Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Andorinhão pálido vs Andorinhão preto

2 participantes

Ir para baixo

Andorinhão pálido vs Andorinhão preto Empty Andorinhão pálido vs Andorinhão preto

Mensagem por luis correia Ter maio 17, 2022 3:35 am

Olá.
É possível distinguir A. pálido de A. preto pelo som?
Estava agora a ouvir os chamamentos na App Merlin e parece que no caso do andorinhão preto o som "sobe e baixa" mais, como um U invertido no audiograma. O som do A. pálido (pelo menos nestas gravações) parece mais linear.

Como escrevi noutro post, a app Merlin agora identifica aves com uma gravação, mas não sei até que ponto será fiável para binómios como este ou por exemplo cotovia de crista / escura.

Eu já desisti de tentar diferenciar estes dois binómios (a não ser que consiga uma foto MUITO boa). Se a app me ajuda-se a distinguilas era top. Mas não sei se me posso fiar..
Alguém já usou a app?

Obrigado
luis correia
luis correia

Número de Mensagens : 596
Idade : 38
Local : Alicante - Espanha
Data de inscrição : 12/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Andorinhão pálido vs Andorinhão preto Empty Re: Andorinhão pálido vs Andorinhão preto

Mensagem por Paulo Alves Ter maio 17, 2022 9:16 am

luis correia escreveu:É possível distinguir A. pálido de A. preto pelo som?

Sim, é possível, com prática. Nada melhor que passar algum tempo a observar entradas e saídas de uma colónia.
Este artigo do Paulo Belo tem tudo o que precisas saber sobre este par e não só:
https://ebird.org/portugal/news/um-olhar-para-os-andorinhoes

luis correia escreveu:Como escrevi noutro post, a app Merlin agora identifica aves com uma gravação, mas não sei até que ponto será fiável para binómios como este ou por exemplo cotovia de crista / escura.

É preciso algum cuidado a usar essa aplicação, principalmente em pares difíceis como este.
Usei para experimentar, mas não com estes pares. Não sei se ajuda.
E nada substitui a observação prolongada da ave no campo.

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos