bokeh
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bokeh
Olá.
Já tinha visto este termo várias vezes a ser utilizado por aqui - bokeh - e hoje, ao ver um catálogo de objectivas, leio que "as objectivas de distância focal fixa permitem obter magníficos fundos distorcidos".
A minha dúvida principal é se só se consegue obter imagens com fundos bokeh com este tipo de objectivas ou também as teleobjectivas zoom conseguem fazer este efeito, trabalhando-se a abertura do diafragma de forma a obter uma reduzida profundidade de campo?
Existe algum truque especial /dica para desfocar completamente o fundo da imagem, ou esse efeito é obtido, sobretudo, em edição de imagem?
Obrigada.
Já tinha visto este termo várias vezes a ser utilizado por aqui - bokeh - e hoje, ao ver um catálogo de objectivas, leio que "as objectivas de distância focal fixa permitem obter magníficos fundos distorcidos".
A minha dúvida principal é se só se consegue obter imagens com fundos bokeh com este tipo de objectivas ou também as teleobjectivas zoom conseguem fazer este efeito, trabalhando-se a abertura do diafragma de forma a obter uma reduzida profundidade de campo?
Existe algum truque especial /dica para desfocar completamente o fundo da imagem, ou esse efeito é obtido, sobretudo, em edição de imagem?
Obrigada.
Re: bokeh
Olá Daniela,
O Bokeh está, de início, relacionado com a profundidade de campo.
Quanto menor esta for, mais bokeh se obtém.
Agora a qualidade do bokeh (maior uniformidade do desfoco), tem a ver com a câmara - uma "full-frame" produz melhor efeito, assim como com a lente - uma lente de diafragma de 9 lâminas (Canon EF 100 2.8 L USM, p.e.) produz um efeito fantástico.
Mas há outros factores relacionados: distância entre o motivo e o fundo, diafragma utilizado, "qualidade" do fundo (quanto menos confuso melhor), uma tele-objectiva produz melhor efeito que uma grande-angular, uma lente "prime" (distância focal fixa) é melhor que um zoom, ...
Apesar disso, não é, de todo, impossível fazer fotos com um óptimo bokeh com uma APS-C e um zoom. É tudo uma questão de se conseguir acertar os parâmetros ideais, e paciência.
Paulo Fula
O Bokeh está, de início, relacionado com a profundidade de campo.
Quanto menor esta for, mais bokeh se obtém.
Agora a qualidade do bokeh (maior uniformidade do desfoco), tem a ver com a câmara - uma "full-frame" produz melhor efeito, assim como com a lente - uma lente de diafragma de 9 lâminas (Canon EF 100 2.8 L USM, p.e.) produz um efeito fantástico.
Mas há outros factores relacionados: distância entre o motivo e o fundo, diafragma utilizado, "qualidade" do fundo (quanto menos confuso melhor), uma tele-objectiva produz melhor efeito que uma grande-angular, uma lente "prime" (distância focal fixa) é melhor que um zoom, ...
Apesar disso, não é, de todo, impossível fazer fotos com um óptimo bokeh com uma APS-C e um zoom. É tudo uma questão de se conseguir acertar os parâmetros ideais, e paciência.
Paulo Fula
PFula- Número de Mensagens : 20
Idade : 60
Local : Porto
Data de inscrição : 26/10/2010
Re: bokeh
Boken é um conceito que surgiu na net (não conheço nenhum livro de fotografia que fale dele, e tenho dezenas...) e é altamente subjectivo...
Re: bokeh
Concordo que o bokeh seja subjectivo.
No entanto, é usado desde há mais de uma década, para definir o que acontece para lá do ponto de foco ideal. É um termo utilizado pelos mais diversos fotógrafos profissionais, revistas da especialidade e tema de debate em diversos fóruns.
Poderemos concordar em chamar "blur", "desfoco", "bokeh", ou qualquer outra coisa, que não muda aquilo que se passa na zona fora de foco de uma foto.
Parece-me, no entanto, que foi um termo aceite e adoptado pelo mundo fotográfico; por isso, acho que, se todos falarem a mesma linguagem, se torna mais fácil falar de fotografia.
Paulo Fula
No entanto, é usado desde há mais de uma década, para definir o que acontece para lá do ponto de foco ideal. É um termo utilizado pelos mais diversos fotógrafos profissionais, revistas da especialidade e tema de debate em diversos fóruns.
Poderemos concordar em chamar "blur", "desfoco", "bokeh", ou qualquer outra coisa, que não muda aquilo que se passa na zona fora de foco de uma foto.
Parece-me, no entanto, que foi um termo aceite e adoptado pelo mundo fotográfico; por isso, acho que, se todos falarem a mesma linguagem, se torna mais fácil falar de fotografia.
Paulo Fula
PFula- Número de Mensagens : 20
Idade : 60
Local : Porto
Data de inscrição : 26/10/2010
Re: bokeh
Olá Paulo,
Concordo que devemos todos falar a mesma língua, e é por isso mesmo que não usarei o termo enquanto ele não entrar no léxico dos autores de renome.
Além disso, sempre fui ensinado que um novo termo/conceito só tem significado a partir do momento em que traga algo de novo, seja em termos de conceito em si ou de simplicidade. Não é o caso... ou se calhar 'tou velho
Concordo que devemos todos falar a mesma língua, e é por isso mesmo que não usarei o termo enquanto ele não entrar no léxico dos autores de renome.
Além disso, sempre fui ensinado que um novo termo/conceito só tem significado a partir do momento em que traga algo de novo, seja em termos de conceito em si ou de simplicidade. Não é o caso... ou se calhar 'tou velho
Re: bokeh
Daniela,
Para desfocar o fundo usam-se os factores que limitam a profundidade de campo: usar aberturas grandes; distâncias focais longas; focar para perto. Depois, é evidente que se o motivo está encostado ao fundo, só se fiseres uma macro é que desfocas o fundo. Como bem disse o Paulo, a distância entre o objecto e o fundo conta.
Basicamente, penso que te referes ás fotos que tem uma ave em primeiro plano, bem focadinha e o fundo lá atrás esta "limpinho", uniforme... isso é conseguido essencialmente pelo uso de tele-objectivas, perto da ave: se estivermos mesmo muito perto, até podemos fechar um pouco o diafragma.
Para desfocar o fundo usam-se os factores que limitam a profundidade de campo: usar aberturas grandes; distâncias focais longas; focar para perto. Depois, é evidente que se o motivo está encostado ao fundo, só se fiseres uma macro é que desfocas o fundo. Como bem disse o Paulo, a distância entre o objecto e o fundo conta.
Basicamente, penso que te referes ás fotos que tem uma ave em primeiro plano, bem focadinha e o fundo lá atrás esta "limpinho", uniforme... isso é conseguido essencialmente pelo uso de tele-objectivas, perto da ave: se estivermos mesmo muito perto, até podemos fechar um pouco o diafragma.
Re: bokeh
Obrigada PFula e Eduardo pelos esclarecimentos e dicas.
Mas as fotos que têm aparecido na Galeria com um fundo quase uniforme não me parece que tenham sido tiradas perto da ave... se calhar, o que aconte é ter sido utilizada uma grande distância focal, não? Muitas vezes vejo "objectivas de 400 ou 500mm".
E então entre uma tele-objectiva e uma obj.de distância focal fixa, com esta última obtemos fotos com maior qualidade, ou a diferença não é assim tão evidente?
Ainda não pesquisei em termos de preços, mas tenho a impressão de que me vou assustar ao ver quanto custam estas objectivas "prime"...!
penso que te referes ás fotos que tem uma ave em primeiro plano, bem focadinha e o fundo lá atrás esta "limpinho", uniforme... isso é conseguido essencialmente pelo uso de tele-objectivas, perto da ave:
Mas as fotos que têm aparecido na Galeria com um fundo quase uniforme não me parece que tenham sido tiradas perto da ave... se calhar, o que aconte é ter sido utilizada uma grande distância focal, não? Muitas vezes vejo "objectivas de 400 ou 500mm".
E então entre uma tele-objectiva e uma obj.de distância focal fixa, com esta última obtemos fotos com maior qualidade, ou a diferença não é assim tão evidente?
Ainda não pesquisei em termos de preços, mas tenho a impressão de que me vou assustar ao ver quanto custam estas objectivas "prime"...!
Re: bokeh
Olá Daniela,
Uma coisa boa que a fotografia tem (em termos técnicos) é que não depende de opiniões
Os 3 factores para reduzir a profundidade de campo são os que referi antes: distância ao objecto curta, abertura grande, e distancia focal grande.
Depois, podes melhorar o fundo se a distancia entre este e o motivo for grande, se usares determinadas lentes, máquina full frame, etc, mas, isto é secundário e, por vezes, nem é notório.
Podes comprar o melhor material do mundo, mas se o usares mal, não adianta nada. Eu tenho uma muito boa lente 300mm f/2.8 e uma "má" (não é má, é apenas razoavel) lente 75-300mm f/5.6. Se fotografar uma ave a 4 metros com ambas e usar uma abertura de f/22 com a lente melhor, e f/5.6 com a pior, o fundo da segunda vai ficar mais "limpinho" que a da primeira. Não interessa o número de láminas da lente, o recorte, etc...
Eu já publiquei em muitos lados usando as duas lentes. Ninguém me perguntou com que material foram feitas as fotos. Conheço dois professores universitários, um mestre e outro doutor em fotografia. Ambos dizem uma coisa engraçada: a excessiva preocupação com o material é indicação de que os conhecimentos dos seus alunos são ainda poucos...
Uma coisa boa que a fotografia tem (em termos técnicos) é que não depende de opiniões
Os 3 factores para reduzir a profundidade de campo são os que referi antes: distância ao objecto curta, abertura grande, e distancia focal grande.
Depois, podes melhorar o fundo se a distancia entre este e o motivo for grande, se usares determinadas lentes, máquina full frame, etc, mas, isto é secundário e, por vezes, nem é notório.
Podes comprar o melhor material do mundo, mas se o usares mal, não adianta nada. Eu tenho uma muito boa lente 300mm f/2.8 e uma "má" (não é má, é apenas razoavel) lente 75-300mm f/5.6. Se fotografar uma ave a 4 metros com ambas e usar uma abertura de f/22 com a lente melhor, e f/5.6 com a pior, o fundo da segunda vai ficar mais "limpinho" que a da primeira. Não interessa o número de láminas da lente, o recorte, etc...
Eu já publiquei em muitos lados usando as duas lentes. Ninguém me perguntou com que material foram feitas as fotos. Conheço dois professores universitários, um mestre e outro doutor em fotografia. Ambos dizem uma coisa engraçada: a excessiva preocupação com o material é indicação de que os conhecimentos dos seus alunos são ainda poucos...
Re: bokeh
a excessiva preocupação com o material é indicação de que os conhecimentos dos seus alunos são ainda poucos...
E é verdade, e penso que isso é compreensível. Quando se está a aprender (e quer-se aprender) alguma coisa, as dúvidas surgem de todos os lados, desde as questões mais pertinentes àquelas que, aos olhos dos profissionais, são demasiado obvias.
E depois, escolher uma objectiva não é como ir ao supermercado e escolher uma marca de cereais, hoje levo este, se não gostar, amanhã levo outro. Há que ter feito uma pesquisa antes e estar certo do que se pretende, na hora de desembolsar valores de perto de mil euros...!
Re: bokeh
Há que ter feito uma pesquisa antes e estar certo do que se pretende, na hora de desembolsar valores de perto de mil euros...!
Por isso mesmo é que os professores dizem aquilo: o melhor é estudar fotografia primeiro. Depois, não precisam preocupar-se muito em pesquisar material: já sabem qual o que se adequa à fotografia que querem fazer...
Re: bokeh
Olá,
Outro factor a ter em conta é a distância entre o objecto a focar e qualquer outro objecto que esteja atrás desta. Na verdade, a lente foca perfeitamente apenas um e um só plano. Qualquer ponto que fique a uma distância diferente está desfocado por definição. O olho humano é que não se apercebe da diferença e uma certa zona à frente (1/3), e atrás (2/3), do plano de focagem, parece-nos estar focada. Isto para uma determinada combinação de distância e de focal. É a esta zona que se chama a profundidade de campo. Ora quanto mais um ponto se afastar da zona de nitidez, tanto à frente, como atrás, do objecto a fotografar, mais desfocado aparecerá no fotograma. Sendo assim se o objecto não tiver outros elementos muito próximos por trás - ramos, postes, fardos de palha, etc - mais uniforme será o segundo plano. Esta é a mesma razão pela qual se podem fotografar objectos através de uma rede, com uma teleobjectiva, sem que a rede seja óbvia na fotografia.
Outro factor a ter em conta é a distância entre o objecto a focar e qualquer outro objecto que esteja atrás desta. Na verdade, a lente foca perfeitamente apenas um e um só plano. Qualquer ponto que fique a uma distância diferente está desfocado por definição. O olho humano é que não se apercebe da diferença e uma certa zona à frente (1/3), e atrás (2/3), do plano de focagem, parece-nos estar focada. Isto para uma determinada combinação de distância e de focal. É a esta zona que se chama a profundidade de campo. Ora quanto mais um ponto se afastar da zona de nitidez, tanto à frente, como atrás, do objecto a fotografar, mais desfocado aparecerá no fotograma. Sendo assim se o objecto não tiver outros elementos muito próximos por trás - ramos, postes, fardos de palha, etc - mais uniforme será o segundo plano. Esta é a mesma razão pela qual se podem fotografar objectos através de uma rede, com uma teleobjectiva, sem que a rede seja óbvia na fotografia.
L_Almeida- Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010
Re: bokeh
Olá
Há várias maneiras de conseguir um fundo desfocado, como aliás já foi referido:
Usando uma objectiva de grande abertura
Uma teleobjectiva
Uma curta distância de foco (fotografia macro por exemplo)
Bokeh é uma adaptação para o inglês de um termo japonês e designa (geralmente) não a quantidade do desfocado mas a sua qualidade. Este depende principalmente da objectiva usada mas também das características do fundo que pretendemos desfocar. Uma escolha criteriosa do fundo é meio caminho andado para um bokeh agradável. Uma focal fixa tem, regra geral, um desfocado mais uniforme mas existem zooms de grande qualidade que podem conseguir chegar perto. Mas isto depende da qualidade das lentes.
As Objectivas podem ser construídas de forma a proporcionar um fundo desfocado uniforme e agradável recorrendo a um maior número de lâminas no diafragma (especialmente se estas forem arredondadas) e designs específicos dos elementos ópticos. Algumas das melhores objectivas no que toca ao bokeh são as feitas especialmente para retrato.
Há várias maneiras de conseguir um fundo desfocado, como aliás já foi referido:
Usando uma objectiva de grande abertura
Uma teleobjectiva
Uma curta distância de foco (fotografia macro por exemplo)
Bokeh é uma adaptação para o inglês de um termo japonês e designa (geralmente) não a quantidade do desfocado mas a sua qualidade. Este depende principalmente da objectiva usada mas também das características do fundo que pretendemos desfocar. Uma escolha criteriosa do fundo é meio caminho andado para um bokeh agradável. Uma focal fixa tem, regra geral, um desfocado mais uniforme mas existem zooms de grande qualidade que podem conseguir chegar perto. Mas isto depende da qualidade das lentes.
As Objectivas podem ser construídas de forma a proporcionar um fundo desfocado uniforme e agradável recorrendo a um maior número de lâminas no diafragma (especialmente se estas forem arredondadas) e designs específicos dos elementos ópticos. Algumas das melhores objectivas no que toca ao bokeh são as feitas especialmente para retrato.
Pentaxian- Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Local : Barreiro
Data de inscrição : 08/06/2008
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