Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

4 participantes

Ir para baixo

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Empty Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

Mensagem por miguel97 Qui Dez 21, 2023 12:40 pm

Boa tarde.

Para quem vai consultando algumas das listas do eBird para o concelho de Lisboa, ou para quem tenha esse alerta do eBird ativado, ou outra razão qualquer, talvez tenham reparado que apareceu um Branta canadensis no Parque Eduardo VII (no lago da Estufa Fria).

Questiono-me acerca da origem do mesmo, visto que nesta altura costumam aparecer Brantas em Portugal e porque se sabe que a população naturalizada de canadensis no norte da Europa por vezes migra para sul. No entanto, a ave parece bastante dócil, o que poderia indicar uma fuga de cativeiro, mas sendo originária dessa tal população naturalizada (de origem doméstica), também poderia justificar esse à-vontade com pessoas.

No eBird o registo aparece com o estatuto Provisório (o mesmo que é usado para tratar as migradoras que aparecem na Lezíria, por exemplo), mas sei que no passado já apareceu um canadensis no Parque da Paz (em Almada) e foi considerado com o estatuto de doméstico / fuga. No caso do concelho de Lisboa, provavelmente não será revisto tão cedo, pelo que não é possível ter acesso à opinião dos revisores acerca da origem da ave.

Por isso mesmo, fica o meu apelo aqui no fórum. Caso alguém já tenha visto a ave, ou saiba melhor que eu interpretar a situação, gostaria de saber a vossa opinião em relação à origem.

Penso que a primeira lista a identificá-lo foi esta: https://ebird.org/checklist/S156186333
Nesta lista também, o Bruno Morais teoriza (embora sem grande detalhe) acerca da origem e do estado de saúde da ave: https://ebird.org/checklist/S156236252

Tirei também a seguinte foto quando lá fui. O ganso estava na relva aparentemente a comer junto com os 3 gansos-bravos domésticos que lá estão. De uma segunda vez que passei, estava na água com os gansos e patos reais, a ser alimentado por estrangeiros.

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) 61218810

Se conseguirem ajudar, agradeço!  Very Happy

miguel97

Número de Mensagens : 15
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/11/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Empty Re: Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

Mensagem por Bruno Morais Sex Dez 22, 2023 8:49 am

Estou igualmente curioso.
Tive uma horita para ir lá espreitar e fiquei com a impressão, pouco segura, que ele tinha uma asa danificada. Daí, supus que tivesse sido colocado no local.
Contudo, já lá não está.

Bruno Morais

Número de Mensagens : 194
Local : Lisboa
Data de inscrição : 08/01/2021

https://ebird.org/profile/MTg0ODE0MQ/PT

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Empty Re: Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

Mensagem por miguel97 Sex Dez 22, 2023 8:59 am

Já não está? Uau, curioso! Calhou eu passar no Parque dia 17 e ainda estava. Nesse caso talvez seja um migrador genuíno dessa tal população naturalizada...

miguel97

Número de Mensagens : 15
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/11/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Empty Re: Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

Mensagem por pedro121 Sex Dez 22, 2023 9:18 am

Há varias origens possíveis para os gansos que andam na zona de Lisboa, normalmente no estuario, as duas principais são:

1º serem os restos do bando de mais de 15 que fugiu/foi solto em Benavente há uns anos

2º fazerem parte do bando de 6-9 que fugiu do parque das Caldas

membros destes dois bandos tem sido vistos no estuário, em numero cada vez menor, e tem aparecido pontualmente em vários locais junto ao litoral

Embora haja motivos para acreditar que alguns poderiam ter tentado a reprodução em estado selvagem nada foi provado.

Quanto á possibilidade de serem divagantes genuínos, as população de Branta canadensis europeias são sedentárias tirando as mais a norte, mas fazem apenas migração de curta distancia, mesmo que um imaturo se tivesse perdido, só cá chegaria com Anser anser e estaria junto com eles.

ps: comentei sem ver as fotos, neste caso é uma ave de cativeiro, já que não tem as primarias externas de uma das asas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

miguel97 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Empty Re: Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

Mensagem por miguel97 Sex Dez 22, 2023 9:30 am

Ok, super interessante! Obrigado pelo feedback!

miguel97

Número de Mensagens : 15
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/11/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Empty Re: Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 22, 2023 11:53 am

miguel97 escreveu:porque se sabe que a população naturalizada de canadensis no norte da Europa por vezes migra para sul.

Sim, mas não há muitos registos na Península Ibérica (sei de pelo menos um caso de uma ave anilhada creio que em Inglaterra e que apareceu no norte de Espanha).

Eu penso que a maioria das aves vistas em PT tem origem em cativeiro. No entanto, partilho informação relevante do livro "The Birds of the Iberian Peninsula".

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Bra_ca10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

miguel97 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Empty Re: Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

Mensagem por miguel97 Sex Dez 22, 2023 12:32 pm

Muito interessante! Obrigado!

miguel97

Número de Mensagens : 15
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/11/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Empty Re: Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

Mensagem por pedro121 Sex Dez 22, 2023 1:30 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Sim, mas não há muitos registos na Península Ibérica (sei de pelo menos um caso de uma ave anilhada creio que em Inglaterra e que apareceu no norte de Espanha).

Peço desculpa. com sul queria dizer a Holanda, e não a PI.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Empty Re: Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 22, 2023 2:18 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Sim, mas não há muitos registos na Península Ibérica (sei de pelo menos um caso de uma ave anilhada creio que em Inglaterra e que apareceu no norte de Espanha).

Peço desculpa. com sul queria dizer a Holanda, e não a PI.

Eu pretendi salientar que aparecem divagantes genuínos, ainda que em número diminuto.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa) Empty Re: Origem do ganso do canadá que apareceu no Parque Eduardo VII (Lisboa)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos