Ebird - Dúvidas de utilização
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Ebird - Dúvidas de utilização
Bom dia, criei este novo tópico pois julgo que não há nenhum dedicado a dúvidas aquando utilização do ebird.
Fica a primeira dúvida referente ao portal idealmente a utilizar:
Qual a diferença entre usar o portal "ebird" e o "ebird Portugal"? Há alguma vantagem/desvantagem entre eles?
Fica a primeira dúvida referente ao portal idealmente a utilizar:
Qual a diferença entre usar o portal "ebird" e o "ebird Portugal"? Há alguma vantagem/desvantagem entre eles?
Última edição por Agostinho_MRCM em Sex maio 05, 2023 8:54 am, editado 1 vez(es)
Agostinho_MRCM- Número de Mensagens : 454
Re: Ebird - Dúvidas de utilização
Não tenho qualquer afiliação com o eBird, mas a ideia que tenho é que o site internacional é mantido pela Cornell Lab of Ornithology. O site tem como objetivo recolher informações sobre as aves de todo o mundo e ajudar a entender melhor a distribuição e a ecologia das espécies de aves.
Já o PortugalAves/eBird é uma iniciativa semelhante, mas específica para Portugal. Ele é mantido pelo grupo de conservação da natureza SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) (mas também em parceria com a Cornell Lab of Ornithology e partilham a base de dados), e tem como objetivo recolher dados sobre as aves em Portugal, ajudando a entender melhor a ecologia e a distribuição das espécies no país. Além disso, o PortugalAves/eBird fornece informações específicas sobre as aves de Portugal, como listas de espécies, mapas de distribuição, guias de campo e notícia e cenas tipo simpósios em Portugal.
Já o PortugalAves/eBird é uma iniciativa semelhante, mas específica para Portugal. Ele é mantido pelo grupo de conservação da natureza SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) (mas também em parceria com a Cornell Lab of Ornithology e partilham a base de dados), e tem como objetivo recolher dados sobre as aves em Portugal, ajudando a entender melhor a ecologia e a distribuição das espécies no país. Além disso, o PortugalAves/eBird fornece informações específicas sobre as aves de Portugal, como listas de espécies, mapas de distribuição, guias de campo e notícia e cenas tipo simpósios em Portugal.
Agostinho_MRCM gosta desta mensagem
Obrigado Bruno, só agora lendo o teu comentário me apercebi que havia um site do ebird dedicado a Portugal . É que a minha dúvida era especificamente quanto à escolha do portal aquando introdução de listas, imagino que esteja relacionado com o que referes, mas a dúvida mantém-se.
Alguns protocolos, como o CAC, só estão disponíveis através do portal PortugalAves eBird.
*edit* Ah, e existe também uma diferença nos códigos de nidificação.
*edit2* Peço desculpa Agostinho, mas prestei uma informação errada, pois só agora percebi que estava a referir-se ao portal eBird Portugal na app. O protocolo CAC só está disponível na web.
*edit2* Peço desculpa Agostinho, mas prestei uma informação errada, pois só agora percebi que estava a referir-se ao portal eBird Portugal na app. O protocolo CAC só está disponível na web.
Agostinho_MRCM gosta desta mensagem
Daniel Raposo escreveu:Alguns protocolos, como o CAC, só estão disponíveis através do portal PortugalAves eBird.
É precisamente essa a dúvida, se há vantagens ou desvantagens em cada portal na App. Os CN não tinha reparado, mas não sei se por si só justifica face a potenciais desvantagens.
Agostinho_MRCM escreveu:É precisamente essa a dúvida, se há vantagens ou desvantagens em cada portal na App. Os CN não tinha reparado, mas não sei se por si só justifica face a potenciais desvantagens.
Por causa desta conversa, acabei por ir testar e, na verdade, acho que na app tb não há diferença nos CN. Assim a olho, acho que o portal internacional tem mais uns quantos protocolos disponíveis e de resto parece-me a mesma coisa. Mas, já agora, quais seriam as "potenciais desvantagens"?
Última edição por Daniel Raposo em Dom maio 07, 2023 3:22 pm, editado 1 vez(es)
Pois, não sei. Gostaria de perceber as diferenças, se é que existem.