Egretta alba!
2 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Egretta alba!
Viva. Hoje, penso ter avistado uma Egretta alba.
Digo, penso porque, ao que sei não consta das raridades. De qualquer modo, atravessei a povoação de Vale do Guizo, Alcácer do Sal, percorri cerca de 10 Km, pelo caminho agrícola, na verdade uma estrada "normal", em direcção a São Romão e exactamente quando a estrada volta a mergulhar no vale e nos arrozais, avistei um conjunto de aves num charco no meio do arrozal... Aí vi cegonhas, garças boeiras (a monte), uma garça real, garças brancas pequenas e no meio delas uma graça branca de um porte semelhante ao da garça real, embora menos corpulenta, elegante como a garça branca pequena e de um bico forte e amarelo... Aquilo que me pareceu, pela descrição, que agora faço, uma Egretta alba...
Suponho que a Natureza não se compadece com as nossas expectativas ou previsões.
Amanhã tentarei fotografar.
Abraço
Digo, penso porque, ao que sei não consta das raridades. De qualquer modo, atravessei a povoação de Vale do Guizo, Alcácer do Sal, percorri cerca de 10 Km, pelo caminho agrícola, na verdade uma estrada "normal", em direcção a São Romão e exactamente quando a estrada volta a mergulhar no vale e nos arrozais, avistei um conjunto de aves num charco no meio do arrozal... Aí vi cegonhas, garças boeiras (a monte), uma garça real, garças brancas pequenas e no meio delas uma graça branca de um porte semelhante ao da garça real, embora menos corpulenta, elegante como a garça branca pequena e de um bico forte e amarelo... Aquilo que me pareceu, pela descrição, que agora faço, uma Egretta alba...
Suponho que a Natureza não se compadece com as nossas expectativas ou previsões.
Amanhã tentarei fotografar.
Abraço
francisco josé maia- Número de Mensagens : 6
Re: Egretta alba!
Muito interessante.
Viste a cor das pernas e das patas?
Mais alguma caracteristica especial?
Boa sorte amanhã, para a as fotos.
Alberto
Viste a cor das pernas e das patas?
Mais alguma caracteristica especial?
Boa sorte amanhã, para a as fotos.
Alberto
ACarvalho- Número de Mensagens : 638
Local : Lisboa
Viva. Alberto.
Não pude observar as patas, mas as pernas eram de tom amarelado. Como estava em campo aberto não pude observar outros pormenores. No entanto, dada a proximidade das outras garças, percebia-se que era bem maior que a garça branca pequena e a garça boeira. A luminosidade era também boa e a cor do bico definitivamente amarelo. Não atentei ao loro...
Entretanto, a sessão fotográfica foi cancelada por imperativos profissionais... reunião de trabalho. Volto lá no fim-de-semana.
Depois dou novidades.
Abraço
Não pude observar as patas, mas as pernas eram de tom amarelado. Como estava em campo aberto não pude observar outros pormenores. No entanto, dada a proximidade das outras garças, percebia-se que era bem maior que a garça branca pequena e a garça boeira. A luminosidade era também boa e a cor do bico definitivamente amarelo. Não atentei ao loro...
Entretanto, a sessão fotográfica foi cancelada por imperativos profissionais... reunião de trabalho. Volto lá no fim-de-semana.
Depois dou novidades.
Abraço
Sim,
a descrição pareçe coincidir com Egretta alba.
Abraço,
Alberto
a descrição pareçe coincidir com Egretta alba.
Abraço,
Alberto
ACarvalho- Número de Mensagens : 638
Local : Lisboa
Viva. Quanto à Garça Branca Grande confirmo a presença no Vale de Guizo. Retiro é o entusiasmo - tiraria também o ponto de exclamação do título da mensagem, mas não posso..., pois investiguei, entretanto, e, embora não conste no guia da FAPAS, nem no da Assírio e Alvim, como aparecendo em Portugal, acontece que ocorre desde há umas décadas em terras de Portugal... Sinal da mudança climática ou apenas uma questão de bom gosto?
Eu que até costumo ser moderado... no entusiasmo!
Abraço
Eu que até costumo ser moderado... no entusiasmo!
Abraço