Perna-verde?
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Re: Perna-verde?
nebularia
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Normalmente quando este par deixa dúvidas é um nebularia. O stagnatilis tem o bico mesmo fino, parece uma agulha e não é tão encorpadoFrancisco Pires escreveu:Obrigado, Samuel
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Samuel Patinha escreveu:Normalmente quando este par deixa dúvidas é um nebularia. O stagnatilis tem o bico mesmo fino, parece uma agulha e não é tão encorpado
E não é curvado para cima
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Samuel Patinha escreveu:
Normalmente quando este par deixa dúvidas é um nebularia. O stagnatilis tem o bico mesmo fino, parece uma agulha e não é tão encorpado
Obrigado! As minhas dúvidas vinham de a cauda ser escura até à linha das asas, os dedos bastante projectados e um bico aparentemente mais fino (sim, ligeiramente ecurvado para cima, mas...podia ser defeito de fabrico! :-)).
Gonçalo Elias escreveu:Samuel Patinha escreveu:Normalmente quando este par deixa dúvidas é um nebularia. O stagnatilis tem o bico mesmo fino, parece uma agulha e não é tão encorpado
E não é curvado para cima
Certo!
Obrigado Gonçalo.
HL escreveu:Podia ser um guttifer
@Francisco: as fotos têm algum tratamento de remoção de grão?
Obrigado, Hugo
Ui! Isso é que era! A fugir da gerra! :-) Mas a minha documentação não chega a tanto!
Sim, porque, apesar de o ISO ser bom (1/4000 s, f4.5, ISO 640), o bicho estava longe e precisei de fazer muito crop. Nestes casos, por defeito, faço remoção de grão, mas não teve grande efeito nestas fotos. Se quiseres diz-me e eu posto as que achares bem sem remoção de grão.
Tenho mais uma meia dúzia de fotos da ave. Se for preciso digam.
Francisco Pires escreveu:
Obrigado, Hugo
Ui! Isso é que era! A fugir da gerra! :-) Mas a minha documentação não chega a tanto!
Estou a exagerar , é super improvável. A probabilidade de aparecer aqui um guttifer ou na Lua devem ser próximas.
Pelas fotos dá para perceber que o jizz não bate certo, tem muita tíbia por exemplo. Mas era bem fixe.
Francisco Pires escreveu:
Sim, porque, apesar de o ISO ser bom (1/4000 s, f4.5, ISO 640), o bicho estava longe e precisei de fazer muito crop. Nestes casos, por defeito, faço remoção de grão, mas não teve grande efeito nestas fotos. Se quiseres diz-me e eu posto as que achares bem sem remoção de grão.
Tenho mais uma meia dúzia de fotos da ave. Se for preciso digam.
Por mim, não é necessário repostar. A pergunta era só para satisfazer a minha curiosidade.
Francisco Pires gosta desta mensagem
Fica então que este perna-verde não passa de um perna-verde-ponto!
Mas fiquei a saber que há pelo menos três pernas-verdes!!!
Obrigado a todos!
stagnatillis é mesmo muito pequeno, menor e muito mais "fino" que um perna-vermelha, não há hipótese de confusão com perna-verde. o único risco de confusão é com flavipes
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:stagnatillis é mesmo muito pequeno, menor e muito mais "fino" que um perna-vermelha, não há hipótese de confusão com perna-verde. o único risco de confusão é com flavipes
Obrigado, Pedro
Naquele dia (9/08) era um só indivíduo em toda a Reserva. Isolado não facilita a comparação de tamanhos. Muito longe então ainda pior. Mas ontem 10/08 já não traz dúvidas :-)
https://macaulaylibrary.org/asset/474205441
Francisco Pires escreveu:pedro121 escreveu:stagnatillis é mesmo muito pequeno, menor e muito mais "fino" que um perna-vermelha, não há hipótese de confusão com perna-verde. o único risco de confusão é com flavipes
Obrigado, Pedro
Naquele dia (9/08) era um só indivíduo em toda a Reserva. Isolado não facilita a comparação de tamanhos. Muito longe então ainda pior. Mas ontem 10/08 já não traz dúvidas :-)
https://macaulaylibrary.org/asset/474205441
basta que haja calidris para comparar, stagnatilis é mais alto que calidris alba e alpina, mas em termos de corpo não é muito maior, há uma sobreposição quase total em termos de peso entre stagnatilis e alba, já entre stagnatilis e nebularia não há sobreposição.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:
basta que haja calidris para comparar, stagnatilis é mais alto que calidris alba e alpina, mas em termos de corpo não é muito maior, há uma sobreposição quase total em termos de peso entre stagnatilis e alba, já entre stagnatilis e nebularia não há sobreposição.
Ok, como lembrete vou reter que o stagnatilis é um pilrito pernalta! :-)
Belas dicas!! Obrigado!