ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura)
+12
João Tomás
PNicolau
oscar morais
patriciaeluis
José Frade
Júlio Neto
Gonçalo Elias
Miguelito
Upupa epops
pedro121
João Dias
hbatalha
16 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: ESPÉCIE: Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura)
Agosto? É uma boa pergunta, não sei se há certezas sobre o período, mas Agosto a Outubro? É ver as fotos no ebird por mês
Enviado pelo Topic'it
Enviado pelo Topic'it
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Gonçalo Elias escreveu:Alguém sabe qual é a época do ano em que os machos podem ser observados em plumagem nupcial no nosso país?
Gonçalo como te sugeri há algum tempo, Outubro/Novembro são meses em que os machos se encontram em plumagem nupcial e ainda se encontram a cantar e em exibição.
São também meses em que já encontras crias voadoras (é engraçado vê-las no meio dos Estrildas).
Mas por curiosidade fui ver por mês as fotos do E-bird, tal como o Pedro sugeriu, e cheguei à conclusão que tens machos em muda em Junho. Em Julho já estão em força a exibir-se e isto prolonga-se, pelo menos, até ao fim de Novembro.
Nos restantes meses os machos estão em eclipse, extremamente móveis e difíceis de encontrar.
Não se associam em grandes bandos e, pela minha experiência, podem ser encontrados indivíduos isolados sem estarem associados nem aos da sua espécie nem a Estrildídeos/Ploceídeos.
Paulo Alves escreveu:Gonçalo como te sugeri há algum tempo, Outubro/Novembro são meses em que os machos se encontram em plumagem nupcial e ainda se encontram a cantar e em exibição.
São também meses em que já encontras crias voadoras (é engraçado vê-las no meio dos Estrildas).
Obrigado Paulo, em recordo-me, o objectivo da minha questão era tentar balizar o período de ocorrência dos machos nupciais.
A ver se este verão oriento um
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Como surgiram algumas dúvidas sobre as plumagens de Vidua macroura, deixo aqui umas imagens e o respectivo texto, tudo retirado do livro Birds of Kenya and Northern Tanzania.
Notem que o macho não nupcial tem o bico vermelho, ao passo que a fêmea tem o bico preto na época do ninhos e ficando vermelho na época não nupcial.
Notem que o macho não nupcial tem o bico vermelho, ao passo que a fêmea tem o bico preto na época do ninhos e ficando vermelho na época não nupcial.
Já tens as fotos todas para a nova Bíblia das exóticas de Vidua?
Não que eu possa ajudar, mas já há por aí montes de material
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Já tens as fotos todas para a nova Bíblia das exóticas de Vidua?
Eu estava hoje justamente à procura de algumas quando me surgiram dúvidas sobre as plumagens e idades, então fui consultar o Birds of Kenya e encontrei esta informação, que resolvi partilhar. Em particular, a distinção entre fêmeas e machos não nupciais não é muito fácil.
Gonçalo Elias escreveu:Alguém sabe qual é a época do ano em que os machos podem ser observados em plumagem nupcial no nosso país?
Numa pesquisa pelo grupo APC no Face encontrei machos nupciais entre Maio e Novembro (em Maio e Junho ainda aparecem machos a mudar) portanto globalmente eu diria Maio a Novembro (mas em Outubro já há machos a mudar para não nupcial).
Última edição por Gonçalo Elias em Qua Nov 18, 2020 4:48 pm, editado 1 vez(es)
Rogério, essa ilustração que colocaste não apresenta toda a variação das fêmeas, parece-me (em particular a variação do bico, que fica mais vermelho fora da época dos ninhos).
Gonçalo Elias escreveu:Rogério, essa ilustração que colocaste não apresenta toda a variação das fêmeas, parece-me (em particular a variação do bico, que fica mais vermelho fora da época dos ninhos).
Sim tens razão falta essa mas por outro lado apresenta o macho em transição ;o) .
@Hugo: este livro não distingue entre macho e fêmea não nupcial, se calhar na maioria dos casos são indistinguíveis. Se puderes coloca por favor esta imagen no tópico do face.
@Rogerio: sim é verdade, mas os machos em transição são relativamente fáceis, o problema está mesmo em distinguir os machos das fêmeas fora da época dos ninhos
@Rogerio: sim é verdade, mas os machos em transição são relativamente fáceis, o problema está mesmo em distinguir os machos das fêmeas fora da época dos ninhos
Obrigado Paulo, embora haja diferenças entre os livros parece-me que nenhum deles apresenta critérios muito claros para distinguir machos e fêmeas quando em plumagem não nupcial. As diferenças são ténues e fico com a ideia que há alguma variabilidade.
A expansão continua e hoje foi registada a sua presença no distrito de Portalegre
https://ebird.org/checklist/S118880591
https://ebird.org/checklist/S118880591
Um pequeno salto para leste no vale do Tejo: https://ebird.org/checklist/S119796879
1ro registo para o concelho de Constância.
1ro registo para o concelho de Constância.
Página 2 de 2 • 1, 2