Cia juvenil ?
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Cia juvenil ?
Local: Parque de Natureza de Noudar, Barrancos P2 Ribeira da Murtega
Data: 2022-07-9
O padrão da cabeça é algo estranho (ausência de loro escuro, anel orbital claro, ...) mas de resto parece ter tudo para juvenil de E. cia.
A vossa opinião p.f.
A ave estava longe e na sombra. Estas são as úncas fotos decentes.
Foto #1
Foto#2
Foto#3
Data: 2022-07-9
O padrão da cabeça é algo estranho (ausência de loro escuro, anel orbital claro, ...) mas de resto parece ter tudo para juvenil de E. cia.
A vossa opinião p.f.
A ave estava longe e na sombra. Estas são as úncas fotos decentes.
Foto #1
Foto#2
Foto#3
Re: Cia juvenil ?
Agostinho_MRCM escreveu:Tenho uma parecida que aproveito para partilhar para comparação:
Neste caso identifiquei como verdelhão fêmea.
O bico e padrão da cabeça são muito diferentes.
Francisco Pires escreveu:Agostinho_MRCM escreveu:Tenho uma parecida que aproveito para partilhar para comparação:
Neste caso identifiquei como verdelhão fêmea.
O bico e padrão da cabeça são muito diferentes.
Correcto. Porque não escrevedeira fêmea?
Edit: Parece exibir uns amarelos, mas a luz não é a melhor.
Agostinho_MRCM- Número de Mensagens : 454
Agostinho_MRCM escreveu:
Correcto. Porque não escrevedeira fêmea?
Edit: Parece exibir uns amarelos, mas a luz não é a melhor.
Emberiza diria quase de certeza, pois aquele bico e ponto branco na cobertura auricular é característica em muitas delas. Também pensei em E. cirlus mas juvenil, pelo tom mais creme que amarelo, e este pode ter o loro claro.
Entre estas duas não consigo decidir.
Esperemos mais opiniões fundamentadas.
Dado que a discussão entre mim e o Agostinho não chegou a um resultado definitivo, pergunto se não há mais opiniões?
Francisco Pires escreveu:Dado que a discussão entre mim e o Agostinho não chegou a um resultado definitivo, pergunto se não há mais opiniões?
Há, mas tenho que ver uma questão.
Mas é obviamente uma emberiza sp. o bico descarta tudo o resto.
Mas preciso de ver o guia e não tenho tido oportunidade
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Francisco Pires gosta desta mensagem
Estou inclinado para E. cirlus, gostava de ver melhor a ave. O riscado pararece muito extenso, e não me parece haver uma contraste claro entre a parte superior do peito e restantes parte inferiores.
A ave do Agostinho é muito riscada para Chloris. Estou a pensar em Serinus, mas o bico parece-me demasiado robusto.
A ave do Agostinho é muito riscada para Chloris. Estou a pensar em Serinus, mas o bico parece-me demasiado robusto.
HL escreveu:Estou inclinado para E. cirlus, gostava de ver melhor a ave. O riscado pararece muito extenso, e não me parece haver uma contraste claro entre a parte superior do peito e restantes parte inferiores.
Foi também o meu raciocínio, na dúvida fui pelo tamanho do bico.
Agostinho_MRCM- Número de Mensagens : 454
HL escreveu:Estou inclinado para E. cirlus, gostava de ver melhor a ave. O riscado pararece muito extenso, e não me parece haver uma contraste claro entre a parte superior do peito e restantes parte inferiores.
Não sei porquê no Guia não há juvenil de E. cia, e faz falta. A referência que consultei (Handbook WPBirds do Svensson) também não é forte em juvenis.
Junto em baixo uma outra foto (Foto#3) que está desfocada mas dá para ver a côr. Foi às 8:54am, a luz era boa e as cores da oliveira parecem-me bem. Também estou a tender mais para E. cirlus, juvenil pela ausência dos anarelos no peito.
HL escreveu:A ave do Agostinho é muito riscada para Chloris. Estou a pensar em Serinus, mas o bico parece-me demasiado robusto.
Concordo. Avaliar o tamanho do bico na foto pode ser enganador pois não se vê a base do bico. Pelo ângulo da ponta não consigo excluir Serinus.
Foto#3
Ave do Agostinho - Serinus
A tua é cirlus. Várias coisas erradas para cia
A tua é cirlus. Várias coisas erradas para cia
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Francisco Pires e Samuel Patinha gostam desta mensagem
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos