LOCAL: Salreu (Estarreja)
+33
António Martins
PNicolau
VozdoBerço
Carlos
nunes
Tissot
HL
scirpaceus
Pedro Lopes Moreira
António A Gonçalves
Upupa epops
bteixeira
jheitor
kasko
Inocêncio Oliveira
Luis Silva
Alexandre Agostinho
Miguelito
Flávio Oliveira
David Rodrigues
Paulfer
Henk Feith
Paulo Alves
Ricardo Vieira
Júlio Neto
Rafael Matias
Pedro Andrade
Simon Wates
Camilo Carneiro
paulo dias
pedro121
Gonçalo Elias
Helder Vieira
37 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 5 de 11
Página 5 de 11 • 1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9, 10, 11
Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)
paulo dias escreveu: novo observatório
Boas Paulo,
Não ficaste com a sensação que é algo inseguro? O do "rio jardim", ou aquele junto ao CI (que são iguais), parecem-me mais estáveis... ou é de mim ou este novo abana um pouco...
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Caros,
Se o Paulo viu 12 milhafres-pretos no Salreu, é porque já chegaram há alguns dias. Alguém viu a espécie mais cedo aí (ou em outro lugar, agora já)?
Paulo: nada de andorinhas-das-barreiras Riparia riparia e felosinha-ibérica Phylloscopus ibericos no Salreu?
Henk Feith
Se o Paulo viu 12 milhafres-pretos no Salreu, é porque já chegaram há alguns dias. Alguém viu a espécie mais cedo aí (ou em outro lugar, agora já)?
Paulo: nada de andorinhas-das-barreiras Riparia riparia e felosinha-ibérica Phylloscopus ibericos no Salreu?
Henk Feith
Henk Feith- Número de Mensagens : 484
Boas
Boas observações
Infelizmente Henk não vi riparia nem ibericos .Henk Feith escreveu:Caros,
Henk Feith
Boas observações
paulo dias- Número de Mensagens : 747
Boas Helder
Boas observações
Sim de facto abana um pouco e imagino com um grupo a subir e a descer abanará um pouco mais (da primeira vez estranhei bastante).Helder Vieira escreveu:Boas Paulo,paulo dias escreveu: novo observatório
Não ficaste com a sensação que é algo inseguro? O do "rio jardim", ou aquele junto ao CI (que são iguais), parecem-me mais estáveis... ou é de mim ou este novo abana um pouco...
Boas observações
Henk Feith escreveu:Caros,
Henk Feith
Olá Henk
Eu andei lá no dia 24 e não vi nenhum M. migrans. E de andorinhas só vi H. rustica.
Camilo Carneiro- Número de Mensagens : 124
Boas
- Poupa (possivelmente a minha 1ª do ano)
Boas observações
Esqueci-me de anotarpaulo dias escreveu:Boas
Hoje passei por Salreu, infelizmente não vi o Tringa glareola (seria o meu 1º), não vi os Remiz pendulinus (seria a minha 2ª vez) assim como não vi alguns milhares de aves que esperava ver (em Salreu e redondezas) para mim foi deprimente. Parecia que estava no pico do verão (que não aprecio) e com a desvantagem de não ver garças-vermelhas agravado pelo corte mais ou menos indiscriminado de árvores e arbustos, as queimadas (espero que não se lembrem de continuar) e os duplos placar`s informativos que hoje tiveram o condão de me irritar mais do que o costume.
Observei:
- Andorinhas-das-chaminés (grandes bandos)
- Milhafre-preto (+12 os meus 1º do ano)
- Andorinha-dos-beirais (1ª do ano em bandos)
- Garça-branca-grande (2 ou 3 fieis ao local, novo observatório)
- Ibis-preto (1ind - 1 mês antes tinha visto algumas dezenas)
Boas observações
- Poupa (possivelmente a minha 1ª do ano)
Boas observações
Bom dia,
Destaco as seguintes observações que resultaram da minha passagem por Salreu, na manhã de ontem, 1 de março:
> 40 íbis-preta
3-5 milhafre-preto
6 andorinhas-das-chaminés
2 colhereiros
1 peneireiro-cinzento
1 garça-branca-grande
1 alvéola-branca-enlutada
Continuação de boas observações
Paulo L. Pereira
Destaco as seguintes observações que resultaram da minha passagem por Salreu, na manhã de ontem, 1 de março:
> 40 íbis-preta
3-5 milhafre-preto
6 andorinhas-das-chaminés
2 colhereiros
1 peneireiro-cinzento
1 garça-branca-grande
1 alvéola-branca-enlutada
Continuação de boas observações
Paulo L. Pereira
kasko- Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Boas,
grande parte dos terrenos para instalação da cultura do arroz estão já lavrados. Não sei se por isso, notei uma certa escassez de aves, sobretudo passeriformes.
Ainda assim observei algumas coisas interessantes:
- garça vermelha (as primeiras do ano)
- milhafre preto (pelo menos 3)
- garça branca grande (6 indivíduos juntos, nunca tinha visto tantas)
- ibis preta (> 60; cada vez são mais, devem estar a reunir as tropas)
O momento mais interessante foi mesmo encontrar um quarteto sui generis num terreno alagado, composto por narceja, perna vermelha, maçarico bique bique e frango d'água. Deviam ir jogar à sueca
grande parte dos terrenos para instalação da cultura do arroz estão já lavrados. Não sei se por isso, notei uma certa escassez de aves, sobretudo passeriformes.
Ainda assim observei algumas coisas interessantes:
- garça vermelha (as primeiras do ano)
- milhafre preto (pelo menos 3)
- garça branca grande (6 indivíduos juntos, nunca tinha visto tantas)
- ibis preta (> 60; cada vez são mais, devem estar a reunir as tropas)
O momento mais interessante foi mesmo encontrar um quarteto sui generis num terreno alagado, composto por narceja, perna vermelha, maçarico bique bique e frango d'água. Deviam ir jogar à sueca
Flávio Oliveira- Número de Mensagens : 605
Ontem, 28 de Março, na companhia de Filipa Costa, das espécies observadas em Salreu destaco as seguintes:
3 Philomachus pugnax
1 Tringa glareola
1 Tringa totanus
1 Trinda ochropus
3 Motacilla flava
> 6 Milvus migrans
Phylloscopus ibericus (registo sonoro)
Locustella luscinioides (registo sonoro aparentemente desta espécie)
4 Ardea purpurea
3 Philomachus pugnax
1 Tringa glareola
1 Tringa totanus
1 Trinda ochropus
3 Motacilla flava
> 6 Milvus migrans
Phylloscopus ibericus (registo sonoro)
Locustella luscinioides (registo sonoro aparentemente desta espécie)
4 Ardea purpurea
kasko- Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Hoje em Salreu, com o Ricardo Vieira:
Bem tentei encontrar Porzanas... cheguei antes do nascer do sol inclusive... nicles. Suponho que há bastante potencial para pararem por lá, mas este Inverno extremamente seco alterou substancialmente o habitat. São muito poucas as zonas alagadas, a acrescentar aos incêndios que por lá lavraram e corte de vegetação. Não conheço bem o "ciclo do arroz", mas pelo que me é dado a perceber (pelas visitas em anos anteriores) muitos dos campos agora lavrados, e secos, em breve estarão alagados. Provavelmente no final de Abril, início de Maio...
Em relação às observações de hoje destaco:
- Ardea purpurea, vários ind.
- Milvus migrans
- Falco columbarius, 1 ind.
- Coturnix coturnix, 1 ind. a vocalizar (desde 2010 que não as ouvia por lá)
- Charadrius dubius, 2 ind. (primeira vez que observei em Salreu)
- Tringa ochropus, pelo menos 3 ind.
- Philomachus pugnax, 4 ind.
- Cuculus canorus, 1 ind. a vocalizar (o "1º" do ano!)
- Anthus spinoletta, vários ind. num dos poucos campos lavrados recentemente (não seco portanto)
- Motacilla flava, vários ind.
- Turdus philomelos, 1 ind. a cantar
- Locustella luscinioides, a vocalizar ( em força!)por tudo que é caniçal.
- Acrocephalus scirpaceus, vários ind. a cantar
- Phylloscopus ibericus, vários a cantar
- Emberiza schoeniclus, alguns ind. a cantar (suponho que haja residentes por lá )
Numa das poucas zonas alagadas, andavam cerca de 10 limícolas, e algumas petinhas. Não me consegui aproximar muito. O único registo (miserável ) segue em baixo. Digiscoping, com o sol a bater no LCD (valha-me essa desculpa!!)... com a aproximação pisgaram-se todos.
A ave maior é um Philomachus pugnax, à sua frente parecem-me 3 Tringa ochropus (embora, desses 3, o do meio não parece ter a transição peito/barriga tão demarcada e o bico parece comprido demais e com base avermelhada ). E que dizer da ave mais à direita?!?!
Lá atrás suponho que seja uma spinoletta...
Bem tentei encontrar Porzanas... cheguei antes do nascer do sol inclusive... nicles. Suponho que há bastante potencial para pararem por lá, mas este Inverno extremamente seco alterou substancialmente o habitat. São muito poucas as zonas alagadas, a acrescentar aos incêndios que por lá lavraram e corte de vegetação. Não conheço bem o "ciclo do arroz", mas pelo que me é dado a perceber (pelas visitas em anos anteriores) muitos dos campos agora lavrados, e secos, em breve estarão alagados. Provavelmente no final de Abril, início de Maio...
Em relação às observações de hoje destaco:
- Ardea purpurea, vários ind.
- Milvus migrans
- Falco columbarius, 1 ind.
- Coturnix coturnix, 1 ind. a vocalizar (desde 2010 que não as ouvia por lá)
- Charadrius dubius, 2 ind. (primeira vez que observei em Salreu)
- Tringa ochropus, pelo menos 3 ind.
- Philomachus pugnax, 4 ind.
- Cuculus canorus, 1 ind. a vocalizar (o "1º" do ano!)
- Anthus spinoletta, vários ind. num dos poucos campos lavrados recentemente (não seco portanto)
- Motacilla flava, vários ind.
- Turdus philomelos, 1 ind. a cantar
- Locustella luscinioides, a vocalizar ( em força!)por tudo que é caniçal.
- Acrocephalus scirpaceus, vários ind. a cantar
- Phylloscopus ibericus, vários a cantar
- Emberiza schoeniclus, alguns ind. a cantar (suponho que haja residentes por lá )
Numa das poucas zonas alagadas, andavam cerca de 10 limícolas, e algumas petinhas. Não me consegui aproximar muito. O único registo (miserável ) segue em baixo. Digiscoping, com o sol a bater no LCD (valha-me essa desculpa!!)... com a aproximação pisgaram-se todos.
A ave maior é um Philomachus pugnax, à sua frente parecem-me 3 Tringa ochropus (embora, desses 3, o do meio não parece ter a transição peito/barriga tão demarcada e o bico parece comprido demais e com base avermelhada ). E que dizer da ave mais à direita?!?!
Helder Vieira escreveu:
Helder dá uma vista de olhos neste tópico.
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Gonçalo Elias escreveu:Helder Vieira escreveu:
Helder dá uma vista de olhos neste tópico.
1 abraço,
Gonçalo
Obrigado Gonçalo.
Helder Vieira escreveu:
Concordo com ribeirinha e combatente, os três maçaricos são efectivamente bique-bique, o que parece ter a base do bico vermelha tem uma palha á frente da base do bico, quanto ao outro vou para maçarico-bastardo.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:
Concordo com ribeirinha e combatente, os três maçaricos são efectivamente bique-bique, o que parece ter a base do bico vermelha tem uma palha á frente da base do bico, quanto ao outro vou para maçarico-bastardo.
O bastardo seria então tal do lado direito. Confesso que foi o que me pareceu... agora será?! Enfim, à ausência de melhores registos...
Pedro diz-me uma coisa sff, olhando para a profundidade aparente, e pela tua experiência recente, parece-te aquele um bom local para Frangas??
[quote="Helder Vieira"]
Em termos de profundidade sim, tanto para a grande como para a pequena mas não para a bastarda, embora em passagem... o habitat ideal para a bastarda é mais do tipo que se encontra na quinta do lago, agua funda com manchas de caniços/tabuas. ai em cima não sei, mas aqui em baixo a Lagoa da estacada provavelmente tem zonas boas.
A questão é a cobertura vegetal, as frangas de agua grande que vi na Amoreira e em Alverca alimentam-se a descoberto em zonas com muita pouca agua ou ate mesmo de lama, mas tem que ter sempre a jeito caniçal ou equivalente para se esconderem.
O fim do dia funciona melhor para elas do que as manhas (provavelmente), reconhecer os chamamentos tanto da grande como da bastarda é muito importante para se conseguir localiza-las, eu tive sorte tanto na amoreira como em Alverca por as ter visto a descoberto, estas duas espécies tem chamamentos audíveis a alguma distancia por isso é importante conseguir reconheçe-los.
Já com a franga de agua pequena, conseguir reconhecer o canto/chamamento é ainda mais importante só que este é extremamente baixo e passa muito facilmente despercebido, o chamamento da fêmea é mais alto e mais fácil de apanhar, mas por outro lado deve ser muito menos frequente...
pedro121 escreveu:
Pedro diz-me uma coisa sff, olhando para a profundidade aparente, e pela tua experiência recente, parece-te aquele um bom local para Frangas??
Em termos de profundidade sim, tanto para a grande como para a pequena mas não para a bastarda, embora em passagem... o habitat ideal para a bastarda é mais do tipo que se encontra na quinta do lago, agua funda com manchas de caniços/tabuas. ai em cima não sei, mas aqui em baixo a Lagoa da estacada provavelmente tem zonas boas.
A questão é a cobertura vegetal, as frangas de agua grande que vi na Amoreira e em Alverca alimentam-se a descoberto em zonas com muita pouca agua ou ate mesmo de lama, mas tem que ter sempre a jeito caniçal ou equivalente para se esconderem.
O fim do dia funciona melhor para elas do que as manhas (provavelmente), reconhecer os chamamentos tanto da grande como da bastarda é muito importante para se conseguir localiza-las, eu tive sorte tanto na amoreira como em Alverca por as ter visto a descoberto, estas duas espécies tem chamamentos audíveis a alguma distancia por isso é importante conseguir reconheçe-los.
Já com a franga de agua pequena, conseguir reconhecer o canto/chamamento é ainda mais importante só que este é extremamente baixo e passa muito facilmente despercebido, o chamamento da fêmea é mais alto e mais fácil de apanhar, mas por outro lado deve ser muito menos frequente...
Helder Vieira escreveu:
O bastardo seria então tal do lado direito. Confesso que foi o que me pareceu... agora será?! Enfim, à ausência de melhores registos...
Sim, é importante tentares sempre tirar um certo numero de foto antes de fazer a aproximação, se ele se tivesse mexido um pouquinho e mostrado melhor a cabeça, mas para mim parece bem.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Em relação aos chamamentos conheço-os, ainda tentei uma pequena batota (+- 2-3 min aqui e ali) quando surgia um local com potencial.
Por acaso visitar Salreu ao anoitecer deve ser interessante... mas nunca me dispus a tal.
Em relação aos chamamentos conheço-os, ainda tentei uma pequena batota (+- 2-3 min aqui e ali) quando surgia um local com potencial.
Por acaso visitar Salreu ao anoitecer deve ser interessante... mas nunca me dispus a tal.
pedro121 escreveu:Helder Vieira escreveu:
Sim, é importante tentares sempre tirar um certo numero de foto antes de fazer a aproximação, se ele se tivesse mexido um pouquinho e mostrado melhor a cabeça, mas para mim parece bem.
Pois, mas este era o mais resguardado. Todas as outras limicolas andavam a alimentar-se... este dormiu até mais tarde.
Eu tb vi recentemente nesse local um Maçarico-bastardo (é relativamente abundante), para além das restantes espécies referidas. Estavam ainda um bom número (c.20) Anthus spinoletta, a maioria em plumagem nupcial.
Este ano está tudo seco em Salreu; está muito fraco para limícolas e porzanas. A P. porzana aparece em passagem migratória mas as outras duas nunca as vi/ouvi em Salreu.
J.
Este ano está tudo seco em Salreu; está muito fraco para limícolas e porzanas. A P. porzana aparece em passagem migratória mas as outras duas nunca as vi/ouvi em Salreu.
J.
Hoje conseguiu-se tirar qualquer dúvida que tivesse ficado na cabeça..
Maçarico Bastardo
e
Maçarico Bique Bique
Abraços
Maçarico Bastardo
e
Maçarico Bique Bique
Abraços
Ricardo Vieira- Número de Mensagens : 730
Local : Vila Nova de Gaia - Valadares
Ricardo Vieira escreveu:Hoje conseguiu-se tirar qualquer dúvida que tivesse ficado na cabeça..
Maçarico Bastardo
Já agora o meu registo com digiscoping:
para começar não esta má
agora há que aperfeiçoar a técnica
agora há que aperfeiçoar a técnica
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
Ontem em Salreu, com o meu irmão:
Começamos pelo percurso do rio jardim, chegamos pelas 6:15h, pelas 6:20h já tinha os pés e as calças completamente encharcados (o Ricardo foi de calções eh eh). Como é habitual, o início do percurso é muito húmido, a relva no caminho estava muito alta. Os mosquitos estavam em grande forma, e aos milhões. Graças ao repelente só trouxe 3 batatas. Passadas mais de 24h ainda tenho o trícipe direito de fazer inveja... infelizmente é passageiro. O final do percurso já tem os arrozais alagados pelos agricultores, no entanto a chuva das últimas semanas fez transbordar a água para o trilho. Sem alternativa (a não ser voltar para trás!) seguimos em frente. Curiosamente a sensação foi reconfortante, uma vez que a água da relva estava fria, aqui a água parada deu para aquecer os pés.
Neste percurso apenas destaco, além do normal para esta época:
- Hippolais polyglotta, muitos ind. a cantar na primeira metade do percurso (bem mais do que em Maio de 2011).
Antes das 8:00h já estavamos no percurso de salreu. Nesta zona os campos alagados também abundam. A área de caniçal parece-me bem menor, comparado com o ano passado p.ex.
Aqui destaco:
- Ardea purpurea, alguns ind. (esperava encontrar mais),
- Bando misto de Ciconia ciconia (cerca de 50 ind) e Platalea leucorodia (cerca de 30 ind),
- Himantopus himantopus, cerca de 35 ind,
- Charadrius dubius, 1 ind,
- Limosa limosa, 20 ind. No meio deles andavam 3 limícolas ligeiramente mais pequenas (Tringa?!), infelizmente não consegui identificar. O bando estava muito longe e coincidiu com um período da manhã em que o nevoeiro desceu... a dada altura deixei mesmo de conseguir observar o bando.
- Numenius phaeopus, 6 ind,
- Acrocephalus arundinaceus, vários a cantar. Pareceram-me em maior número que o ano passado,
- Euplectes afer, em Maio de 2011 pareciam praga! Ontem não observamos nenhum macho em nupcial, vimos sim um bando de 20-30 fêmeas.
Neste último percurso foi instalado um observatório aqui.
Começamos pelo percurso do rio jardim, chegamos pelas 6:15h, pelas 6:20h já tinha os pés e as calças completamente encharcados (o Ricardo foi de calções eh eh). Como é habitual, o início do percurso é muito húmido, a relva no caminho estava muito alta. Os mosquitos estavam em grande forma, e aos milhões. Graças ao repelente só trouxe 3 batatas. Passadas mais de 24h ainda tenho o trícipe direito de fazer inveja... infelizmente é passageiro. O final do percurso já tem os arrozais alagados pelos agricultores, no entanto a chuva das últimas semanas fez transbordar a água para o trilho. Sem alternativa (a não ser voltar para trás!) seguimos em frente. Curiosamente a sensação foi reconfortante, uma vez que a água da relva estava fria, aqui a água parada deu para aquecer os pés.
Neste percurso apenas destaco, além do normal para esta época:
- Hippolais polyglotta, muitos ind. a cantar na primeira metade do percurso (bem mais do que em Maio de 2011).
Antes das 8:00h já estavamos no percurso de salreu. Nesta zona os campos alagados também abundam. A área de caniçal parece-me bem menor, comparado com o ano passado p.ex.
Aqui destaco:
- Ardea purpurea, alguns ind. (esperava encontrar mais),
- Bando misto de Ciconia ciconia (cerca de 50 ind) e Platalea leucorodia (cerca de 30 ind),
- Himantopus himantopus, cerca de 35 ind,
- Charadrius dubius, 1 ind,
- Limosa limosa, 20 ind. No meio deles andavam 3 limícolas ligeiramente mais pequenas (Tringa?!), infelizmente não consegui identificar. O bando estava muito longe e coincidiu com um período da manhã em que o nevoeiro desceu... a dada altura deixei mesmo de conseguir observar o bando.
- Numenius phaeopus, 6 ind,
- Acrocephalus arundinaceus, vários a cantar. Pareceram-me em maior número que o ano passado,
- Euplectes afer, em Maio de 2011 pareciam praga! Ontem não observamos nenhum macho em nupcial, vimos sim um bando de 20-30 fêmeas.
Neste último percurso foi instalado um observatório aqui.
Plegadis
Boas,
No fim de semana conheci um casal que costuma passear por Salreu e referiu-me que há menos de 2 meses viram cerca de 1000 Plegadis na zona da ria, junto ao dique. Referiram que nesse dia encontraram outra pessoa que costuma passear por lá, que supostamente percebe mais de aves, e que lhes disse que tinha contado 1700 Plegadis.
Como nunca li nada sobre uma contagem desta grandeza na zona, pergunto se alguém confirma estes valores?
www.pt-ducks.com
No fim de semana conheci um casal que costuma passear por Salreu e referiu-me que há menos de 2 meses viram cerca de 1000 Plegadis na zona da ria, junto ao dique. Referiram que nesse dia encontraram outra pessoa que costuma passear por lá, que supostamente percebe mais de aves, e que lhes disse que tinha contado 1700 Plegadis.
Como nunca li nada sobre uma contagem desta grandeza na zona, pergunto se alguém confirma estes valores?
www.pt-ducks.com
David: parece-me que esses números estão uma ordem de magnitude acima do que tem ocorrido em Salreu!
Helder: os Euplectes afer ainda não estão em plumagem nupcial; as aves que consideras fêmeas são provavelmente uma mistura dos dois sexos, mas ainda não é possivel distingui-los no campo. Em breve aparecerão aves com as primeiras penas amarelas!
Júlio
Helder: os Euplectes afer ainda não estão em plumagem nupcial; as aves que consideras fêmeas são provavelmente uma mistura dos dois sexos, mas ainda não é possivel distingui-los no campo. Em breve aparecerão aves com as primeiras penas amarelas!
Júlio
Página 5 de 11 • 1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9, 10, 11