Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bird Sounds Global

2 participantes

Ir para baixo

Bird Sounds Global Empty Bird Sounds Global

Mensagem por LuisSilva17 Ter Nov 08, 2022 4:55 am

Olá,

Gostava de partilhar convosco o projecto 'Bird Sounds Global' (BSG), no qual tenho participado. O projeto pretende desenvolver sistemas de identificação automática de sons utilizando aprendizagem automática ('machine learning') e ciência cidadã. Este projeto faz parte do programa de investigação LIFEPLAN, que pretende aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade a nível global e os fatores que a determinam.

O resultado do BSG é uma biblioteca de sons de aves validados por especialistas de todo o mundo e modelos afinados localmente para identificação das várias espécies. Os produtos finais estarão disponíveis livremente para o uso de todos. Os modelos de reconhecimento livres criam oportunidades para outras aplicações assim como o seu desenvolvimento, como as atuais aplicações Merlin & BirdNET. Tanto o Merlin como o BirdNET funcionam bem para gravações específicas e dirigidas, mas como o projeto LIFEPLAN está a criar gravar ficheiros áudio com dados sonoros da paisagem (i.e., gravações passivas de todos os sons num ambiente local, em vez de registrar uma única espécie), é necessário um maior desenvolvimento dos atuais métodos. O ajuste fino e local dos modelos com dados anotados por especialistas em ornitologia é uma parte crucial e importante desse desenvolvimento. Aqui está um artigo recente sobre o desenvolvimento deste método: "Domain-specific neural networks improve automated bird sound recognition already with small amount of local data" (https://besjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/2041-210X.14003).

Em Portugal há 4 locais com gravações (zona do rio Sabor e Lisboa). Os utilizadores estão convidados a identificar e anotar as espécies que vocalizam em gravações de 10 segundos (vejam o exemplo de uma imagem da Suécia). Dentro do BSG, pode aproveitar a sua experiência para avançar na identificação automatizada de sons de aves e a compreensão da biodiversidade global! As gravações de Portugal e de outros locais podem ser encontradas aqui: https://bsg.laji.fi/identification/instructions.


LuisSilva17

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/02/2021

Samuel Patinha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bird Sounds Global Empty Re: Bird Sounds Global

Mensagem por Samuel Patinha Ter Nov 08, 2022 9:15 am

Projecto bastante interessante. vou ler entretanto o que está nesses links.

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos