Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Testes com telemóvel e microfone externo

5 participantes

Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 04, 2022 7:02 am

Olá a todos,

Há dias foi-me emprestado um microfone externo, tendo-me sido pedido que o testasse.
O modelo é este: https://www.colorfoto.pt/loja/prod/by-mm1/6971008025354/

Eu fiz uns testes no exterior em que procurei obter duas gravações da mesma ave (com e sem mic), para poder comparar. Fiz isso para três espécies diferentes: Cis jun, Syl atr e Emb cal.

Os resultados estão nos ficheiros audio abaixo - quando diz "sem mic" é porque gravei directamente com o telemóvel, quando diz "com mic" é porque usei o dito micro externo ligado ao telemóvel. Não tive a preocupação de apontar o microfone numa direcção específica (não sei se fiz bem ou se fiz mal).

Ouvindo estes sons, fiquei com a sensação de que as gravações feitas com micro ficaram todas piores (mais ruído de vento, som da ave menos audível), por comparação com as gravações em que só usei o telemóvel, que ficaram todas bastante bem.

Gostaria de obter opiniões acerca destes resultados.



Cis jun sem mic


Cis jun com mic


Syl atr sem mic


Syl atr com mic


Emb cal sem mic


Emb cal com mic
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por HL Dom Jun 05, 2022 12:20 pm

As gravações com o telefone parece mais altas e talvez mais definidas. Pode valer a pena tentar testar o micro com outro aparelho ou com uma app que dê para regular o volume de gravação.
Uma pergunta, por exemplo, no caso do trigueirão a ave estava à mesma distância e a cantar na mesma direção? A diferença é substancial.
Para reduzir o ruído do vento podes usar um deadcat/windjammer, mas não faz milagres. Ventos até 10km/h não costumam afetar muito a gravação. Também podes usar o teu corpo como barreira e evitar que o vento bata diretamente no micro.

EDIT:
Esse micro deve ser apontado diretamente para o alvo.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 06, 2022 9:52 am

HL escreveu:Uma pergunta, por exemplo, no caso do trigueirão a ave estava à mesma distância e a cantar na mesma direção? A diferença é substancial.

Sim. Mesma ave, mesmo local, eu dentro do carro em ambos os casos.

HL escreveu:Para reduzir o ruído do vento podes usar um deadcat/windjammer, mas não faz milagres. Ventos até 10km/h não costumam afetar muito a gravação. Também podes usar o teu corpo como barreira e evitar que o vento bata diretamente no micro.

Já tem gato morto.

HL escreveu:Esse micro deve ser apontado diretamente para o alvo.

Pois falta-me experimentar essa parte. Será o próximo passo.

Obrigado Hugo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por pedro121 Qua Jun 08, 2022 3:19 am

Humm, eu tenho andado a pesquisar mics externos depois das minhas aventuras com o Merlin para identificar sons, uma das coisas que me interessa é os modelos USB que não precisem de estar fisicamente ligados aos telemóveis, alguém experimentou?

A propósito o Merlin com a ultima atualização está muito fixe para identificar sons de aves europeias, não apanha tudo, mesmo porque não tenho microfone, mas não errou até agora no que apanhou, e isto em situações de ambiente urbano com muitos ruídos, e vento bastante forte.

mas tem cenas, eu ontem fiz um transecto, ele apanhou quase tudo, não assinalou rola-brava que pensaria eu que era bastante fácil e audível, mas apanhou Chapim-de-crista que é uma espécie problema para mim, só por isso fiquei muito satisfeito.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por HL Qua Jun 08, 2022 4:27 am

pedro121 escreveu:Humm, eu tenho andado a pesquisar mics externos depois das minhas aventuras com o Merlin para identificar sons, uma das coisas que me interessa é os modelos USB que não precisem de estar fisicamente ligados aos telemóveis, alguém experimentou?

A propósito o Merlin com a ultima atualização está muito fixe para identificar sons de aves europeias, não apanha tudo, mesmo porque não tenho microfone, mas não errou até agora no que apanhou, e isto em situações de ambiente urbano com muitos ruídos, e vento bastante forte.

mas tem cenas, eu ontem fiz um transecto, ele apanhou quase tudo, não assinalou rola-brava que pensaria eu que era bastante fácil e audível, mas apanhou Chapim-de-crista que é uma espécie problema para mim, só por isso fiquei muito satisfeito.

Algo direccional e sem fios? Deve existir. Mas não conheço.

Podes tentar os Rode Wireless GO, mas acho que não é o mais indicado, vão apanhar muito mais o ruído que produzes, para além de serem relativamente caros.
https://www.youtube.com/watch?v=eHH2oDdnYGM
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Ricardo Melo Sex Jun 10, 2022 4:58 am

Gonçalo Elias escreveu:Olá a todos,
Há dias foi-me emprestado um microfone externo, tendo-me sido pedido que o testasse.
O modelo é este: https://www.colorfoto.pt/loja/prod/by-mm1/6971008025354/
Os resultados estão nos ficheiros audio abaixo - quando diz "sem mic" é porque gravei directamente com o telemóvel, quando diz "com mic" é porque usei o dito micro externo ligado ao telemóvel. Não tive a preocupação de apontar o microfone numa direcção específica (não sei se fiz bem ou se fiz mal).
Ouvindo estes sons, fiquei com a sensação de que as gravações feitas com micro ficaram todas piores (mais ruído de vento, som da ave menos audível), por comparação com as gravações em que só usei o telemóvel, que ficaram todas bastante bem.Gostaria de obter opiniões acerca destes resultados.
Qual o formato de gravação que usaste com e sem micro?
Se o microfone é direcional tens de apontar diretamente para a fonte sonora. Uma ligeira variação faz bastante diferença. Este tipo de microfone abafa os sons que vêm de outras direcções sem ser de frente, contudo não há milagres. Obviamente que o direccional é preferível a teres um microfone omnidireccional que capta sons de todas as direcções traduzindo-se numa gravação sem artista principal...


Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jun 10, 2022 6:10 am

Ricardo Melo escreveu:
Qual o formato de gravação que usaste com e sem micro?

Os ficheiros vêm num formato chamado m4a.

Ricardo Melo escreveu:Se o microfone é direcional tens de apontar diretamente para a fonte sonora. Uma ligeira variação faz bastante diferença. Este tipo de microfone abafa os sons que vêm de outras direcções sem ser de frente, contudo não há milagres. Obviamente que o direccional é preferível a teres um microfone omnidireccional que capta sons de todas as direcções traduzindo-se numa gravação sem artista principal...

Obrigado, vou tentar.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Ricardo Melo Sex Jun 10, 2022 8:46 am

Gonçalo Elias escreveu:
Ricardo Melo escreveu:
Qual o formato de gravação que usaste com e sem micro?
Os ficheiros vêm num formato chamado m4a.
Isto é uma matéria demasiado densa pata tratar por aqui, mas a não ser que o formato do ficheiro seja .m4a Lossless, que alguns telemóveis mais recentes suportam, recomendo usares .WAV com uma taxa de amostragem de 48 KHz/s e a 24 bits/sample. Estes parâmetros dar-te-ão uma excelente qualidade sonora.
Agora, claro que usares o telemóvel como gravador não se traduzirá num grande resultado sonoro (com microfone omnidireccional ou direccional tipo shotgun ou parabola). Para a melhor qualidade é necessário um gravador dedicado e um microfone direccional (investimento mínimo de +-500€) e mais importante ainda é estares o mais próximo possível da ave...
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jun 10, 2022 11:49 am

Ricardo Melo escreveu:Isto é uma matéria demasiado densa pata tratar por aqui, mas a não ser que o formato do ficheiro seja .m4a Lossless, que alguns telemóveis mais recentes suportam, recomendo usares .WAV com uma taxa de amostragem de 48 KHz/s e a 24 bits/sample. Estes parâmetros dar-te-ão uma excelente qualidade sonora.

Estive a ver as definições do programa (uma cena que encontrei na net e instalei chamado "gravador de som plus"), e suporta os seguintes formatos:
AAC
WAV (nao compactado)

Estava seleccionado o AAC, sendo assim vou mudar para o WAV.

Ricardo Melo escreveu:Agora, claro que usares o telemóvel como gravador não se traduzirá num grande resultado sonoro (com microfone omnidireccional ou direccional tipo shotgun ou parabola). Para a melhor qualidade é necessário um gravador dedicado e um microfone direccional (investimento mínimo de +-500€) e mais importante ainda é estares o mais próximo possível da ave...

Por acaso até tenho conseguido uns resultados razoáveis usando só o telemóvel, sem micro externo. Melhores até do que esperaria.

https://macaulaylibrary.org/asset/457061641
https://macaulaylibrary.org/asset/457061611
https://macaulaylibrary.org/asset/441415991
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Ricardo Melo Sex Jun 10, 2022 12:33 pm

Gonçalo Elias escreveu:Estive a ver as definições do programa (uma cena que encontrei na net e instalei chamado "gravador de som plus"), e suporta os seguintes formatos:
AAC
WAV (nao compactado)
Estava seleccionado o AAC, sendo assim vou mudar para o WAV.
Certo. E dentro deste formato 48 Khz e 24 bits, caso a APP/telemóvel o permitam.  Wink
Gonçalo Elias escreveu:
Por acaso até tenho conseguido uns resultados razoáveis usando só o telemóvel, sem micro externo. Melhores até do que esperaria.
https://macaulaylibrary.org/asset/457061641
https://macaulaylibrary.org/asset/457061611
https://macaulaylibrary.org/asset/441415991
Hmmm, perspectivas... Smile
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jun 10, 2022 12:56 pm

Ricardo Melo escreveu:
Certo. E dentro deste formato 48 Khz e 24 bits, caso a APP/telemóvel o permitam.  Wink

Tem 48 / 256 kbps

Ricardo Melo escreveu:Hmmm, perspectivas... Smile

lol
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por luis correia Sex Jun 10, 2022 4:08 pm

Eu comprei um muito parecido com esse recentemente.
https://www.amazon.es/gp/product/B015R0IQGW/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o02_s00?ie=UTF8&psc=1
Não usei muito ainda, mas dos testes que fiz grava muito melhor do que o telemóvel. Mas claro, é fundamental apontar o microfone em direção ao som.

Gravaste com a carapuça anti-vento?
O volume da gravação fica bastante mais baixo com ela posta.
luis correia
luis correia

Número de Mensagens : 599
Idade : 38
Local : Alicante - Espanha
Data de inscrição : 12/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jun 10, 2022 10:58 pm

luis correia escreveu:Eu comprei um muito parecido com esse recentemente.
https://www.amazon.es/gp/product/B015R0IQGW/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o02_s00?ie=UTF8&psc=1
Não usei muito ainda, mas dos testes que fiz grava muito melhor do que o telemóvel. Mas claro, é fundamental apontar o microfone em direção ao som.

Pois já percebi que tenho de ter esse aspecto em atenção.

luis correia escreveu:Gravaste com a carapuça anti-vento?
O volume da gravação fica bastante mais baixo com ela posta.

Sim. Se calhar prejudica mais do que ajuda...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por luis correia Sáb Jun 11, 2022 3:12 am

Pois, eu acho que só é suposto usar isso se está vento, se não, funciona como uma barreira para o som.
luis correia
luis correia

Número de Mensagens : 599
Idade : 38
Local : Alicante - Espanha
Data de inscrição : 12/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 11, 2022 7:34 am

luis correia escreveu:Pois, eu acho que só é suposto usar isso se está vento, se não, funciona como uma barreira para o som.

Bem visto Exclamation

Obrigado vou experimentar
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Testes com telemóvel e microfone externo Empty Re: Testes com telemóvel e microfone externo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos