Cotovia
+2
HL
aespenica
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Cotovia
Sei que alegadamente em Sagres não ocorre G. cristata mas gostava de confirmar esta, fotografada em Sagres (Atalaia) em 8 de Maio passado.
Re: Cotovia
Outras fotos.
Devo corrigir o local ainda que pouco importante: foi na Fortaleza e não na Atalaia.
Devo corrigir o local ainda que pouco importante: foi na Fortaleza e não na Atalaia.
vamos divagar e dizer que Galerida macrorhyncha não pode ser excluída? e que é o local perfeito?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Samuel Patinha gosta desta mensagem
Este bicho é manhoso.
Mas para mim é uma G. theklae com uma deformação no bico.
De facto, com excepção do bico bate tudo certo para theklae (cor escura, anel ocular claro, marcas fortes no peito, local da observação). E nas últimas fotos fica a sensação de que a mandíbula superior é longa e cruza por cima da outra, estilo Loxia.
Mas para mim é uma G. theklae com uma deformação no bico.
De facto, com excepção do bico bate tudo certo para theklae (cor escura, anel ocular claro, marcas fortes no peito, local da observação). E nas últimas fotos fica a sensação de que a mandíbula superior é longa e cruza por cima da outra, estilo Loxia.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
No eBird aparecem 362 registos de G. cristata no concelho de Vila do Bispo e, pelo menos algumas, em Sagres. Olhando as fotos (26), algumas delas podem ser registos erróneos. Ainda assim é de excluir liminarmente a presença da espécie?
aespenica escreveu:No eBird aparecem 362 registos de G. cristata no concelho de Vila do Bispo e, pelo menos algumas, em Sagres. Olhando as fotos (26), algumas delas podem ser registos erróneos. Ainda assim é de excluir liminarmente a presença da espécie?
Não é de excluir. A Galerida cristata ocorre na região.
Dei uma olhada rápida nos registos com foto da espécie para o concelho de Vila do Bispo e sem dúvida que muitas estão mal identificadas, mas algumas são válidas.
Quanto à ave da foto, e não entrando na divagação do Pedro , na minha opinião é uma Galerida cristata.
Na primeira foto percebemos que é uma ave alongada, "comprida". As theklae parecem mais compactas.
Crista espigada não em leque, anel ocular pouco protuberante, as pintas do peito não me parecem assim tão fortes, sendo um riscado e não "gotas".
Não me parece haver ruivo nas coberturas da cauda. Dorso e nuca pouco marcados.
O bico está dentro da variação de cristata na minha opinião.
Por fim a 1ra primária não é visível, mais um ponto a favor de cristata.
HL gosta desta mensagem
Uma Crekla
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
HL gosta desta mensagem