Ave escura/preta - comportamento
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ave escura/preta - comportamento
Olá.
Hoje vi uma ave numa zona de montanhosa, perto de um ribeiro. Voou 3 ou 4 vezes em forma de circulo amplo e em altitude, sempre na mesma direção e voltava para pousar quase no mesmo sitio (numa zona escarpada). Cantava enquanto fazia isso.
Era preta ou pelo menos muito escura, um pouco mais pequena que um melro.
Eu acho que era um chasco preto (são relativamente comuns na zona - serras de alicante), mas não consegui reparar se a cauda era branca, estava com sol forte de frente (o que pode fazer parecer qualquer ave mais escura).
Para quem tem mais contacto com a espécie.. este comportamento é típico de chasco preto? Alguma alternativa?
Obrigado.
Hoje vi uma ave numa zona de montanhosa, perto de um ribeiro. Voou 3 ou 4 vezes em forma de circulo amplo e em altitude, sempre na mesma direção e voltava para pousar quase no mesmo sitio (numa zona escarpada). Cantava enquanto fazia isso.
Era preta ou pelo menos muito escura, um pouco mais pequena que um melro.
Eu acho que era um chasco preto (são relativamente comuns na zona - serras de alicante), mas não consegui reparar se a cauda era branca, estava com sol forte de frente (o que pode fazer parecer qualquer ave mais escura).
Para quem tem mais contacto com a espécie.. este comportamento é típico de chasco preto? Alguma alternativa?
Obrigado.
luis correia- Número de Mensagens : 599
Local : Alicante - Espanha
Re: Ave escura/preta - comportamento
Se bem percebi a descrição, o comportamento não é de todo estranho para chasco-preto. Diria que o voo em altura não superava os 50m, certo? Não é impossível, mas raramente pousam em árvores folhosas (no PNDI, que é onde os vejo), presumo que pousasse na rocha.
Agostinho_MRCM- Número de Mensagens : 454
Não subia muito não, mas já começava de um ponto alto (em relação a onde eu estava). Eu estava num caminho e ao lado tinha uma parede natural de rochas e mais para cima haviam algumas árvores, das primeiras vezes pareceu-me que pousava nas rochas, na ultima vez desapareceu entre as árvores mas não deu para ver se ia pousar nas árvores.
luis correia- Número de Mensagens : 599
Local : Alicante - Espanha
Pode ser melro-azul também.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Agostinho_MRCM gosta desta mensagem
PNicolau escreveu:Pode ser melro-azul também.
Tenho-os como mais esquivos com pessoas por perto para ter este comportamento, mas sendo espécies simpátricas e sem se ver o uropígio, é bem possível confundir e ser um forte candidato.
Agostinho_MRCM- Número de Mensagens : 454