LOCAL: Salreu (Estarreja)
+33
António Martins
PNicolau
VozdoBerço
Carlos
nunes
Tissot
HL
scirpaceus
Pedro Lopes Moreira
António A Gonçalves
Upupa epops
bteixeira
jheitor
kasko
Inocêncio Oliveira
Luis Silva
Alexandre Agostinho
Miguelito
Flávio Oliveira
David Rodrigues
Paulfer
Henk Feith
Paulo Alves
Ricardo Vieira
Júlio Neto
Rafael Matias
Pedro Andrade
Simon Wates
Camilo Carneiro
paulo dias
pedro121
Gonçalo Elias
Helder Vieira
37 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 6 de 11
Página 6 de 11 • 1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 9, 10, 11
Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)
Júlio Neto escreveu:David: parece-me que esses números estão uma ordem de magnitude acima do que tem ocorrido em Salreu!
Helder: os Euplectes afer ainda não estão em plumagem nupcial; as aves que consideras fêmeas são provavelmente uma mistura dos dois sexos, mas ainda não é possivel distingui-los no campo. Em breve aparecerão aves com as primeiras penas amarelas!
Júlio
Obrigado Júlio. Nos registos do ano passado não apontei essa nota mas seria capaz de jurar que em Maio de 2011 já via machos a sobrevoar os caniços... mas lá está, não tenho a cereteza.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Há mas poucos. Hoje vi um ou dois em muda, já com algumas penas amarelas. Esta espécie nidifica muito tarde em Portugal.
J.
J.
Eu neste fim de semana já vi alguns na Ponta da erva completamente vestidos.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Júlio Neto escreveu:Há mas poucos. Hoje vi um ou dois em muda, já com algumas penas amarelas. Esta espécie nidifica muito tarde em Portugal.
J.
Já agora Júlio, costumas ver ouvir Luscinia megarrynchos em Salreu? Só por uma ocasião os vi/ouvi, e foi no percurso do rio antuã há já vários anos. Nesta última vez que lá fui fiquei com a impressão de ouvir um a cantar longe, a sul da torre de observação no percurso de salreu.
Sim, há bastantes L. megarrhynchus. Cantam mais de noite e madrugada e por vezes têm territórios em apenas dois ou três Salgueiros no meio do caniçal. É uma espécie que me parece estar a aumentar nos últimos anos, pois ouço-os por todo o lado (não só em Salreu).
J.
J.
Júlio Neto escreveu:Sim, há bastantes L. megarrhynchus. Cantam mais de noite e madrugada e por vezes têm territórios em apenas dois ou três Salgueiros no meio do caniçal. É uma espécie que me parece estar a aumentar nos últimos anos, pois ouço-os por todo o lado (não só em Salreu).
J.
Obrigado Júlio.
Bom dia
realmente posso confirmar que em Maio de 2011 eu e o meu irmão avistámos Euplectes afer já com plumagem nupcial, mas foi a partir de Junho que a verdadeira invasão se deu.
Quanto às ditas fêmeas que o meu irmão menciona, além de poder haver destas, também havia os que se encontram em muda para plumagem nupcial como é o caso, suponho eu, da fotografia que anexo.
Abraços
realmente posso confirmar que em Maio de 2011 eu e o meu irmão avistámos Euplectes afer já com plumagem nupcial, mas foi a partir de Junho que a verdadeira invasão se deu.
Quanto às ditas fêmeas que o meu irmão menciona, além de poder haver destas, também havia os que se encontram em muda para plumagem nupcial como é o caso, suponho eu, da fotografia que anexo.
Abraços
Ricardo Vieira- Número de Mensagens : 730
Local : Vila Nova de Gaia - Valadares
Ricardo Vieira escreveu:
Uma vez conheci um tipo que criava faisões e então ele tinha esta teoria fantástica: "os bichos nascem todos fêmeas, assim castanhos, e depois quando crescem alguns passam a machos - olhe, está a ver aquele ali, já a ficar com as cores vivas? Era fêmea e agora está a passar a macho. Está a amachar".
"AMACHAR"?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Gonçalo Elias escreveu: Está a amachar".
Se fosse um padeiro (com pronúncia carregada), "amachar a macha" ainda vá!
Hoje no percurso de salreu, destaco:
- Coturnix coturnix, algumas vocalizações
- Tringa glareola, 1 ind.
- Tringa ochropus, pelo menos 5 ind.
- Dendrocopus major, 1 ind. (primeira vez que observo a espécie neste percurso)
- Sylvia communis, 2-3 ind. (primeira vez que observo a espécie em Salreu... finalmente!!)
- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind. (registo fotográfico 1)
- Hippolais polyglotta, 2 ind. (primeira vez que observo a espécie neste percurso)
- Phylloscopus trochilus
- Lanius senator, 1 ind. (primeira vez que observo a espécie em Salreu)
- Vidua macroura, 1 macho em nupcial (registo fotográfico 2)
1:
2:
- Coturnix coturnix, algumas vocalizações
- Tringa glareola, 1 ind.
- Tringa ochropus, pelo menos 5 ind.
- Dendrocopus major, 1 ind. (primeira vez que observo a espécie neste percurso)
- Sylvia communis, 2-3 ind. (primeira vez que observo a espécie em Salreu... finalmente!!)
- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind. (registo fotográfico 1)
- Hippolais polyglotta, 2 ind. (primeira vez que observo a espécie neste percurso)
- Phylloscopus trochilus
- Lanius senator, 1 ind. (primeira vez que observo a espécie em Salreu)
- Vidua macroura, 1 macho em nupcial (registo fotográfico 2)
1:
2:
Uma pergunta básica: o percurso de Salreu está sempre aberto ou tem um horário específico de acesso?
O percuros está sempre aberto...
Só a "tenda" da Bioria tem horário, cujo não sei especificar, pois tenho ido menos para esse percurso...
Estive de férias lá por aveiro e, andei por outros percursos igualmente interessantes...alguns da Bioria, outros "inventados".
Brevemento ponho algumas fotos
cumps,
bruno teixeira
Só a "tenda" da Bioria tem horário, cujo não sei especificar, pois tenho ido menos para esse percurso...
Estive de férias lá por aveiro e, andei por outros percursos igualmente interessantes...alguns da Bioria, outros "inventados".
Brevemento ponho algumas fotos
cumps,
bruno teixeira
bteixeira- Número de Mensagens : 34
Local : Lisboa
Obrigado Bruno.
Só perguntei porque tenciono passar lá um dia destes e não queria "esbarrar" nalguma porta fechada.
Só perguntei porque tenciono passar lá um dia destes e não queria "esbarrar" nalguma porta fechada.
Gonçalo Elias escreveu:Uma pergunta básica: o percurso de Salreu está sempre aberto ou tem um horário específico de acesso?
Gonçalo, o percurso de Salreu é só um dos 7 do projecto Bioria. Suponho que podes utiliza-los a qualquer hora, pelo menos não há qualquer barreira fisica a sugestionar o contrário. No site não encontro o horário de funcionamento do centro de Interpretação Ambiental (CIA).
Alguns dos percursos servem inclusive de acesso a uma ou outra casa, e para os agricultores que por lá ainda exercem alguma actividade. Eu ainda não conheço todos os percursos (faltam-me o "rio gonde" e "rib. de veiros"), mas p.ex o das "ribeiras de pardilhó" faz-se calcorreando várias estradas municipais com acesso a vários pontos da ria, onde desaguam as referidas ribeiras. Quanto aos primeiros 4 percursos, estes estão junto, ou relativamente perto, do CIA, e são em trilho ou estradão de terra.
Visitar Salreu em época (nos dias) de caça não me parece muito aconselhável no caso particular do "percurso do rio jardim" (para mim talvez o mais bonito).
Obrigado Helder,
Ainda não tenho data certa, mas talvez no Outono. De qualquer forma evitarei os domingos.
Ainda não tenho data certa, mas talvez no Outono. De qualquer forma evitarei os domingos.
Eu só conhecia 4 - Salreu, Rio Jardim, Rio Antuã e Bocage...
Estas férias dei de caras com o PR5 (zona do esterio de veiros) e é bastante agradável (não é circular)... foi onde tirei mais fotos e observei mais aves (dos que fiz nestas férias).
Neste aconselho a começar bem cedo, pois a partir das 7h00/7h30 as empresas que se encontram logo no inicio do percurso (armazéns/transportadores) começam a trabalhar (ioncluindo domingos) e, com o barulhão perde-se muito - é só mesmo no inicio, mas foi onde me fugiu do visor uma galinhola-de-água juvenil e, por 3 vezes (sim é mesmo isso) um garda-rios.
Fiz o percurso pelo lado direito do esteiro, mas pareceu-me que o lado esquerdo também tem potencial...apesar de não estar marcado.
No percurso marcado, lá mais para o final tem uma boa torre de observação mas do pouco tempo que lá estive tirando um maçarico das rochas e uma garça vermelha.. só mesmo pardais... (a hora já ia longa)
cumps e bons "passeios"
Bruno teixeira
Estas férias dei de caras com o PR5 (zona do esterio de veiros) e é bastante agradável (não é circular)... foi onde tirei mais fotos e observei mais aves (dos que fiz nestas férias).
Neste aconselho a começar bem cedo, pois a partir das 7h00/7h30 as empresas que se encontram logo no inicio do percurso (armazéns/transportadores) começam a trabalhar (ioncluindo domingos) e, com o barulhão perde-se muito - é só mesmo no inicio, mas foi onde me fugiu do visor uma galinhola-de-água juvenil e, por 3 vezes (sim é mesmo isso) um garda-rios.
Fiz o percurso pelo lado direito do esteiro, mas pareceu-me que o lado esquerdo também tem potencial...apesar de não estar marcado.
No percurso marcado, lá mais para o final tem uma boa torre de observação mas do pouco tempo que lá estive tirando um maçarico das rochas e uma garça vermelha.. só mesmo pardais... (a hora já ia longa)
cumps e bons "passeios"
Bruno teixeira
bteixeira- Número de Mensagens : 34
Local : Lisboa
Helder Vieira escreveu:Visitar Salreu em época (nos dias) de caça não me parece muito aconselhável no caso particular do "percurso do rio jardim" (para mim talvez o mais bonito).
Esqueci-me de referir que para este percurso o uso de calçado impermeável (ou umas boas botas) é importante. A relva é relativamente alta em parte do trilho, há muita humidade, e inclusive na zona dos arrozais (quando alagados, e se coincidir com época de chuva) o trilho pode ficar completamente alagado em determinados pontos.
Já agora, desconheço o "ciclo dos mosquitos/melgas", mas neste percurso o uso de repelente é particularmente importante. Em Maio passado os gajos bem tentaram... completamente "embebido" em repelente mesmo assim ainda trouxe 3 batatas na testa para casa
Boas
Pessoalmente prefiro um par de galochas vários "banhos" de repelente (ainda não usei umas pulseiras-repelente que comprei) e se trouxer 3 batatas é porque correu bem.
Boas observações
Pessoalmente prefiro um par de galochas vários "banhos" de repelente (ainda não usei umas pulseiras-repelente que comprei) e se trouxer 3 batatas é porque correu bem.
Boas observações
paulo dias- Número de Mensagens : 747
Ontem observei um torcicolo numa galeria ripicola próxima do caminho principal no Percurso de Salreu.
Flávio Oliveira- Número de Mensagens : 605
Salreu no seu melhor.
Upupa epops- Número de Mensagens : 523
Local : Aveiro
Encontrei esta fotografia no flickr, tirada pelo Romão Machado, de um dos ditos Rolieiros na Zona de Salreu.
:arrow:http://www.flickr.com/photos/machadoromao/7932245292/in/photostream
:arrow:http://www.flickr.com/photos/machadoromao/7932245292/in/photostream
Ontem no percurso de salreu, destaco:
- Gallinago gallinago, tal como no início de setembro de 2011 andam "por todo o lado". Dezenas de ind.
- Jinx torquilla, 1 (ou 2) ind. Primeira vez que observo a espécie, depois de ao longo dos anos já a ter ouvido diversas vezes
- Luscinia svecica, vários ind.
- Saxicola rubetra, vários ind.
- Silvia communis, pelo menos 1 (belo) ind. Destaco esta observação porque é sempre no mesmo local, quer da última observação da espécie, quer de anteriores suspeitas de observação, um óptimo spot para fotografar este e outros passeriformes ao longo do ano.
- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind.
- Locustella naevia, 1 ind. Um registo destes deixa-me sempre algumas dúvidas no ar, até porque foi a 1ª vez. Dada a estrutura e postura da ave, o padrão das asas e dorso, a localização e comportamento (à entrada de um caniçal junto ao solo... para logo se "enfiar lá para dentro"!), a época do ano, os vários registos de captura em redes nos últimos dias...
- Phylloscopus trochilus, destaco a observação pois ouvi o canto de 1 ind.
- Muscicapa striata, vários ind. (observei em maior quantidade do que o "seu primo", provavelmente dado o habitat... P.ex, na semana passada nos registos de uma quadricula com muita mancha florestal, eucaliptal/pinhal, não apanhei nenhum destes... do preto foram algumas dezenas nas várias tetradas).
- Ficedula hypoleuca, alguns ind.
- Lanius meridionalis, 1 ind.
Os rolieiros não os vi por lá...
- Gallinago gallinago, tal como no início de setembro de 2011 andam "por todo o lado". Dezenas de ind.
- Jinx torquilla, 1 (ou 2) ind. Primeira vez que observo a espécie, depois de ao longo dos anos já a ter ouvido diversas vezes
- Luscinia svecica, vários ind.
- Saxicola rubetra, vários ind.
- Silvia communis, pelo menos 1 (belo) ind. Destaco esta observação porque é sempre no mesmo local, quer da última observação da espécie, quer de anteriores suspeitas de observação, um óptimo spot para fotografar este e outros passeriformes ao longo do ano.
- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind.
- Locustella naevia, 1 ind. Um registo destes deixa-me sempre algumas dúvidas no ar, até porque foi a 1ª vez. Dada a estrutura e postura da ave, o padrão das asas e dorso, a localização e comportamento (à entrada de um caniçal junto ao solo... para logo se "enfiar lá para dentro"!), a época do ano, os vários registos de captura em redes nos últimos dias...
- Phylloscopus trochilus, destaco a observação pois ouvi o canto de 1 ind.
- Muscicapa striata, vários ind. (observei em maior quantidade do que o "seu primo", provavelmente dado o habitat... P.ex, na semana passada nos registos de uma quadricula com muita mancha florestal, eucaliptal/pinhal, não apanhei nenhum destes... do preto foram algumas dezenas nas várias tetradas).
- Ficedula hypoleuca, alguns ind.
- Lanius meridionalis, 1 ind.
Os rolieiros não os vi por lá...
Helder Vieira escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Helder Vieira escreveu:
Podes crer!! Ainda por cima é uma daquelas observações em que dá total justificação aos 4,2 kg (tripé + cabeça + scope) que levo ao ombro. Vi qualquer coisa a saltitar num ramito a 50 - 70m, os binóculos não eram suficiente, e... le voilá!!!
E o que observaste de rapinas?
Página 6 de 11 • 1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 9, 10, 11