Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura)

+12
João Tomás
PNicolau
oscar morais
patriciaeluis
José Frade
Júlio Neto
Gonçalo Elias
Miguelito
Upupa epops
pedro121
João Dias
hbatalha
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura)

Mensagem por pedro121 Sex Jun 07, 2019 1:47 pm

Agosto? É uma boa pergunta, não sei se há certezas sobre o período, mas Agosto a Outubro? É ver as fotos no ebird por mês

Enviado pelo Topic'it
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura)

Mensagem por Paulo Alves Sex Jun 07, 2019 7:19 pm

Gonçalo Elias escreveu:Alguém sabe qual é a época do ano em que os machos podem ser observados em plumagem nupcial no nosso país?

Gonçalo como te sugeri há algum tempo, Outubro/Novembro são meses em que os machos se encontram em plumagem nupcial e ainda se encontram a cantar e em exibição.
São também meses em que já encontras crias voadoras (é engraçado vê-las no meio dos Estrildas).

Mas por curiosidade fui ver por mês as fotos do E-bird, tal como o Pedro sugeriu, e cheguei à conclusão que tens machos em muda em Junho. Em Julho já estão em força a exibir-se e isto prolonga-se, pelo menos, até ao fim de Novembro.

Nos restantes meses os machos estão em eclipse, extremamente móveis e difíceis de encontrar.
Não se associam em grandes bandos e, pela minha experiência, podem ser encontrados indivíduos isolados sem estarem associados nem aos da sua espécie nem a Estrildídeos/Ploceídeos.

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2551
Local : Concavada - Abrantes

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 08, 2019 4:56 am

Paulo Alves escreveu:Gonçalo como te sugeri há algum tempo, Outubro/Novembro são meses em que os machos se encontram em plumagem nupcial e ainda se encontram a cantar e em exibição.
São também meses em que já encontras crias voadoras (é engraçado vê-las no meio dos Estrildas).

Obrigado Paulo, em recordo-me, o objectivo da minha questão era tentar balizar o período de ocorrência dos machos nupciais.

A ver se este verão oriento um Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 18, 2020 1:45 pm

Como surgiram algumas dúvidas sobre as plumagens de Vidua macroura, deixo aqui umas imagens e o respectivo texto, tudo retirado do livro Birds of Kenya and Northern Tanzania.

Notem que o macho não nupcial tem o bico vermelho, ao passo que a fêmea tem o bico preto na época do ninhos e ficando vermelho na época não nupcial.

ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) - Página 2 Vidua_12

ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) - Página 2 Vidua_11

ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) - Página 2 Vidua_10

ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) - Página 2 Vidua_13
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por PNicolau Qua Nov 18, 2020 2:00 pm

Já tens as fotos todas para a nova Bíblia das exóticas de Vidua? Smile
Não que eu possa ajudar, mas já há por aí montes de material
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 18, 2020 2:09 pm

PNicolau escreveu:Já tens as fotos todas para a nova Bíblia das exóticas de Vidua? Smile
Não que eu possa ajudar, mas já há por aí montes de material

Eu estava hoje justamente à procura de algumas quando me surgiram dúvidas sobre as plumagens e idades, então fui consultar o Birds of Kenya e encontrei esta informação, que resolvi partilhar. Em particular, a distinção entre fêmeas e machos não nupciais não é muito fácil.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 18, 2020 2:17 pm

Gonçalo Elias escreveu:Alguém sabe qual é a época do ano em que os machos podem ser observados em plumagem nupcial no nosso país?

Numa pesquisa pelo grupo APC no Face encontrei machos nupciais entre Maio e Novembro (em Maio e Junho ainda aparecem machos a mudar) portanto globalmente eu diria Maio a Novembro (mas em Outubro já há machos a mudar para não nupcial).

Última edição por Gonçalo Elias em Qua Nov 18, 2020 4:48 pm, editado 1 vez(es)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 18, 2020 4:12 pm

Mais uma estampa, esta da série "The Birds of Africa"

Em cima: juvenil - macho nupcial - macho não nupcial
Em baixo: fêmea não nupcial - fêmea nupcial

ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) - Página 2 Vidua_14
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Rogerio Qui Nov 19, 2020 4:04 am

Já agora mais uma com 5 ilustrações " Helm Birds of East Africa "

ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) - Página 2 Img_5010
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3035
Local : Estoril

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 19, 2020 5:40 am

Rogério, essa ilustração que colocaste não apresenta toda a variação das fêmeas, parece-me (em particular a variação do bico, que fica mais vermelho fora da época dos ninhos).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Rogerio Qui Nov 19, 2020 7:45 am

Gonçalo Elias escreveu:Rogério, essa ilustração que colocaste não apresenta toda a variação das fêmeas, parece-me (em particular a variação do bico, que fica mais vermelho fora da época dos ninhos).

Sim tens razão falta essa mas por outro lado apresenta o macho em transição ;o) .
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3035
Local : Estoril

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Mensagem por HL Qui Nov 19, 2020 8:04 am

Já agora do "Birds of Western Africa":
ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) - Página 2 20201110
:
HL
HL

Número de Mensagens : 1474
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 19, 2020 8:54 am

@Hugo: este livro não distingue entre macho e fêmea não nupcial, se calhar na maioria dos casos são indistinguíveis. Se puderes coloca por favor esta imagen no tópico do face.

@Rogerio: sim é verdade, mas os machos em transição são relativamente fáceis, o problema está mesmo em distinguir os machos das fêmeas fora da época dos ninhos
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Alves Dom Nov 22, 2020 5:49 am

Mais uma plate, do Chamberlain's LBJs:

ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) - Página 2 IMG-7861
Paulo Alves
Paulo Alves

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 22, 2020 7:04 am

Obrigado Paulo, embora haja diferenças entre os livros parece-me que nenhum deles apresenta critérios muito claros para distinguir machos e fêmeas quando em plumagem não nupcial. As diferenças são ténues e fico com a ideia que há alguma variabilidade.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Set 17, 2022 8:25 am

A expansão continua e hoje foi registada a sua presença no distrito de Portalegre
https://ebird.org/checklist/S118880591
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Alves Sex Out 07, 2022 5:47 am

Um pequeno salto para leste no vale do Tejo: https://ebird.org/checklist/S119796879
1ro registo para o concelho de Constância.
Paulo Alves
Paulo Alves

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo