Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ebird - Dúvidas de utilização

3 participantes

Ir para baixo

Ebird - Dúvidas de utilização Empty Ebird - Dúvidas de utilização

Mensagem por Agostinho_MRCM Sex maio 05, 2023 7:45 am

Bom dia, criei este novo tópico pois julgo que não há nenhum dedicado a dúvidas aquando utilização do ebird.

Fica a primeira dúvida referente ao portal idealmente a utilizar:
Qual a diferença entre usar o portal "ebird" e o "ebird Portugal"? Há alguma vantagem/desvantagem entre eles?


Última edição por Agostinho_MRCM em Sex maio 05, 2023 8:54 am, editado 1 vez(es)
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 450
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ebird - Dúvidas de utilização Empty Re: Ebird - Dúvidas de utilização

Mensagem por BrunoP Sex maio 05, 2023 8:37 am

Não tenho qualquer afiliação com o eBird, mas a ideia que tenho é que o site internacional é mantido pela Cornell Lab of Ornithology. O site tem como objetivo recolher informações sobre as aves de todo o mundo e ajudar a entender melhor a distribuição e a ecologia das espécies de aves.

Já o PortugalAves/eBird é uma iniciativa semelhante, mas específica para Portugal. Ele é mantido pelo grupo de conservação da natureza SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) (mas também em parceria com a Cornell Lab of Ornithology e partilham a base de dados), e tem como objetivo recolher dados sobre as aves em Portugal, ajudando a entender melhor a ecologia e a distribuição das espécies no país. Além disso, o PortugalAves/eBird fornece informações específicas sobre as aves de Portugal, como listas de espécies, mapas de distribuição, guias de campo e notícia e cenas tipo simpósios em Portugal.
BrunoP
BrunoP

Número de Mensagens : 10
Local : Vila Real
Data de inscrição : 23/04/2023

http://www.brunoyamazaky.eu

Agostinho_MRCM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ebird - Dúvidas de utilização Empty Re: Ebird - Dúvidas de utilização

Mensagem por Agostinho_MRCM Sex maio 05, 2023 8:45 am

Obrigado Bruno, só agora lendo o teu comentário me apercebi que havia um site do ebird dedicado a Portugal Smile . É que a minha dúvida era especificamente quanto à escolha do portal aquando introdução de listas, imagino que esteja relacionado com o que referes, mas a dúvida mantém-se.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 450
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ebird - Dúvidas de utilização Empty Re: Ebird - Dúvidas de utilização

Mensagem por Daniel Raposo Sex maio 05, 2023 9:30 am

Alguns protocolos, como o CAC, só estão disponíveis através do portal PortugalAves eBird.
*edit* Ah, e existe também uma diferença nos códigos de nidificação.

*edit2* Peço desculpa Agostinho, mas prestei uma informação errada, pois só agora percebi que estava a referir-se ao portal eBird Portugal na app. O protocolo CAC só está disponível na web.
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Agostinho_MRCM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ebird - Dúvidas de utilização Empty Re: Ebird - Dúvidas de utilização

Mensagem por Agostinho_MRCM Sáb maio 06, 2023 4:34 pm

Daniel Raposo escreveu:Alguns protocolos, como o CAC, só estão disponíveis através do portal PortugalAves eBird.
*edit* Ah, e existe também uma diferença nos códigos de nidificação.

*edit2* Peço desculpa Agostinho, mas prestei uma informação errada, pois só agora percebi que estava a referir-se ao portal eBird Portugal na app. O protocolo CAC só está disponível na web.

É precisamente essa a dúvida, se há vantagens ou desvantagens em cada portal na App. Os CN não tinha reparado, mas não sei se por si só justifica face a potenciais desvantagens.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 450
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ebird - Dúvidas de utilização Empty Re: Ebird - Dúvidas de utilização

Mensagem por Daniel Raposo Sáb maio 06, 2023 5:06 pm

Agostinho_MRCM escreveu:É precisamente essa a dúvida, se há vantagens ou desvantagens em cada portal na App. Os CN não tinha reparado, mas não sei se por si só justifica face a potenciais desvantagens.

Por causa desta conversa, acabei por ir testar e, na verdade, acho que na app tb não há diferença nos CN. Assim a olho, acho que o portal internacional tem mais uns quantos protocolos disponíveis e de resto parece-me a mesma coisa. Mas, já agora, quais seriam as "potenciais desvantagens"?


Última edição por Daniel Raposo em Dom maio 07, 2023 3:22 pm, editado 1 vez(es)
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ebird - Dúvidas de utilização Empty Re: Ebird - Dúvidas de utilização

Mensagem por Agostinho_MRCM Dom maio 07, 2023 2:08 pm

Pois, não sei. Gostaria de perceber as diferenças, se é que existem.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 450
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ebird - Dúvidas de utilização Empty Re: Ebird - Dúvidas de utilização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos