Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limosa limosa ou Limosa lapponica???

+4
RuiCaratao
Gonçalo Elias
lrodrigues
cazeribeiro
8 participantes

Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por cazeribeiro Dom Out 17, 2010 7:09 am

Será que me podem ajudar a identificar este caramelo?
Estes não são muito comuns pelos Açores.

Um abraço
Carlos Ribeiro
Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Maarico

Uploaded with ImageShack.us

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por lrodrigues Dom Out 17, 2010 8:57 am

Parece-me a Limosa lapponica. O dorso é mais malhado, o bico ligeiramente recurvado para cima, a supraciliar grande.

Excelente foto.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 17, 2010 9:13 am

Hum... não é muito fácil, mas eu estou mais inclinado para um Limosa limosa em plumagem juvenil (o que ajudaria a explicar as malhas no dorso). O tom alaranjado / creme é característico dos juvenis desta espécie.

Luís o bico é recurvado mas só muito ligeiramente, no L. lapponica em geral a curvatura é mais pronunciada.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por RuiCaratao Dom Out 17, 2010 9:59 am

Em Portugal Continental, diria Limosa limosa, sem grandes duvidas. os lapponicas nao teem cauda preta como a ave que fotografas-te.
Mas nos Açores nao seria de excluir o Hudsonian Godwit Limosa haemastica. Mais fotos, nao ha??????

cumps,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 17, 2010 10:19 am

Olá Rui,

Eu pensei também no Limosa haemastica, mas penso que essa espécie também tem o bico um pouco recurvado ao estilo do lapponica.

Claro que uma foto da contra-asa seria esclarecedora Smile

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por cazeribeiro Dom Out 17, 2010 10:20 am

Aqui vai mais uma...
Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Ggggl

Uploaded with ImageShack.us

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 17, 2010 10:26 am

Carlos por acaso não tens nenhuma em voo? Não viste a cor da contra-asa?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por cazeribeiro Dom Out 17, 2010 10:44 am

Boa tarde Alexandre. Não tenho nenhuma em voo e não reparei na côr da asa.

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 17, 2010 10:47 am

Sou Gonçalo e não Alexandre, mas obrigado na mesma Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por cazeribeiro Dom Out 17, 2010 11:09 am

Pois .... foi um bocado ao lado, é o que dá estar a preparar reuniões intercalares, com "paleio" aqui no forum.
Na próxima vou tentar acertar.

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por pedro121 Dom Out 17, 2010 12:24 pm

Boas

A estrutura é errada para Limosa laponica, não tenho experiencia em Limosa haemastica, mas a ave parece-me certa para um juvenil de Limosa limosa.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por Helder Vieira Dom Out 17, 2010 12:48 pm

Confesso que tenho passado por esta "guerra" no estuário do Douro... l.limosa vs l. lapponica.
Por vezes num mesmo bando a diferença de tamanhos, padrão da plumagem, lista supraciliar, e mesmo do bico leva a dúvidas... mas, nas últimas vezes que as vi por lá, em voo as dúvidas eram dissipadas pela ausência de barra alar e uropígio branco. Portanto seriam lapponica (fuselos).
Aqui não podemos tirar isso a limpo, embora o apontamento do ruicaratao em relação à cauda me baralhe um pouco... senão eu também diria fuselos Suspect
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por RuiCaratao Dom Out 17, 2010 1:38 pm

Gonçalo Elias escreveu:Olá Rui,

Eu pensei também no Limosa haemastica, mas penso que essa espécie também tem o bico um pouco recurvado ao estilo do lapponica.

Claro que uma foto da contra-asa seria esclarecedora

Talvez Gonçalo, mas sempre tive problemas a avaliar os limosas pelo bico, acho que falho sempre, o ideal seria uma foto da parte inferior da asa.

Supostamente os juvenis de haemastica, sao identicos aos limosa, mas coloraçao do peito e pescoço nao mostram tons laranja/tijolo......sao mais castanho/cinzentos. Neste caso a ave parece-me mais um juvenil para 1º Inv de Limosa limosa, a segunda fotografia volta a confirmar os tons da ave

Helder Vieira escreveu:Aqui não podemos tirar isso a limpo, embora o apontamento do ruicaratao em relação à cauda me baralhe um pouco... senão eu também diria fuselos

Existe outra caracteristica Helder, evidente para distinguir limosa de lapponica, que na ave da foto ´´e evidente..... o comprimento da tibia em limosa ´´e maior do que em lapponica. O que no caso desta ave da uma estrutura errada para Limosa lapponica, tal como o Pedro disse. Os lapponicas sao mais baixos, o que nao ´´e o caso desta ave.

Nos haemastica, supostamente o comprimento da tibia, ´´e algo entre
Limosa limosa e Limosa lapponica....... a mim parece-me uma ave alta com estrutura de Limosa limosa

cumps,

Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por Cidraes Vieira Qui Dez 02, 2010 3:46 am

Bons dias, não tenho vindo ao forum e só agora vi esta mensagem

A ave NÃO é definitivamente uma L. lapponica (não tem estrutura nem cores de tal)
À primeira vista trata-se de um juvenil de Maçarico-de-bico-direito (L. limosa) em mudança de plumagem para 1º inverno. Infelizmente não tenho experiência com L. haemastica mas pela projecção da asa mantenho a opinião de se tratar de L. limosa

Cidraes Vieira

Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/11/2007

http://limosa.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por João Ferreira Qui Dez 02, 2010 4:53 am

Seja qual for a foto ficou muito fixe!!!
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Limosa limosa ou Limosa lapponica??? Empty Re: Limosa limosa ou Limosa lapponica???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos