Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sorte de principiante - Curruca curruca?

3 participantes

Ir para baixo

Sorte de principiante - Curruca curruca? Empty Sorte de principiante - Curruca curruca?

Mensagem por Tiago Lourenço Qua Jan 04, 2023 8:29 am

Boa tarde a todos.

Peço a vossa ajuda na identificação.

Sorte de principiante - Curruca curruca? 2020-010

Local: Foz do Rio Trancão – Parque das Nações, Lisboa.
Data: 11/09/2020 pelas 12:13h.

Trata-se de uma fotografia única, e relativa ao ano de 2020.
Na realidade, tal como referi na minha apresentação, vou aprendendo aos poucos e apenas registo quando tenho a certeza, talvez por isso, a fotografia tenha ficado tanto tempo no meu arquivo.

Apesar do tempo decorrido desde a data da observação e dos modestos progressos que consegui na identificação de aves selvagens, não me sinto confiante para afirmar tratar-se da espécie “x” ou “y”. Ainda assim, deixo um palpite, será que nas minhas primeiras observações tive a sorte de observar um Papa-amoras-cinzento - Curruca curruca?

Obrigado desde já pelo vosso tempo e votos de Feliz 2023.
Tiago Lourenço
Tiago Lourenço

Número de Mensagens : 21
Idade : 45
Data de inscrição : 07/07/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Sorte de principiante - Curruca curruca? Empty Re: Sorte de principiante - Curruca curruca?

Mensagem por Paulo Alves Qua Jan 04, 2023 9:02 am

As patas parecem claras, o que descarta Curruca curruca, que as apresenta de cor acinzentada/preta.
Esta característica juntamente com o anel orbital claro diz-me que é uma Curruca iberiae.

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Tiago Lourenço gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sorte de principiante - Curruca curruca? Empty Re: Sorte de principiante - Curruca curruca?

Mensagem por Tiago Lourenço Qua Jan 04, 2023 12:11 pm

Olá, Paulo. Muito obrigado pela disponibilidade na avaliação.

Na realidade a cor das patas era a característica que me levava a pensar que dificilmente seria um Papa-amoras-cinzento, ainda assim, tentei acreditar que este facto poderia estar relacionado com a incidência da luz do sol.

Quanto à Curruca iberiae, o facto de o anel orbital ser claro e não vermelho, poderá ser uma caraterística que exclui esta hipótese? Ou poderá haver variações na cor do anel orbital?

Também pensei na possibilidade Curruca iberiae, mas tendo em conta o local da observação e  a informação no portal avesdeportugal.info* fiquei na dúvida…

*“Embora seja rara no litoral (o que contribui para gerar uma impressão de relativa escassez), esta toutinegra é bastante comum no interior”

Ainda há uma característica que me chamou a atenção, que na realidade não tenho a certeza ser verdadeiramente importante na identificação. A marca isolada na plumagem/cor das penas.

Sorte de principiante - Curruca curruca? 11110


Muito obrigado mais uma vez pela atenção dispensada na avaliação.
Tiago Lourenço
Tiago Lourenço

Número de Mensagens : 21
Idade : 45
Data de inscrição : 07/07/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Sorte de principiante - Curruca curruca? Empty Re: Sorte de principiante - Curruca curruca?

Mensagem por Paulo Alves Qua Jan 04, 2023 12:42 pm

Tiago Lourenço escreveu:Na realidade a cor das patas era a característica que me levava a pensar que dificilmente seria um Papa-amoras-cinzento, ainda assim, tentei acreditar que este facto poderia estar relacionado com a incidência da luz do sol.

Não me parece que seja o caso.

Tiago Lourenço escreveu:Quanto à Curruca iberiae, o facto de o anel orbital ser claro e não vermelho, poderá ser uma caraterística que exclui esta hipótese? Ou poderá haver variações na cor do anel orbital?

Não exclui, porque a ave da foto não é um macho adulto. Trata-se de uma fêmea/1ro inverno, que apresentam um anel orbital branco.

Tiago Lourenço escreveu:Também pensei na possibilidade Curruca iberiae, mas tendo em conta o local da observação e  a informação no portal avesdeportugal.info* fiquei na dúvida…
*“Embora seja rara no litoral (o que contribui para gerar uma impressão de relativa escassez), esta toutinegra é bastante comum no interior”

A informação apresentada no portal refere-se certamente às áreas de reprodução. Na época de migração esta toutinegra é frequentemente registada no litoral.

Tiago Lourenço escreveu:Ainda há uma característica que me chamou a atenção, que na realidade não tenho a certeza ser verdadeiramente importante na identificação. A marca isolada na plumagem/cor das penas.

Não é importante neste caso. Curruca iberiae apresenta também a alula escura.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Tiago Lourenço gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sorte de principiante - Curruca curruca? Empty Re: Sorte de principiante - Curruca curruca?

Mensagem por pedro121 Qui Jan 05, 2023 2:18 am

Curruca iberiae
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Tiago Lourenço gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sorte de principiante - Curruca curruca? Empty Re: Sorte de principiante - Curruca curruca?

Mensagem por Tiago Lourenço Qui Jan 05, 2023 4:04 am

Bom dia Paulo e Pedro.

Felizmente consegui fazer um registo fotográfico e perceber que apesar do tempo decorrido, para mim, foi uma novidade.

Muito obrigado pela vossa análise e esclarecimentos adicionais que, com certeza, vão ajudar-me em futuras observações.
Tiago Lourenço
Tiago Lourenço

Número de Mensagens : 21
Idade : 45
Data de inscrição : 07/07/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Sorte de principiante - Curruca curruca? Empty Re: Sorte de principiante - Curruca curruca?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos