Macho Dominante
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Macho Dominante
Tenho uma dúvida que me tem intrigado há uns dias depois de uma observação que fiz a um bando de aves...
Dentro de um bando de aves poderá haver um macho dominante ou um casal dominante á semelhança do que acontece nos mamíferos?
Fico a aguardar respostas, para esclarecimento da dúvida.
Obrigado.
Dentro de um bando de aves poderá haver um macho dominante ou um casal dominante á semelhança do que acontece nos mamíferos?
Fico a aguardar respostas, para esclarecimento da dúvida.
Obrigado.
Re: Macho Dominante
Depende, normalmente em algumas espécies existe uma ordem hierarquia, o exemplo mais conhecido são as galinhas, mas noutras espécies os relacionamentos são diferentes, em espécies em que um casal é ajudado a criar a prole por outros indivíduos podemos dizer que temos um casal "dominante"
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Já agora referir que também existem hierarquias interespecificas, por exemplo nos abutres (abutre-preto domina grifo).
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Já não me lembro em que programa televisivo também abordaram o tema, nomeadamente a hierarquia nos bandos de Pardais domésticos: basicamente quanto maior o "bibe", maior o estatuto e o respeito imposto.
António A Gonçalves escreveu:Já não me lembro em que programa televisivo também abordaram o tema, nomeadamente a hierarquia nos bandos de Pardais domésticos: basicamente quanto maior o "bibe", maior o estatuto e o respeito imposto.
Basicamente a conclusão é a mesma de sempre: size matters
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Por exemplo, nos Bicos-de-lacre, já verifiquei que quando uma fêmea morre outros membros de outros casais da mesma espécie ajudam o progenitor viúvo.
E também notei que existe um macho que parece ser dominante, mas isso ainda estou a analisar essa hipótese, daí a minha questão, para confirmar se existe esse macho e se haverá também uma fêmea dominante.
E também notei que existe um macho que parece ser dominante, mas isso ainda estou a analisar essa hipótese, daí a minha questão, para confirmar se existe esse macho e se haverá também uma fêmea dominante.
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos