Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

borrelho - anel amarelo ou não-tem-anel?

2 participantes

Ir para baixo

borrelho - anel amarelo ou não-tem-anel? Empty borrelho - anel amarelo ou não-tem-anel?

Mensagem por Bruno Morais Qua Jul 24, 2024 5:22 pm

Boas,

apresento estas duas fotos:
Foram tiradas na Albufeira do Monte da Rocha, zona de Ourique, no último fim de semana (21 de julho). No local pareceram-me borrelhos grandes de coleira. Estava apenas a passear com as minhas sobrinhas e as fotos foram tiradas por elas que também estavam com os binóculos. Hoje estava a processar as fotos e parece-me ver os anéis amarelos que identificam imediatamente os borrelhos pequenos. É mesmo assim?

Ou seja, peço a vossa ajuda para clarificar: trata-se de borrelho grande (hiaticula) ou de borrelho pequeno (dubius)?

borrelho - anel amarelo ou não-tem-anel? Borrel11
borrelho - anel amarelo ou não-tem-anel? Borrel12

Obrigado pelos comentários,
Bruno M

Bruno Morais

Número de Mensagens : 199
Local : Lisboa
Data de inscrição : 08/01/2021

https://ebird.org/profile/MTg0ODE0MQ/PT

Ir para o topo Ir para baixo

borrelho - anel amarelo ou não-tem-anel? Empty Re: borrelho - anel amarelo ou não-tem-anel?

Mensagem por HL Qui Jul 25, 2024 2:43 am

É um dubius, a estrutura da ave é compatível. C. hiaticula é bem mais rechonchudo e o perfil do bico é diferente. O anel ocular desenvolvido está lá.

borrelho - anel amarelo ou não-tem-anel? Borrel10

Para complicar:
- dubius adultos, principalmente no periodo reprodutor, tem anel orbital amarelo bem desenvolvido (maior no macho). Os juvenis tem um anel amarelo mas mais fino.
- C. hiaticula também pode ter anel amarelo/alaranjado mas é muito fino.

EDIT: erros ortográficos.
HL
HL

Número de Mensagens : 1467
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Pedro Correia, Samuel Patinha e Bruno Morais gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos