Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

+31
LuisMM
nunes
PNicolau
jheitor
Paulfer
Francisco Bernardo
Miguelito
João Ferreira
Pedro Lopes Moreira
alcedo
Araújo da Silva
patriciaeluis
José Frade
RuiCaratao
PLeite
Ricardo Vieira
Flávio Oliveira
Pedro Fernandes
Rafael Matias
pedro121
zefil
Bipbip
António A Gonçalves
Simon Wates
PedroSeixas
Pedro Andrade
Gonçalo Elias
paulo dias
Helder Vieira
lrodrigues
pedrocardia
35 participantes

Página 7 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por PLeite Qua Nov 21, 2012 8:04 am

Hoje mais uma visita ao Estuário do Douro

Platalea leucorodia 2ind.
Numenius arquata 2 ind.
Haematopus ostralegus 2 ind.
Thalasseus sandvicensis 15 ind.
Phalacrocorax carbo várias dezenas de ind.
Falco tinnunculus 2 ind.

A Plectrophenax nivalis que observei e fotografei no passado dia 9 ainda se mantém por lá.

Boas observações

Paulo

PLeite

Número de Mensagens : 116
Local : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 01/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por PLeite Sex Nov 30, 2012 10:44 am

Hoje na Reserva foi observada pelo Helder Vieira e por mim uma Gralha-cinzenta
Corvus corone cornix podem ver os registos aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=495266817180393&set=o.235360863180442&type=1&theater

PLeite

Número de Mensagens : 116
Local : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 01/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Sex Nov 30, 2012 3:09 pm

PLeite escreveu:Hoje na Reserva foi observada pelo Helder Vieira e por mim uma Gralha-cinzenta
Corvus corone cornix podem ver os registos aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=495266817180393&set=o.235360863180442&type=1&theater

Foi um belo final de manhã Very Happy
Claro que agora é fácil falar. Estava um frio terrível, quando topamos a ave levantou-se a "nortada total"... completamente à rasca para conseguir manter a imagem parada. Entretanto a bateria da máquina a desaparecer (até morrer mesmo!)...

Pela régua do google earth estaríamos a mais de 500m de distância. Seguem os meus registos em digiscoping:

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 P1020051b

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 P1020049s

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 P1020042p
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 30, 2012 3:20 pm

Mas que grande malha!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por RuiCaratao Sex Nov 30, 2012 3:44 pm

Que malha, será a de Vila do Conde?

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Pedro Andrade Sáb Dez 08, 2012 6:56 am

Olá a todos,

Hoje de manhã fui ver o que andava pela RNLED, e por volta das 10h no meio do sapal encontrei um bicho que me suscitou algumas dúvidas sobre se trataria de uma narceja-comum ou uma narceja-galega. O animal estava aninhado no meio da vegetação, e como só tenho binóculos não lhe consegui perceber bem os detalhes da plumagem. Sei que é mais provável ser a comum dado que é bastante mais frequente, no entanto quando se foi embora não me pareceu que tivesse o bico tão comprido quanto isso, embora não tenha experiência com estas espécies, e só a tivesse visto de relance a ir embora, dado que deu dois passos e desapareceu!

Dadas as circunstâncias da observação, seria muito descabido ser a galega?
Pedro Andrade
Pedro Andrade

Número de Mensagens : 42
Local : Barcelos / Porto
Data de inscrição : 21/07/2007

http://vidaterra.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Dez 08, 2012 8:33 am

Não viste a ave em voo?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Pedro Andrade Sáb Dez 08, 2012 8:47 am

Não, ela andou um pouco e meteu-se logo entre a vegetação. Tentei procurá-la de vários ângulos mas nunca mais a vi.
Pedro Andrade
Pedro Andrade

Número de Mensagens : 42
Local : Barcelos / Porto
Data de inscrição : 21/07/2007

http://vidaterra.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedrocardia Ter Dez 11, 2012 4:46 pm

Olá,

Ontem (10 Dez 2012) andavam pelo estuário do Douro 2 Ostraceiros (Haematopus ostralegus) e uma Gaivota-de-Delaware (Larus delawarensis) de 1º inverno.
Tendo em conta a data, a observação dos dois ostraceiros é provavelmente mais digna de nota do que a da gaivota.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Qua Dez 12, 2012 5:36 am

pedrocardia escreveu:
Ontem (10 Dez 2012) andavam pelo estuário do Douro 2 Ostraceiros (Haematopus ostralegus) e uma Gaivota-de-Delaware (Larus delawarensis) de 1º inverno.

Os ostraceiros já andam por lá há cerca de 2 meses (cheguei a ver 3), esses 2 nem com a maré cheia saiem de lá.
A gaivota é uma habitué da marina da afurada, mas com a vaza também já a vi no estuário.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por lrodrigues Sáb Dez 29, 2012 3:13 pm

Olá,

Hoje (29-12-2013) estavam na Afurada:

2 Larus delawarensis 1. inverno
1 Larus delawarensis 2. inverno
1 Larus canus
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Sáb Jan 19, 2013 12:55 pm

Hoje de tarde observei um Melanitta fusca no estuário (o meu agradecimento ao Sr. Francisco pelo telefonema) cheers cheers
Fica aqui o meu registo miserável:

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 P1020392to



Esta observação tem um sabor muito especial para mim, pois no passado dia 27 de outubro fiquei com a nítida impressão de observar um fusca no meio de um pequeno bando de nigra... mas como foi uma observação fugaz, de 5-10s, e relativamente longe não a considerei.

Já agora, melhores registos:

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 55436943255354015050086


LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 48599043255406681711415

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 19, 2013 1:05 pm

Espectáculo!!!!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedro121 Dom Jan 20, 2013 4:05 am

Alguem o viu hoje??????????
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Dom Jan 20, 2013 7:40 am

pedro121 escreveu:Alguem o viu hoje??????????

Já falei com o pessoal (ao final da manhã)... e nada.
Entretanto está lá uma tridáctila em frente ao observatório... pena não posso ir lá Sad
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedro121 Qui Jan 24, 2013 4:24 am

Se alguém avistar o Melanitta fusca hoje ou amanha seria útil que avisassem aqui, já que alguns observadores pretendem ir ver a ave no sábado, e portanto a confirmação de que ela continuava presente amanha seria muito bem vinda. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedrocardia Qui Jan 24, 2013 5:59 am

Olá,

Ontem de manhã (24 Jan 2013) passei umas duas horas no estuário e não vi o Melanitta fusca.
Mas também não tenho telescópio, o tempo estava muito mau (chuva constante) e não explorei a parte da barra, no extremo N o areal do Cabedelo. Vale o que vale...

Em "compensação", podes sempre dar um saltito ao porto da Afurada e ver Larus delawarensis a muito curta distância...

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por PLeite Qui Jan 24, 2013 6:21 am

hoje vou passar por lá se o Melanitta fusca ainda estiver por lá eu informo,

Cumprimentos

Paulo Leite

PLeite

Número de Mensagens : 116
Local : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 01/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedro121 Qui Jan 24, 2013 6:47 am

pedrocardia escreveu:
Em "compensação", podes sempre dar um saltito ao porto da Afurada e ver Larus delawarensis a muito curta distância...

Eu aqui vejo a 5-6 metros, ai vejo mais perto? Smile Smile . A vantagem é que normalmente só as vejo depois das 5, e penso que as da afurada são mais simpáticas nesse aspecto Smile

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por PLeite Qui Jan 24, 2013 6:50 am

Aqui podes vê-las a menos de 3 metros, e a qualquer hora do dia.

PLeite

Número de Mensagens : 116
Local : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 01/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedro121 Qui Jan 24, 2013 6:52 am

pedrocardia escreveu:
Ontem de manhã (24 Jan 2013) passei umas duas horas no estuário e não vi o Melanitta fusca.
Mas também não tenho telescópio, o tempo estava muito mau (chuva constante) e não explorei a parte da barra, no extremo N o areal do Cabedelo. Vale o que vale...

Sim, ele pode perfeitamente ter já ido embora, é sempre complicado saber se vale ou não a pena ir, com aves deste tipo nestas circunstancias, assim que o tempo melhorar ele deve ir embora, e por outro lado com o mau tempo encontra-lo no estuário é mais difícil devido á ondulação/chuva.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedro121 Qui Jan 24, 2013 6:57 am

PLeite escreveu:Aqui podes vê-las a menos de 3 metros, e a qualquer hora do dia.

Mais bem comportadas que as penicheiras!! Mas de facto não é espécie que me faça ir ao Porto, eu tenho cá no quintal 2 este ano, e geralmente todos os invernos aparecem por aqui 1-2, normalmente não de uma maneira tão acessível como as da Afurada, mas para observador está perfeito, para fotografo nem por isso.

Mas dar uma volta ao bando das gaivotas e tentar dar com alguma coisa mais interessante será com certeza um dos objectivos secundários se o fusca permanecer e eu for.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por José Frade Qui Jan 24, 2013 7:44 am

pedro121 escreveu: mas para observador está perfeito, para fotografo nem por isso.

A 5 metros? Tomara eu a 10... Very Happy
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedrocardia Qui Jan 24, 2013 8:23 am

Olá,

pedro121 escreveu:Mas dar uma volta ao bando das gaivotas e tentar dar com alguma coisa mais interessante será com certeza um dos objectivos secundários se o fusca permanecer e eu for.

No fim-de-semana passado fiz uma visita "relâmpago" ao estuário e, apesar da pressa fiquei com a nítida impressão que havia pelo menos 3 argentatus no meio do gaivotedo todo. Não posso jurar, pois estavam longe, parcialmente tapadas pelas outras gaivotas e a observação foi feita sem telescópio.

E parece que a Plectrophenax nivalis ainda lá anda também. Eu ainda não a vi mas ou não tenho tido tempo para ir ao local onde ela anda ou quando tenho tempo o tempo não ajuda (chuva da grossa)...

Para as gaivotas, o melhor período de observação no estuário do Douro é o final do dia, principalmente se coincide com uma maré-vaza. É nessas circunstâncias que o estuário alberga o maior número de gaivotas, independentemente da espécie e da época do ano. De manhã, há sempre um número significativamente menor de gaivotas, mas em compensação é mais fácil escrutinar as que estão presentes e procurar as "diferentes".

Boa sorte!

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedro121 Qui Jan 24, 2013 8:32 am

José Frade escreveu:
A 5 metros? Tomara eu a 10... Very Happy

Tens alguns pequenos problemas com as gaivotas em Peniche, nomeadamente estar geralmente a chover ou já estar muito escuro quando as de bico riscado aparecem, as canus são mais fáceis porque a ave da marginal está num sitio onde se pode ir de carro e aparece a meio do dia.

http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/8368558094/in/photostream

Tem estado a aparecer um adulto na ribeira, mas já sempre muito tarde, nunca dá para fazer nada.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 7 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos