Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca?
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca?
Ora viva,
Foto única, de fraca qualidade. No campo, não tive condições para identificar a ave - tenho esta foto com o zoom esticado, depois a ave voou para fora de vista.
Na altura não valorizei, mas olhando para a foto, estou convencido que é um rabirruivo-de-testa-branca (se for, é a minha primeira observação da espécie - se não for, deve ser cartaxo ).
O que acham? (Praia do Abano, próximo do Guincho, dia 18/09)
Foto única, de fraca qualidade. No campo, não tive condições para identificar a ave - tenho esta foto com o zoom esticado, depois a ave voou para fora de vista.
Na altura não valorizei, mas olhando para a foto, estou convencido que é um rabirruivo-de-testa-branca (se for, é a minha primeira observação da espécie - se não for, deve ser cartaxo ).
O que acham? (Praia do Abano, próximo do Guincho, dia 18/09)
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Bruno Morais gosta desta mensagem
Re: Cartaxo ou rabirruivo-de-testa-branca?
Oh, que pena... Obrigado Pedro.
Para aprender:
Se fosse phoenicurus o que seria visivelmente diferente numa foto de má qualidade como esta?
Para aprender:
Se fosse phoenicurus o que seria visivelmente diferente numa foto de má qualidade como esta?
Bruno Morais escreveu:
Entre outras coisas, não teria o meio colar branco e a cauda seria mais longa.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Bruno Morais e Tiago Lourenço gostam desta mensagem
Bruno Morais escreveu:Oh, que pena... Obrigado Pedro.
Para aprender:
Como diz o Gonçalo, a estrutura seria logo o indicador, cauda mais longa, cabeça proporcionalmente mais pequena
Bruno Morais gosta desta mensagem
Obrigado. A "estrutura geral" é mesmo o primeiro fator na observação, mas o problema é que nas espécies que nunca vimos não há memória da estrutura.
Até à próxima fotografia de má qualidade - muito grato!
Bruno Morais escreveu:Obrigado. A "estrutura geral" é mesmo o primeiro fator na observação, mas o problema é que nas espécies que nunca vimos não há memória da estrutura.
a estrutura é muito semelhante ao do rabiruivo-preto, só que o de testa-branca prefere arvores.
pedro121 escreveu:a estrutura é muito semelhante ao do rabiruivo-preto, só que o de testa-branca prefere arvores.
Excepto numa pequena região do país onde ocupa o nicho do rabirruivo-preto e ocorre / nidifica no meio das aldeias
Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:a estrutura é muito semelhante ao do rabiruivo-preto, só que o de testa-branca prefere arvores.
Excepto numa pequena região do país onde ocupa o nicho do rabirruivo-preto e ocorre / nidifica no meio das aldeias
mas mesmo aí os ninhos são em buracos de arvores, não?
pedro121 escreveu:mas mesmo aí os ninhos são em buracos de arvores, não?
Eu vi-os em aldeias onde (que me lembre) não havia árvores. Pousavam nos telhados e nas antenas. Fiquei convencido que nidificariam em cavidades de edifícios, tenho de ver se encontro notas sobre isso.
A zona em questão fica algures no meio do país, tipo Sertã, Vila de Rei e outros concelhos próximos.
Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:mas mesmo aí os ninhos são em buracos de arvores, não?
Eu vi-os em aldeias onde (que me lembre) não havia árvores. Pousavam nos telhados e nas antenas. Fiquei convencido que nidificariam em cavidades de edifícios, tenho de ver se encontro notas sobre isso.
A zona em questão fica algures no meio do país, tipo Sertã, Vila de Rei e outros concelhos próximos.
No centro de Castelo Branco já vi em caixas-ninho e buracos de paredes. Na aldeia de Penha Garcia em cavidades de edifícios. Já encontrei um ninho num contador de água com a porta partida
No concelho de Mação, para além de nidificarem em árvores nas aldeias, usam também edifícios (alpendres, chaminés, etc...).
Obrigado João e Paulo pelas informações.
Esses concelhos são próximos da zona que indiquei, portanto podemos considerá-los parte da região onde são utilizadas construções.
No resto do país isso não acontece, pelo menos que eu tenha conhecimento.
Esses concelhos são próximos da zona que indiquei, portanto podemos considerá-los parte da região onde são utilizadas construções.
No resto do país isso não acontece, pelo menos que eu tenha conhecimento.