Apus?
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Apus?
Local: RNL Estuário do Douro, Vila Nova de Gaia
Data: 2022-08-11
Penso serem A. apus mas, por não serem muito maiores que as A.- dáuricas e A.-das-chaminés que com eles voavam, por terem a cauda bastante bifurcada e por estarem a poucos quilómetros em linha recta do seu dormitório no Porto, questiono-vos se poderão ser, ou algum ser, A. unicolor.
Isto na continuação da distração deste verão (P. Ramalho e Samuel Patinha) :-)
Obrigado.
Foto#1:
Foto#2:
Foto#3:
Foto#4:
Foto#5:
Foto#6:
Data: 2022-08-11
Penso serem A. apus mas, por não serem muito maiores que as A.- dáuricas e A.-das-chaminés que com eles voavam, por terem a cauda bastante bifurcada e por estarem a poucos quilómetros em linha recta do seu dormitório no Porto, questiono-vos se poderão ser, ou algum ser, A. unicolor.
Isto na continuação da distração deste verão (P. Ramalho e Samuel Patinha) :-)
Obrigado.
Foto#1:
Foto#2:
Foto#3:
Foto#4:
Foto#5:
Foto#6:
Re: Apus?
A. unicolor está fora de questão, pela mancha bastante notória da garganta. E eu vou para A. pallidus, devido ao escamado da barriga, são corpulentos, p10 mais curta que a p9, secundárias mais claras...
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Francisco Pires gosta desta mensagem
concordo com pallidus para todos
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Samuel Patinha escreveu:A. unicolor está fora de questão, pela mancha bastante notória da garganta. E eu vou para A. pallidus, devido ao escamado da barriga, são corpulentos, p10 mais curta que a p9, secundárias mais claras...
Obrigado, Samuel
Está-me a ser difícil acertar nos andorinhões. Claro que avaliar pelo tamanho percebido é sempre muito arriscado. Vou colecionando estas diferenças entre apus e pallidus para aumentar a minha taxa de acerto!!
Vou corrigir na lista eBird.
Grande ajuda! Obrigado.
Samuel Patinha gosta desta mensagem
Não é um par nada fácil. Eu passei dois anos a dedicar-me bastante a eles, e mesmo hoje, se não andarem relativamente perto e não chamarem, com má luz deixo alguns identificados ao género. Mas é ir olhando para eles (temos sorte que os raros por aqui - tirando o unicolor - têm mais branco algures o que facilita a coisa)Francisco Pires escreveu:Samuel Patinha escreveu:A. unicolor está fora de questão, pela mancha bastante notória da garganta. E eu vou para A. pallidus, devido ao escamado da barriga, são corpulentos, p10 mais curta que a p9, secundárias mais claras...
Obrigado, Samuel
Está-me a ser difícil acertar nos andorinhões. Claro que avaliar pelo tamanho percebido é sempre muito arriscado. Vou colecionando estas diferenças entre apus e pallidus para aumentar a minha taxa de acerto!!
Vou corrigir na lista eBird.
Grande ajuda! Obrigado.
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Samuel Patinha escreveu:...
Não é um par nada fácil. Eu passei dois anos a dedicar-me bastante a eles, e mesmo hoje, se não andarem relativamente perto e não chamarem, com má luz deixo alguns identificados ao género. Mas é ir olhando para eles (temos sorte que os raros por aqui - tirando o unicolor - têm mais branco algures o que facilita a coisa)
Tenho que me treinar também nas diferenças dos chamamentos. Excelente dica a explorar! Obrigado!
Pois é, com branco ajuda (desses ainda me falta observar um, o mais difícil). O problema é com branco demais... tipo a parecerem perdizes-do-mar!!
Samuel Patinha gosta desta mensagem
Quando a luz está boa, o primeiro aspecto que me salta à vista é a plumagem cor de "café com leite"
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658