da ocular.

Dantes usavam-se muito as de 0,96" (24 mm), depois as de 1 1/4" (32mm) passaram a ser o diâmetro padrão.


Neste caso foi coincidência.
Os 32mm., referidos é a distância focal da ocular que vem com o C90. Que tem diâmetro de oculares de 1,25".


Tens toda a razão. Grande coincidência Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Helder Vieira Sáb Out 02, 2010 7:38 am

RuiCaratao escreveu:Sei que nos States esta dificil de arranjar, pode ser que a BS astro /Brightstar tenham em stock ainda alguns. Confirmaste por email, Helder????

abraço,
Rui

Sim Rui. Encomendei por telefone ontem de tarde, com a condição de me enviarem o C70 caso o C90 estivesse descontinuado (pois afinal a BS ainda ia confirmar com a marca). Recebi à noite por mail a confirmação da encomenda do C90.



Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato? Empty Re: Que Spotting Scope comprar - Isto não é demasiado barato?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos