Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca?

5 participantes

Ir para baixo

Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca? Empty Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca?

Mensagem por Bruno Morais Dom Set 18, 2022 5:07 pm

Ora viva,

Foto única, de fraca qualidade. No campo, não tive condições para identificar a ave - tenho esta foto com o zoom esticado, depois a ave voou para fora de vista.
Na altura não valorizei, mas olhando para a foto, estou convencido que é um rabirruivo-de-testa-branca (se for, é a minha primeira observação da espécie - se não for, deve ser cartaxo Very Happy ).

O que acham? (Praia do Abano, próximo do Guincho, dia 18/09)
Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca? Rabirr10

Bruno Morais

Número de Mensagens : 201
Local : Lisboa

https://ebird.org/profile/MTg0ODE0MQ/PT

Ir para o topo Ir para baixo

Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca? Empty Re: Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca?

Mensagem por pedro121 Seg Set 19, 2022 3:27 am

Cartaxo
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Bruno Morais gosta desta mensagem

Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca? Empty Re: Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca?

Mensagem por Bruno Morais Seg Set 19, 2022 4:20 am

Oh, que pena... Obrigado Pedro.

Para aprender:
Se fosse  phoenicurus o que seria visivelmente diferente numa foto de má qualidade como esta?

Bruno Morais

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 19, 2022 10:34 am

Bruno Morais escreveu:
Se fosse  phoenicurus o que seria visivelmente diferente numa foto de má qualidade como esta?

Entre outras coisas, não teria o meio colar branco e a cauda seria mais longa.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25658

Bruno Morais e Tiago Lourenço gostam desta mensagem

Mensagem por pedro121 Ter Set 20, 2022 2:09 am

Bruno Morais escreveu:Oh, que pena...  Obrigado Pedro.

Para aprender:

Como diz o Gonçalo, a estrutura seria logo o indicador, cauda mais longa, cabeça proporcionalmente mais pequena
pedro121
pedro121

Bruno Morais gosta desta mensagem

Mensagem por Bruno Morais Ter Set 20, 2022 8:54 am

Obrigado. A "estrutura geral" é mesmo o primeiro fator na observação, mas o problema é que nas espécies que nunca vimos não há memória da estrutura.

Até à próxima fotografia de má qualidade - muito grato!

Bruno Morais

Mensagem por pedro121 Ter Set 20, 2022 9:21 am

Bruno Morais escreveu:Obrigado. A "estrutura geral" é mesmo o primeiro fator na observação, mas o problema é que nas espécies que nunca vimos não há memória da estrutura.

Até à próxima fotografia de má qualidade - muito grato!

a estrutura é muito semelhante ao do rabiruivo-preto, só que o de testa-branca prefere arvores.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 20, 2022 10:01 am

pedro121 escreveu:a estrutura é muito semelhante ao do rabiruivo-preto, só que o de testa-branca prefere arvores.

Excepto numa pequena região do país onde ocupa o nicho do rabirruivo-preto e ocorre / nidifica no meio das aldeias Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Qua Set 21, 2022 2:55 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:a estrutura é muito semelhante ao do rabiruivo-preto, só que o de testa-branca prefere arvores.

Excepto numa pequena região do país onde ocupa o nicho do rabirruivo-preto e ocorre / nidifica no meio das aldeias Smile

mas mesmo aí os ninhos são em buracos de arvores, não?
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 21, 2022 9:59 am

pedro121 escreveu:mas mesmo aí os ninhos são em buracos de arvores, não?

Eu vi-os em aldeias onde (que me lembre) não havia árvores. Pousavam nos telhados e nas antenas. Fiquei convencido que nidificariam em cavidades de edifícios, tenho de ver se encontro notas sobre isso.

A zona em questão fica algures no meio do país, tipo Sertã, Vila de Rei e outros concelhos próximos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por João D. Esteves Qua Set 21, 2022 3:57 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:mas mesmo aí os ninhos são em buracos de arvores, não?

Eu vi-os em aldeias onde (que me lembre) não havia árvores. Pousavam nos telhados e nas antenas. Fiquei convencido que nidificariam em cavidades de edifícios, tenho de ver se encontro notas sobre isso.

A zona em questão fica algures no meio do país, tipo Sertã, Vila de Rei e outros concelhos próximos.

No centro de Castelo Branco já vi em caixas-ninho e buracos de paredes. Na aldeia de Penha Garcia em cavidades de edifícios. Já encontrei um ninho num contador de água com a porta partida
João D. Esteves
João D. Esteves

Número de Mensagens : 283
Local : Castelo Branco

https://ebird.org/profile/MTE4NzE2Ng/PT-05

Mensagem por Paulo Alves Qui Set 22, 2022 3:20 am

No concelho de Mação, para além de nidificarem em árvores nas aldeias, usam também edifícios (alpendres, chaminés, etc...).
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2551
Local : Concavada - Abrantes

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 22, 2022 10:08 am

Obrigado João e Paulo pelas informações.

Esses concelhos são próximos da zona que indiquei, portanto podemos considerá-los parte da região onde são utilizadas construções.

No resto do país isso não acontece, pelo menos que eu tenha conhecimento.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo