Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O EVOA será uma referência internacional

Ir para baixo

O EVOA será uma referência internacional Empty O EVOA será uma referência internacional

Mensagem por pedro121 Seg Jan 03, 2011 5:25 am

O EVOA será uma referência internacional
Data: 3 de Janeiro de 2011
Fonte: http://www.ver.pt


EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves

A Brisa, em parceria com a Companhia das Lezírias, inaugura em 2011 o EVOA. A iniciativa permite a investigadores, escolas, birdwatchers e público em geral a observação dos habitats protegidos do Estuário do Tejo e a visita a um Centro de Interpretação onde estarão patentes exposições interactivas e zonas de observação de aves, com vista à sensibilização para a biodiversidade. Em entrevista, Franco Caruso, adianta que o EVOA “é o projecto mais ambicioso do Programa Brisa pela Biodiversidade”
POR GABRIELA COSTA
© EVOA

Em Novembro de 2007, no âmbito da iniciativa Business & Biodiversity, a BRISA e a Companhia das Lezírias estabeleceram um protocolo de colaboração para o desenvolvimento do projecto EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves. Localizado na Ponta da Erva, na Lezíria Sul do Estuário do Tejo (zona integrada no património com duzentos quilómetros quadrados que a empresa agro-florestal gere), esta iniciativa multifuncional visa, primordialmente, divulgar e conservar a avifauna do Estuário do Tejo e da Lezíria de Vila Franca de Xira, enquadrada nos habitats naturais e agrícolas de que depende.

A partir da criação de lagoas de água doce permanentes em áreas naturalmente alagadas durante o Inverno, numa superfície de setenta hectares, pretende-se, por um lado, atrair o maior número de aves possível e, por outro, atrair o maior número de visitantes para a sua observação, num exercício saudável de pedagogia e sensibilização para a biodiversidade local. Em causa, neste projecto financiado pela BRISA – Auto-estradas de Portugal, pelo FEDER (QREN – POR Lisboa) e pela Medida “Gestão Activa de Espaços Protegidos e Classificados”, estão a salvaguarda dos valores avifaunísticos da Reserva Natural do Estuário do Tejo, e a demonstração de um modelo de auto-sustentabilidade na gestão da Conservação da Natureza.

Contribuir para a conservação das espécies de avifauna ocorrentes no estuário e na lezíria e respectivos habitats; Criar condições de atracção da maior diversidade possível de aves ocorrentes no estuário e lezíria; Criar condições para a observação de aves, num ambiente tranquilo, quer por não iniciados, quer por especialistas no âmbito de trabalhos de investigação e de apoio ao ensino; divulgar a obra de construção e conservação da Lezíria; e sensibilizar para a importância da gestão da água, de que a Lezíria é um excelente exemplo, são os grandes objectivos deste programa de biodiversidade que resulta da parceria entre a ecoBrisa, a Companhia das Lezírias, a AQUAVES, a Liga para a Protecção da Natureza, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Reserva Natural do Estuário do Tejo/ICNB e a Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.
.
.
© EVOA
.

Em entrevista ao VER, Franco Caruso sublinha a forte aposta da empresa na divulgação dos seus projectos inseridos no programa “Brisa pela Biodiversidade”, uma iniciativa a cinco anos que envolve um investimento de 2,5 milhões de euros em diferentes projectos desenvolvidos em conjunto com parceiros como a Apena, o BCSD Portugal, a Companhia das Lezírias, o ICNB e a Quercus. Para o porta-voz da Brisa o posicionamento assumido pela empresa na área do desenvolvimento e da mobilidade sustentável demonstra que “desde sempre a empresa acredita na necessidade de desenvolver as suas capacidades e as suas competências em matéria de gestão ambiental”, e tem trabalhado para inserir na sua gestão aspectos tão relevantes como os impactos na biodiversidade, a eficiência ecológica e a energética, as alterações climáticas, a água ou a gestão de resíduos.

Que balanço faz das fases de execução do projecto EVOA em 2009 e em 2010, que previam a intervenção inicial no Centro de Interpretação e a modelação das lagoas; e o concurso público para licenciamento do edifício sede deste Centro, a modelação dos habitats, a construção de Observatórios e a criação de materiais pedagógicos?
Os dois primeiros anos foram de preparação e de arranque do projecto. Como tal, foi elaborada a candidatura ao QREN, aprovados os projectos para as lagoas e para o Centro de Interpretação e iniciadas as intervenções físicas no terreno. Encontram-se em conclusão as lagoas e no início do próximo ano prevê-se o arranque da construção do edifício do Centro de Interpretação. Nesta medida, embora esta fase inicial tenha tido pouca visibilidade, estão lançadas as bases para o desenvolvimento do projecto e para a sua abertura em 2011-2012.

Em que data prevêem fazer a inauguração do espaço, previsto para 2011?
Ainda não existe uma data precisa, que será anunciada oportunamente.

Que valências incluirá o EVOA em 2012, quando estiver a funcionar em pleno?
O EVOA terá duas vertentes principais: a observação dos habitats e a visita ao Centro de Interpretação. Na primeira, é assegurada a observação directa dos habitats em condições privilegiadas e, na segunda, o visitante pode completar a sua experiência com os materiais pedagógicos que integrarão a exposição permanente e as exposições temporárias dedicadas à avifauna local.

Na fase cruzeiro do EVOA, a expectativa é atingir trinta a cinquenta mil visitantes, entre investigadores, birdwatchers, escolas e público em geral. Que expectativas têm quanto à visibilidade do projecto?
A expectativa da Brisa é conseguir atrair o número máximo de visitantes de todo o país. Esse é um dos principais desafios, nesta fase. Estamos a trabalhar com os parceiros do projecto no plano de comunicação.

A Brisa tem já uma longa tradição na conservação da fauna e da flora. Em 2007 investiram 2,5 milhões de euros no Programa “Brisa pela Biodiversidade". Que importância assume o EVOA, neste contexto?
O projecto EVOA é a iniciativa de maior dimensão do Programa “Brisa pela Biodiversidade”. É o projecto mais ambicioso, envolve seis parceiros e será um projecto de referência nacional e internacional. O seu potencial impacto é enorme e, como tal, é uma parte fundamental da concretização da política da Brisa para a biodiversidade.

Quase no final do prazo estabelecido para a dinamização deste programa, que balanço faz ao nível das parcerias estabelecidas com a Apene, BCSD, Companhia das Lezírias, ICNB e Quercus, incluindo no contexto do Ano Internacional da Biodiversidade?
Apesar do atraso, o balanço é extremamente positivo, dado que o programa “Brisa pela Biodiversidade” demonstrou ser aquilo a que se propunha: um conjunto de projectos ambiciosos, inovadores e coerentes, com parceiros de referência na área da biodiversidade. Assim, desde a divulgação do tema, iniciada na parceria com o BCSD Portugal, e passando pela instituição do Prémio Brisa de Engenharia Natural - cuja primeira edição foi recentemente concluída -, até aos projectos de maior dimensão e extensão temporal, como são os casos do EVOA, Biodiversidade em Montado e Parque do Tejo Internacional, a Brisa está a participar activamente para encontrar soluções com impacto positivo na biodiversidade.

http://www.ver.pt/conteudos/verArtigo.aspx?id=1031&a=Sustentabilidade
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos