Garajau-rosado?
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Garajau-rosado?
Local: Molhe norte de São Jacinto, Aveiro
Data: 2022-06-16
Num grande bando misto de garajaus (>60 indivíduos, alguns anilhados) a maioria T. sandvicensis, observei cinco S. hirundo e estes dois indivíduos (um juvenil anilhado e um adulto), que me deixaram dúvidas para S. dougallii, pelas dimensões das rectrizes e coloração da plumagem, nomeadamente, as primárias.
A vossa opinião p.f.. Obrigado.
Nota: Foto#1, primeira ave do grupo da direita;
Fotos #2 a #6, todas do juvenil anilhado.
Foto#1:
Foto#2:
Foto#3:
Foto#4:
Foto#5:
Foto#6:
Data: 2022-06-16
Num grande bando misto de garajaus (>60 indivíduos, alguns anilhados) a maioria T. sandvicensis, observei cinco S. hirundo e estes dois indivíduos (um juvenil anilhado e um adulto), que me deixaram dúvidas para S. dougallii, pelas dimensões das rectrizes e coloração da plumagem, nomeadamente, as primárias.
A vossa opinião p.f.. Obrigado.
Nota: Foto#1, primeira ave do grupo da direita;
Fotos #2 a #6, todas do juvenil anilhado.
Foto#1:
Foto#2:
Foto#3:
Foto#4:
Foto#5:
Foto#6:
Re: Garajau-rosado?
na foto 1 só vejo hirundo e sands...
Nas restantes está uma dougalli, mas adulto. Muito bom registo!
Nas restantes está uma dougalli, mas adulto. Muito bom registo!
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Sim, concordo com o Samuel, embora tenha duvidas sobre a idade da dougallii, não tenho a certeza que seja um adulto, mas não é um juvenil seguramente.
A este propósito, sempre que se vê uma sterna anilhada é sempre de evr com atenção, a proporção de dougalliis anilhadas é muito alta na Europa
Já agora pedia que fosse enviado para o CPR
A este propósito, sempre que se vê uma sterna anilhada é sempre de evr com atenção, a proporção de dougalliis anilhadas é muito alta na Europa
Já agora pedia que fosse enviado para o CPR
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Samuel Patinha gosta desta mensagem
Obrigado Samuel, obrigado Pedro,
Na foto#1 as rectrizes ultrapassam claramente as primárias, daí a minha dúvida para hirundo.
Concordo que não é juvenil, claro. Provável ser um adulto ainda em plumagem de primavera.
As outras duas anilhas que vi eram em sandvicensis.
Ok, vou enviar para o CPR.
Na foto#1 as rectrizes ultrapassam claramente as primárias, daí a minha dúvida para hirundo.
Concordo que não é juvenil, claro. Provável ser um adulto ainda em plumagem de primavera.
As outras duas anilhas que vi eram em sandvicensis.
Ok, vou enviar para o CPR.
Francisco Pires escreveu:
Eu não percebi qual das aves é.
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Francisco Pires escreveu:
.
Ligeiramente, em parte por causa do angulo da foto e asas, em parte porque as rectrizes são frescas, ou seja estão no comprimento máximo, mas as primarias são de 2021 e já desgastaram um bocadinho, na pratica essa característica é secundaria para separar dougallii pousada no meio de hirundos, sendo muito mais evidente a cor do bico, a cor da própria ave, que é mais branca e não cinzenta e o próprio tamanho, a cauda de dougallii é mais util em voo, por causa das rectrizes externas brancas enquanto hirundo tem as mesmas com as bordas externas cinzentas, isso é muito visível em fotos e é diagnosticante para dougallii.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos