Pisco com insónias
+8
LDuarte
SaraCarvalho
Helder Vieira
João Pereira
Ventura
scirpaceus
barrento
Gonçalo Elias
12 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Pisco com insónias
É 1h25m e está aqui um pisco-de-peito-ruivo a cantar. Não é a primeira vez que ouço estes bichos a cantar a meio da noite, mas apenas em zonas com luz artificial.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Re: Pisco com insónias
Hehe, também já os ouvi cantar tarde (não me recordo das horas) e em Lisboa os melros era toda a noite
Uma vez ouvi uma carriça às 2 da manhã na Praça de Londres (Lisboa), também com a presença de luz artificial
Os melros tinham luz artificial, mas muito fraca. Perto da Av. Roma, junto à piscina do Areeiro...
Nunca ouvi um a cantar de noite, mas desde que choveu no fim-de-semana passado que os piscos apareceram em força aqui em Lisboa.... É quase impossível estar num parque ou jardim e não os ouvir!
scirpaceus escreveu:Deve ser um invernante acabado de chegar e já está a marcar lugar :-)
Ou isso ou algum juvenil já com ideias
Ouvem-se em qualquer jardim/parque cá para o norte.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
A noite passada lá andava outra vez o maluco do pisco a cantar às duas da manhã... no mesmo local e novamente com luz artificial.
Há quem diga que é o aquecimento global que lhes está a dar cabo do sistema, mas eu acho que são as alterações climáticas
Há alguns minutos (eram 0h50m) voltei a ouvir o pisco, desta feita não estava a cantar mas apenas a emitir o clássico tic-tic-tic. Fui procurá-lo, pois o som vinha de perto e então dei com ele num arbusto a poucos metros de um candeeiro. Será que a luz artificial atrai estes bichos?
O nevoeiro que se faz sentir a esta hora deve baralhar o sistema de orientação...
O nevoeiro que se faz sentir a esta hora deve baralhar o sistema de orientação...
Não creio que seja só a luz artificial, ontem eram 4 e pouco novamente e lá estava um na minha janela, no escuro.
Quanto ao nevoeiro, não sei, mas é algo natural, não os devia baralhar, penso eu.
Quanto ao nevoeiro, não sei, mas é algo natural, não os devia baralhar, penso eu.
SaraCarvalho escreveu:Quanto ao nevoeiro, não sei, mas é algo natural, não os devia baralhar, penso eu.
Olha que baralha e não é pouco, especialmente durante a migração.
Há vários estudos que mostram que quando está nevoeiro as aves ficam muito desorientadas e são atraídas por fontes de luz (faróis, etc.). O caso de Heligoland, no Mar do Norte, é famoso.
Dá uma espreitadela aqui e vê especialmente o penúltimo parágrafo da página 10 e depois na página 25 a secção 4.3.
Obrigada Gonçalo!
Agora percebo porque não havia aves num dia destes em que estava nevoeiro.
Foi mais ou menos assim elas andavam por aqui normalmente, pardais, piscos, chapins e toutinegras, começou a chover pouco e mantiveram-se, parou a chuva e continuaram, de repente começou-se a por um nevoeiro denso e desapareceu tudo num espaço de 2min.
Agora percebo porque não havia aves num dia destes em que estava nevoeiro.
Foi mais ou menos assim elas andavam por aqui normalmente, pardais, piscos, chapins e toutinegras, começou a chover pouco e mantiveram-se, parou a chuva e continuaram, de repente começou-se a por um nevoeiro denso e desapareceu tudo num espaço de 2min.
Nem de propósito uma colega minha debruçou-se sobre essa questão. A luz artificial baralha os piscos de tal modo que eles cantam a horas estranhíssimas a meio da noite, além de que cantam com mais vigor do que os outros piscos. Parece que a luz baralha-lhes o sistema por completo! Além de interferir com outros aspectos como o sistema de orientação referido pelo Gonçalo. Fica aqui um link para quem ter curiosidade em espreitar o projecto: http://www.britastro.org/dark-skies/cfds2006/talks/AlexPollard.pdf
LDuarte- Número de Mensagens : 1
Local : Cardiff
Peço desculpa por meter isto aqui neste tópico,
mas gostava de saber a vossa opinião sobre um bando de andorinhas (das chaminés) com "insónias" porque ontem eram 3h e 30 da manhã e elas estavam a cantar e a voar na rua, e quando adormeci as 4h elas ainda estavam a cantar, às 5 da manhã o meu vizinho foi ver o que se passava e ainda estavam na rua a voar e a cantar como se fosse de dia!
Alguém tem uma opinião sobre este acontecimento?
Obrigada,
mas gostava de saber a vossa opinião sobre um bando de andorinhas (das chaminés) com "insónias" porque ontem eram 3h e 30 da manhã e elas estavam a cantar e a voar na rua, e quando adormeci as 4h elas ainda estavam a cantar, às 5 da manhã o meu vizinho foi ver o que se passava e ainda estavam na rua a voar e a cantar como se fosse de dia!
Alguém tem uma opinião sobre este acontecimento?
Obrigada,
Olá Sara,
Na altura não respondi porque nunca tinha visto andorinhas a voar de noite, mas hoje por volta das 21h30, em Évora, era já noite cerrada, observei duas andorinhas-das-chaminés a voar e a cantar animadamente.
Havia luz artificial no local, o que poderá ajudar a explicar este comportamento.
Na altura não respondi porque nunca tinha visto andorinhas a voar de noite, mas hoje por volta das 21h30, em Évora, era já noite cerrada, observei duas andorinhas-das-chaminés a voar e a cantar animadamente.
Havia luz artificial no local, o que poderá ajudar a explicar este comportamento.
Há poucos minutos - 2h da manhã - voltei a ouvir o pisco-de-peito-ruivo a cantar no mesmo local de há dois anos: uma zona com meia dúzia de árvores junto a um candeeiro.
Ou seja, volto a registar o canto do pisco a meia da noite em condições de luz artificial.
Mas desta vez há uma novidade: está outro indivíduo a responder-lhe lá ao fundo (talvez a uns 100-200 metros de distância).
Ou seja, volto a registar o canto do pisco a meia da noite em condições de luz artificial.
Mas desta vez há uma novidade: está outro indivíduo a responder-lhe lá ao fundo (talvez a uns 100-200 metros de distância).
A semana passada em Benfica ouvi vários piscos a cantar por volta da 1 da manhã. Ao pé de minha casa também já ouvi um.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Sempre em locais com iluminação artificial, certo?
Certo!
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Já ouvi em varios locais, sem iluninçao artificial, piscos e melros (e outros sp.) durante a noite, mas como nao faço registos nao sei a altura do ano. Mas tenho a ideia de ter sido sempre em noite de forte luar
Luis Silva- Número de Mensagens : 492
Página 1 de 2 • 1, 2
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|