Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

C. genei?

4 participantes

Ir para baixo

C. genei? Empty C. genei?

Mensagem por Francisco Pires Seg maio 15, 2023 3:49 pm

Local: Praia do Cabedelo, RNLED, V.N.de Gaia
Data: 2023-05-14

Corpo rosado, nariz comprido, sem manchas auriculares, triângulo branco nas primárias, bico escuro, patas avermelhadas.
Adiciono 3 fotos. A vossa opinião p.f.
Mais fotos na lista eBird: https://ebird.org/portugal/checklist/S137616598

Foto#1
C. genei? _f0a3610

Foto#2
C. genei? _f0a3611

Foto#3
C. genei? _f0a3612



Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 494
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por PNicolau Seg maio 15, 2023 5:49 pm

São genei sim. Um registo algo insólito já registado este ano em Aveiro creio
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7860
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Francisco Pires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por Francisco Pires Seg maio 15, 2023 7:52 pm

Obrigado, Pedro.
Sim e creio que este é o registo mais a Norte.
Na RNLED sei que é o primeiro registo.
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 494
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 16, 2023 12:31 pm

Não deixa de ser paradoxal a sucessão recente de registos ao longo do litoral centro e norte em Portugal, considerando que a população de Doñana (principal origem das aves observadas no nosso país) tem vindo a diminuir de forma expressiva.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25643
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Francisco Pires gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por Francisco Pires Ter maio 16, 2023 3:56 pm

Concordp. É muito pertinente essa observação.
Mas curiosamente há registos bem mais a norte na Europa. O manual das gaivotas do Olsen (Helm, 2020) quando se refere aos "vagueantes" desta espécie pela costa W da Europa (com registos até à Finlândia) diz a certa altura: "Surprisingly scarce in Portugal (six records up to 2000)", listando depois os registos, todos por observadores estrangeiros, desde 1997 a 2001.
Eu penso que, sem registo fotográfico, a possíbilidade de confusão com C. ridibundus adulto por parte dos observadores, "mascara" muito as ocorrências, já de si escassas, desta espécie na nossa costa W.
Penso também que com o surgimento das plataformas de registo electrónico de observações (eBird, etc), aliado ao boom da foto digital, de 2000 para cá a coisa mudou completamente.
Francisco Pires
Francisco Pires

Número de Mensagens : 494
Idade : 72
Local : Porto
Data de inscrição : 10/03/2012

https://www.flickr.com/photos/francisco-pires/

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por pedro121 Sáb maio 20, 2023 2:51 am

Gonçalo Elias escreveu:Não deixa de ser paradoxal a sucessão recente de registos ao longo do litoral centro e norte em Portugal, considerando que a população de Doñana (principal origem das aves observadas no nosso país) tem vindo a diminuir de forma expressiva.

Pelo contrario, por haver diminuição da colonia de reprodução, é expectável um aumento do aparecimento de adultos a explorar, basta verificar o que aconteceu com a gaivota-de-audoini em circunstancias semelhantes.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por pedro121 Sáb maio 20, 2023 2:59 am

Francisco Pires escreveu:Concordp. É muito pertinente essa observação.
Mas curiosamente há registos bem mais a norte na Europa. O manual das gaivotas do Olsen (Helm, 2020) quando se refere aos "vagueantes" desta espécie pela costa W da Europa (com registos até à Finlândia) diz a certa altura: "Surprisingly scarce in Portugal (six records up to 2000)", listando depois os registos, todos por observadores estrangeiros, desde 1997 a 2001.
Eu penso que, sem registo fotográfico, a possíbilidade de confusão com C. ridibundus adulto por parte dos observadores, "mascara" muito as ocorrências, já de si escassas, desta espécie na nossa costa W.
.

Mais ou menos, ou seja, para um observador de gaivotas os adultos da espécie não são facilmente confundidos com ridibundus, penso que as causas de haver poucos registos em PT tem mais a ver com uma deslocação recente da espécie para oeste, tal como o que aconteceu com Ichthyaetus audouinii que também era raridade em PT.

Quanto aos registos da Finlândia e escandinavos, é preciso não esquecer que as populações europeias estão centradas no mar Negro e que há rios que possibilitam a ligação ao báltico, alem de não haver montanhas a servir de barreira, a população ocidental é minúscula comparada com as populações de leste.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb maio 20, 2023 6:57 am

pedro121 escreveu:Mais ou menos, ou seja, para um observador de gaivotas os adultos da espécie não são facilmente confundidos com ridibundus, penso que as causas de haver poucos registos em PT tem mais a ver com uma deslocação recente da espécie para oeste, tal como o que aconteceu com Ichthyaetus audouinii que também era raridade em PT.

Quando na genei escreves "deslocação recente da espécie para oeste" estás a referir-te a quê, concretamente?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25643
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por pedro121 Sáb maio 20, 2023 8:07 am

genei é uma espécie do leste europeu e das estepes asiáticas, muito recentemente começou uma expansão para oeste, estabelecendo pequenas colonias em Espanha, e começando a aparecer em Portugal, mas na realidade esta pequena expansão da sua zona de distribuição não tem grande significado populacional, >95% da população continua a estar na Ucrânia e na Asia
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb maio 20, 2023 8:10 am

pedro121 escreveu:genei é uma espécie do leste europeu e das estepes asiáticas, muito recentemente começou uma expansão para oeste, estabelecendo pequenas colonias em Espanha, e começando a aparecer em Portugal, mas na realidade esta pequena expansão da sua zona de distribuição não tem grande significado populacional, >95% da população continua a estar na Ucrânia e na Asia

Ah entendi, mas estamos a falar de intervalos temporais diferentes então.

Por isso mantenho o meu ponto.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25643
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por pedro121 Sáb maio 20, 2023 10:12 am

Bem, posso não estar a perceber alguma coisa, e se for o caso peço desculpa, mas ainda recentemente escreveste isto:

"Hoje é uma espécie frequente em Portugal Continental, mas o seu aparecimento é relativamente recente, a sua nidificação foi confirmada pela primeira vez em 1973, perto de Ferreira do Alentejo. Qual é?"

Ora, a colonia de Donana, é da década de 80, logo porque dizes que estamos a falar de intervalos temporais diferentes?? Quando noutras situações consideras como recentes colonizações mais antigas?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb maio 20, 2023 11:54 am

A frase que citaste diz respeito a Podiceps cristatus. E não fui eu quem usou o termo "recentemente" no presente tópico. Smile

Quando escrevi que estamos a falar de intervalos temporais diferentes referia-me à evolução da população espanhola. Tu estavas a frisar o período de expansão, e eu referia-me ao período de diminuição.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25643
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por pedro121 Sáb maio 20, 2023 12:30 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Quando escrevi que estamos a falar de intervalos temporais diferentes referia-me à evolução da população espanhola. Tu estavas a frisar o período de expansão, e eu referia-me ao período de diminuição.

Mas a população está de facto a diminuir? tens dados? é que não estarem a criar numa colonia não se traduz numa diminuição da população? os dados que encontrei para Espanha indicam flutuações anuais do numero de casais entre os 1000 e os 1500, mas isso não quer dizer que a população flutue, quer dizer simplesmente que algumas colonias falham em determinados anos, principalmente por factores ambientais, mas as mesmas colonias nos anos seguintes podem ter sucesso.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb maio 20, 2023 12:42 pm

pedro121 escreveu:Mas a população está de facto a diminuir?
sim, no caso de Doñana (que foi a única a que me referi no comentário inicial)

pedro121 escreveu:tens dados?
sim

pedro121 escreveu:é que não estarem a criar numa colonia não se traduz numa diminuição da população?
A população de Doñana está concentrada quase toda numa única colónia que é a de Veta La Palma. E esta tem estado a diminuir, sim.

pedro121 escreveu:os dados que encontrei para Espanha indicam flutuações anuais do numero de casais entre os 1000 e os 1500, mas isso não quer dizer que a população flutue, quer dizer simplesmente que algumas colonias falham em determinados anos, principalmente por factores ambientais, mas as mesmas colonias nos anos seguintes podem ter sucesso.

A população para Espanha como um todo até pode estar a flutuar, acontece que as aves que aparecem em PT vem quase todas de Doñana (durante o tempo em que residi no Algarve controlei 28 bichos anilhados dos quais 27 eram de origem andaluza e destes 23 vinham do local que indiquei (Veta la Palma). Por isso, e a menos que se prove que de repente começaram a aparecer em PT muitos bichos com outra origem, parece-me que deverá existir uma correlação entre a evolução da população de Doñana e os bichos que aparecem cá.

Mas dá uma olhada na informação que aqui apresento e diz-me o que achas.

C. genei? Chr-ge11
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25643
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

C. genei? Empty Re: C. genei?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos